Dieta para parar de fumar: alimentos que ajudam

Em nossa dieta para parar de fumar, devemos incluir alimentos ricos em proteínas e muitas frutas e legumes, pois eles favorecem o processo de desintoxicação e nos ajudam a permanecer hidratados.
Dieta para parar de fumar: alimentos que ajudam

Última atualização: 14 Novembro, 2019

Neste artigo, apresentamos uma dieta para parar de fumar. Pois, se seu objetivo a curto prazo é abandonar o cigarro ou qualquer outro tipo de fumo, é essencial escolher bem os alimentos e saber quando e como comê-los, para que você possa responder de maneira ideal a toda a sua rotina diária.

Você deve saber que alcançar esse objetivo não apenas beneficiará seu corpo, mas também sua mente e todas as pessoas ao seu redor.

Nesse sentido, reconhecer que o cigarro é um problema é o passo inicial; assim, a partir de agora tudo deve girar em torno desse propósito. E a alimentação é um fator importante do processo.

Lembre-se que é um passo importante que você está iniciando. Sua vida muda porque o cigarro se torna um hábito difícil de abandonar, que se apodera de sua mente. Mas isso já é passado, é hora de agir no presente.

Continue lendo e descubra os melhores alimentos para parar de fumar.

Uma dieta para parar de fumar?

Sim, é um conjunto de mudanças que você deve fazer com respeito a sua alimentação. Assim, você será capaz de desintoxicar e limpar seu corpo da nicotina. A eliminação ocorrerá através do suor, urina e fezes.

Com um bom plano alimentar, evitará sentir ansiedade e começará a controlar seu apetite. Assim, deixará de comer demais e começará a se sentir saciado. Lembre-se de que, se você parar de fumar, poderá ganhar peso devido à ansiedade causada pela mudança, uma vez que beliscar entre horas parecerá inevitável.

Por isso, é muito importante começar a prestar mais atenção à sua alimentação. Uma dieta saudável e equilibrada para parar de fumar limpará sua mente, revitalizará todos os órgãos do seu corpo e evitará doenças.

Leia este artigo: Os riscos do tabagismo para sua saúde

Por que parar de fumar?

Parar de fumar deve ser uma decisão prioritária. Mais do que perder peso ou iniciar a dieta na próxima segunda-feira. O cigarro é um dos piores vícios, devido às inúmeras consequências que carrega.

A nicotina, presente em muitos produtos, trará apenas baixa qualidade de vida e patologias crônicas. Entre elas, encontramos problemas cardiovasculares tais como:

  • Enfraquecimento do sistema circulatório.
  • Trombose ou derrame causado pelo enfraquecimento das veias localizadas no cérebro e pela formação de coágulos sanguíneos.
  • Embolia por coágulos formados nas extremidades, principalmente nas pernas, que podem atingir os pulmões.
  • Doença arterial coronariana, incluindo ataques cardíacos e angina.
  • Pressão arterial alta.

Além disso, outros inconvenientes relacionados à sua saúde podem aparecer, dentre os quais se destacam:

  • Envelhecimento precoce.
  • Pele amarelada ou marrom.
  • Problemas respiratórios, como bronquite ou asma.
  • Diferentes tipos de câncer, não apenas câncer de pulmão. Também câncer de boca, nariz, garganta, laringe, esôfago ou cólon, entre outros.
  • Problemas para cicatrização de feridas.
  • Conflitos na gravidez, como parto prematuro, aborto espontâneo, perda de peso.
  • Dentes amarelados, cárie.

Descubra: Câncer de boca: sintomas, fatores de risco e prevenção

Alimentos para parar de fumar

Frutas e verduras

Esses alimentos te ajudarão a se sentir saciado e evitará cair na tentação de acender um cigarro. Escolha aqueles que são ricos em fibras, como espinafre ou alcachofra, pois farão com que você sinta o estômago cheio por mais tempo. Isso contribuirá para não sentir vontade de fumar.

Lembre-se de que as frutas e verduras são depurativas, então te ajudarão no processo de desintoxicação. Além disso, é recomendável comê-las nesses casos, porque ajudarão a mudar o sabor da boca e a te hidratar.

Cereais integrais

Eles te ajudarão a manter um bom nível de glicose no sangue. Tenha em mente que os níveis de glicose baixos no organismo geram estresse e ansiedade, e isso pode te encorajar a recorrer ao cigarro.

Frutos secos

Além das fibras e calorias que eles fornecem, o que o ajudará a sentir saciedade, o cheiro que exalam permitirá eliminar o desejo excessivo de fumar. Nesse sentido, você também pode optar por especiarias como canela, açafrão, coentro ou gengibre.

Água

Você deve incluir muita água em sua dieta para parar de fumar. Assim, se hidratará, agilizará o processo de purificação, eliminará toxinas pela urina e facilitará o processo para deixar de fumar.

Então, ao ir desintoxicando seu corpo da nicotina, o cérebro deixará de exigir mais para se sentir bem.

Além disso, a água ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. É fácil cumprir esse hábito: você só precisa beber um copo de água toda vez que sentir vontade de fumar.

Passos para seguir uma boa dieta para parar de fumar

A primeira coisa a levar em consideração é que muitas vezes você sentirá vontade de comer, mas não será uma fome física, mas emocional. A ansiedade e o estresse por não poder fumar causam essa sensação. Portanto, você não deve cair em tentações como doces e sobremesas. Siga estas dicas:

  • Modere as quantidades de proteínas. Comê-las reduz a capacidade metabólica do organismo, pois exige um grande esforço para sua digestão.
  • Dentro de sua dieta para parar de fumar, os acompanhamentos devem ser baseados em frutas, verduras e legumes. Tente optar por todas aquelas de temporada, para não se cansar de comer sempre as mesmas. Asse ou cozinhe no vapor.
  • Coma uma fruta antes das refeições.
  • Faça cinco refeições por dia, assim você sentirá saciedade e manterá os níveis de glicose no sangue sob controle.
  • As refeições principais devem conter carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.
  • Suprima alimentos excitantes, como café ou chá, pois aumentam a ansiedade.

Viu como são dicas fáceis? Ser capaz de parar de fumar está relacionado à alimentação saudável. Por fim, você só precisa de força de vontade.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Recomendações para parar de fumar

Fumar é um hábito letal para a saúde e pode levar à morte de seus usuários. Confira recomendações saudáveis para parar de fumar.



  • Niaz K., Maqbool F., Khan F., Bahadar H., et al., Smokeless Tobacco (paan and gutkha) consumption, prevalence, and contribution to oral cancer. Epidemiol Health, 2017.
  • Neha K., Haider MR., Pathak A., Yar MS., Eur J Med Chem, 2019. 178: 687-704.