10 ingredientes naturais que purificam os pulmões de um fumante

· 20 de agosto de 2016
Além de incluir esses ingredientes em nosso dia a dia, para melhorar a saúde de nossos pulmões também é preciso abandonar o hábito de fumar.

Purificar os pulmões é uma solução fácil para aqueles que sofrem com dificuldades respiratórias, afinal os pulmões desempenham um papel fundamental em nossa vida, já que são os encarregados de nos proporcionar o oxigênio necessário para viver e, por sua vez, expulsar o dióxido de carbono através da expiração.

Além disso, eles têm uma função não respiratória cuja finalidade é filtrar os agentes agressivos do ambiente para prevenir o desenvolvimento de doenças.

Entretanto, por ser um órgão tão delicado e complexo, em ocasiões sua saúde se deteriora e ele deixa de cumprir suas tarefas de forma ótima.

Os casos mais frequentes se apresentam naqueles que são viciados em tabaco, que se expõem a toxinas e substâncias muito perigosas para a saúde.Este hábito é, certamente, uma das causas mais comuns dos problemas respiratórios e da aparição de doenças crônicas como câncer.

Por isso, é essencial que o fumante procure alternativas para deixar o vício, bem como melhorar seu estilo de vida. Nesse sentido, é bom saber que existem ingredientes naturais que ajudam a purificar os pulmões para eliminação correta das toxinas.

Descubra-os!

1. Toranja para purificar os pulmões

Toranja-purificar-pulmões

Este delicioso cítrico se caracteriza por seu alto teor de substâncias antioxidantes que melhoram de forma significativa a função das células. Além disso, seus compostos ativos resistem à malignidade celular, fator chave na prevenção dos tumores.

Portanto, o fumante que a consumir de forma regular pode diminuir o risco de desenvolver câncer e problemas pulmonares.

2. Alho

O alho é um dos condimentos que não podem faltar dentro de nossa alimentação. Isso porque seu alto teor de substâncias sulfurosas lhe confere ação anti-inflamatória e antioxidante que protege a saúde dos pulmões.

Seu consumo cru diminui o risco de patologias crônicas, tanto nos fumantes ativos quanto nos passivos, sendo assim uma ótima alternativa para purificar os pulmões.

3. Tomilho

tomilho-purificar-pulmões

Esta maravilhosa planta conta com substâncias ativas que são muito boas para cuidar da saúde das vias respiratórias.

Seus óleos essenciais e a infusão de suas folhas são usadas como remédio natural para aliviar a congestão do peito.

Além disso, tem propriedades antibióticas que diminuem a presença dos vírus e bactérias que causam dificuldades pulmonares.

4. Orégano

Tanto a planta quando o óleo de orégano têm uma alta concentração de carvacrol e ácido rosmarínico, cujos efeitos têm um impacto positivo no sistema respiratório.

O consumo e seu uso em aromaterapia são ideais, sem dúvida, para diminuir as dificuldades para respirar e o excesso de toxinas acumuladas nas vias.

5. Gengibre

Infusão-de-gengibre-purificar-pulmões

A raiz de gengibre conta com propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e aromáticas que atuam de forma eficaz contra os problemas bronquiais e respiratórios.

Isso porque dilata os vasos sanguíneos e estimula a eliminação do excesso de muco para uma correta regeneração dos canais pulmonares.

6. Cenouras

Considerada uma hortaliça que não pode faltar na dieta, as cenouras contêm vitaminas A, C, E e K, necessárias para a reparação do tecido e das células epiteliais. Portanto, para neutralizar os efeitos negativos da nicotina e demais substâncias agressivas, é recomendável seu consumo cru.

7. Eucalipto

Eucalipto-purificar-pulmões

O eucalipto é certamente uma das plantas mais populares no que diz respeito à saúde pulmonar e respiratória.

Originária da Austrália, esta planta é um dos remédios mais antigos para aliviar a irritação e a inflamação causadas pelos problemas pulmonares. Portanto, é recomendado para eliminar o excesso de muco das fossas nasais e controlar outros sintoma comuns da gripe e do resfriado.

8. Menta

A menta é uma planta aromática que foi usada com vários fins culinários e medicinais. Contém substâncias ativas que diminuem a inflamação e outros sintomas derivados das dificuldades respiratórias. Desse modo, as balas de menta, as vaporizações e os banhos, são algumas das formas de aproveitá-la como desintoxicante pulmonar.

Quer saber mais? Leia: Vitamina relaxante de abacaxi, menta, maçã e limão

9. Suco de babosa

Suco-de-aloe-vera-purificar-pulmões

O suco natural obtido do gel de babosa tem poderosos agentes ativos e substâncias depurativas para purificar os pulmões. Além disso, é muito mais benéfico quando combinado com duas colheres de mel e umas gotinhas de suco de limão.

10. Raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz é muito popular em todo o mundo e não costuma ser confundida, já que tem um aroma único.

Tem substâncias anti-inflamatórias, calmantes e descongestionantes que também facilitam a desintoxicação pulmonar e o alívio das vias respiratórias.

Se você é fumante, deve acompanhar cada um desses remédios com a vontade necessária para parar de fumar.

Apesar de no princípio não ser fácil, com a iniciativa e com o desejo de melhorar sua saúde você poderá alcançar este objetivo.

  • OLIVEIRA, Erick Esteves de et al. Avaliação do efeito dos óleos essenciais de Ocimum Gratissimum e Mentha x Villosa em linhagem de células de adenocarcinoma humano de pulmão: citotoxicidade, ciclo celular e produção de TGF-β1. 2015.
  • ZAGO, Frei Romano. Babosa não é remédio... Mas cura!. Editora Vozes Limitada, 2011.
  • DA SILVA LUMERTZ, Daniela et al. A utilização de plantas medicinais por pacientes com doenças respiratórias crônicas participantes do grupo de reabilitação pulmonar. Inova Saúde, v. 6, n. 1, p. 20-43, 2017.