Dieta para parar de fumar: alimentos que ajudam

16 de novembro de 2019
Em nossa dieta para parar de fumar, devemos incluir alimentos ricos em proteínas e muitas frutas e legumes, pois eles favorecem o processo de desintoxicação e nos ajudam a permanecer hidratados.

Neste artigo, apresentamos uma dieta para parar de fumar. Pois, se seu objetivo a curto prazo é abandonar o cigarro ou qualquer outro tipo de fumo, é essencial escolher bem os alimentos e saber quando e como comê-los, para que você possa responder de maneira ideal a toda a sua rotina diária.

Você deve saber que alcançar esse objetivo não apenas beneficiará seu corpo, mas também sua mente e todas as pessoas ao seu redor.

Nesse sentido, reconhecer que o cigarro é um problema é o passo inicial; assim, a partir de agora tudo deve girar em torno desse propósito. E a alimentação é um fator importante do processo.

Lembre-se que é um passo importante que você está iniciando. Sua vida muda porque o cigarro se torna um hábito difícil de abandonar, que se apodera de sua mente. Mas isso já é passado, é hora de agir no presente.

Continue lendo e descubra os melhores alimentos para parar de fumar.

Uma dieta para parar de fumar?

Tabagismo na adolescência

Sim, é um conjunto de mudanças que você deve fazer com respeito a sua alimentação. Assim, você será capaz de desintoxicar e limpar seu corpo da nicotina. A eliminação ocorrerá através do suor, urina e fezes.

Com um bom plano alimentar, evitará sentir ansiedade e começará a controlar seu apetite. Assim, deixará de comer demais e começará a se sentir saciado. Lembre-se de que, se você parar de fumar, poderá ganhar peso devido à ansiedade causada pela mudança, uma vez que beliscar entre horas parecerá inevitável.

Por isso, é muito importante começar a prestar mais atenção à sua alimentação. Uma dieta saudável e equilibrada para parar de fumar limpará sua mente, revitalizará todos os órgãos do seu corpo e evitará doenças.

Leia este artigo: Os riscos do tabagismo para sua saúde

Por que parar de fumar?

Parar de fumar deve ser uma decisão prioritária. Mais do que perder peso ou iniciar a dieta na próxima segunda-feira. O cigarro é um dos piores vícios, devido às inúmeras consequências que carrega.

A nicotina, presente em muitos produtos, trará apenas baixa qualidade de vida e patologias crônicas. Entre elas, encontramos problemas cardiovasculares tais como:

  • Enfraquecimento do sistema circulatório.
  • Trombose ou derrame causado pelo enfraquecimento das veias localizadas no cérebro e pela formação de coágulos sanguíneos.
  • Embolia por coágulos formados nas extremidades, principalmente nas pernas, que podem atingir os pulmões.
  • Doença arterial coronariana, incluindo ataques cardíacos e angina.
  • Pressão arterial alta.

Além disso, outros inconvenientes relacionados à sua saúde podem aparecer, dentre os quais se destacam:

  • Envelhecimento precoce.
  • Pele amarelada ou marrom.
  • Problemas respiratórios, como bronquite ou asma.
  • Diferentes tipos de câncer, não apenas câncer de pulmão. Também câncer de boca, nariz, garganta, laringe, esôfago ou cólon, entre outros.
  • Problemas para cicatrização de feridas.
  • Conflitos na gravidez, como parto prematuro, aborto espontâneo, perda de peso.
  • Dentes amarelados, cárie.

Descubra: Câncer de boca: sintomas, fatores de risco e prevenção

Alimentos para parar de fumar

Frutas e verduras

Frutas e verduras são uma parte essencial de uma dieta para parar de fumar

Esses alimentos te ajudarão a se sentir saciado e evitará cair na tentação de acender um cigarro. Escolha aqueles que são ricos em fibras, como espinafre ou alcachofra, pois farão com que você sinta o estômago cheio por mais tempo. Isso contribuirá para não sentir vontade de fumar.

Lembre-se de que as frutas e verduras são depurativas, então te ajudarão no processo de desintoxicação. Além disso, é recomendável comê-las nesses casos, porque ajudarão a mudar o sabor da boca e a te hidratar.

Cereais integrais

Eles te ajudarão a manter um bom nível de glicose no sangue. Tenha em mente que os níveis de glicose baixos no organismo geram estresse e ansiedade, e isso pode te encorajar a recorrer ao cigarro.

Frutos secos

Além das fibras e calorias que eles fornecem, o que o ajudará a sentir saciedade, o cheiro que exalam permitirá eliminar o desejo excessivo de fumar. Nesse sentido, você também pode optar por especiarias como canela, açafrão, coentro ou gengibre.

Água

Beber água ajuda o organismo

Você deve incluir muita água em sua dieta para parar de fumar. Assim, se hidratará, agilizará o processo de purificação, eliminará toxinas pela urina e facilitará o processo para deixar de fumar.

Então, ao ir desintoxicando seu corpo da nicotina, o cérebro deixará de exigir mais para se sentir bem.

Além disso, a água ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. É fácil cumprir esse hábito: você só precisa beber um copo de água toda vez que sentir vontade de fumar.

Passos para seguir uma boa dieta para parar de fumar

A primeira coisa a levar em consideração é que muitas vezes você sentirá vontade de comer, mas não será uma fome física, mas emocional. A ansiedade e o estresse por não poder fumar causam essa sensação. Portanto, você não deve cair em tentações como doces e sobremesas. Siga estas dicas:

  • Modere as quantidades de proteínas. Comê-las reduz a capacidade metabólica do organismo, pois exige um grande esforço para sua digestão.
  • Dentro de sua dieta para parar de fumar, os acompanhamentos devem ser baseados em frutas, verduras e legumes. Tente optar por todas aquelas de temporada, para não se cansar de comer sempre as mesmas. Asse ou cozinhe no vapor.
  • Coma uma fruta antes das refeições.
  • Faça cinco refeições por dia, assim você sentirá saciedade e manterá os níveis de glicose no sangue sob controle.
  • As refeições principais devem conter carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.
  • Suprima alimentos excitantes, como café ou chá, pois aumentam a ansiedade.

Viu como são dicas fáceis? Ser capaz de parar de fumar está relacionado à alimentação saudável. Por fim, você só precisa de força de vontade.

  • Benedetti G., Campus G., Strohmenger L., Lingström P. Tobacco and dental caries: a systematic review. (2013).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23088732

  • NIH. U. S National Library of Medicine. Weight gain after quitting smoking: What to do.

https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000811.htm

  • Colegio Oficial de Farmacéuticos. Guía para dejar de fumar.

https://www.portalfarma.com/Profesionales/campanaspf/categorias/Documents/Inf_Pac_Guia.pdf

  • Campos Vásquez N. Alimentación para superar el tabaquismo. (2014).

http://www.scielo.sa.cr/pdf/rcsp/v24n1/art09v24n1.pdf