Os melhores lugares para praticar caminhada nórdica

30 Novembro, 2019
Deseja praticar caminhada nórdica, mas não sabe por onde começar? Aqui neste artigo mostraremos alguns lugares que não estão muito longe de você.

A caminhada nórdica é um esporte de resistência. Consiste em caminhar ao ar livre com a ajuda de alguns bastões. Essa prática geralmente é realizada ao ar livre e é muito boa para a saúde física e psicológica.

Caminhada nórdica na cidade

Caminhada nórdica pela cidade

Não precisamos ir muito longe para praticar esse esporte. De fato, se investigarmos um pouco, pode haver grupos em nossa cidade que se organizam para praticar a caminhada nórdica.

Vamos pensar que praticar esse esporte pela cidade pode ser um treinamento se, em algum momento, definirmos uma meta ambiciosa, como ir à Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Como sabemos, ao fazer esse caminho, você terá que percorrer cidades ou lugares menos naturais. Portanto, a caminhada nórdica pode ser um excelente treinamento para esses casos.

No entanto, não devemos esquecer que existem muitos lugares em nossa cidade que certamente ainda não conhecemos. Às vezes, pode haver algum passeio pela natureza que nunca havíamos notado.

Através da caminhada nórdica podemos descobrir lugares emocionantes e assim, apreciaremos a cidade de uma maneira totalmente diferente. Além disso, se você ingressar em um grupo poderá conhecer novas pessoas, o que sem dúvida gerará um grande bem-estar.

Caminhada Nórdica na montanha

Muitos praticantes de caminhada nórdica escolhem a montanha como seu lugar favorito. Aí a natureza está em sua forma mais pura, mas também há muitos obstáculos, que transformarão esse esporte em um verdadeiro desafio.

Algo que devemos ter em mente é que o terreno será muito diferente do que podemos encontrar em uma cidade. Por esse motivo, devemos nos equipar da melhor maneira, escolhendo os bastões certos.

Sempre recomendamos o uso de dois bastões, pois isso nos proporciona maior estabilidade. Além disso, melhora nossa coordenação. Nas montanhas, isso será extremamente importante, pois nos ajudará a lidar com os obstáculos que encontrarmos. Por exemplo, encostas íngremes, terrenos irregulares ou pedras.

Descubra: Atividades na natureza: confira suas vantagens

Caminhada nórdica pelas florestas

Caminhada nórdica pela floresta

As florestas são lugares maravilhosos para estar em pleno contato com a natureza. O ar puro e fresco, juntamente com toda a vegetação com a qual podemos encontrar, farão da caminhada nórdica um esporte terapêutico.

Como no caso anterior, devemos carregar dois bastões, pois o terreno não é completamente uniforme. Não é recomendável começar a caminhar por florestas, a menos que tenham uma trilha definida e os obstáculos sejam reduzidos.

Não perca: Caminhar: o melhor exercício para a mente e o corpo

Caminhada Nórdica na praia

Também podemos praticar esse esporte na praia, mas isso implica uma grande dificuldade. A areia tornará os nossos passos mais lentos, portanto, avançaremos mais devagar também. Sendo assim, ficaremos mais cansados e com dificuldade de seguir em frente caso não tenhamos boa resistência física.

Se você tiver vontade de começar a praticar este esporte, recomendamos que o pratique em algum lugar da sua cidade ou em algum bosque, com uma trilha delimitada ou adequada para caminhadas nórdicas. Também é positivo que você possa participar de um grupo de vez em quando. Os outros integrantes darão certas recomendações com base em suas experiências, e isso, certamente será de grande ajuda.

À medida que você ganhar mais experiência com a prática, poderá se aventurar a ir às montanhas ou à praia. Apesar de que seja maravilhoso caminhar ao lado do mar é melhor deixar este lugar para o final já que exige grande resistência e experiência para executá-lo corretamente.

Você já praticou esse esporte? Gostaria de experimentar? A combinação do natural com tudo o que o exercício físico pode proporcionar faz da caminhada nórdica um excelente aliado para a nossa saúde.

  • Lemos, R. I. M., García, O. G., & Gómez, V. S. (2011). Nordic walking y salud: Una revisión descriptiva. Cuadernos de Psicologia Del Deporte.
  • Vehí, C., Falces, C., Sarlat, M. À., Gonzalo, A., Andrea, R., & Sitges, M. (2016). Marcha nórdica para prevención cardiovascular en pacientes con cardiopatía isquémica crónica o síndrome metabólico. Medicina Clinica. https://doi.org/10.1016/j.medcli.2016.09.041