Descubra os incríveis benefícios do montanhismo

22 de agosto de 2019
Praticar montanhismo proporciona benefícios tanto a nível físico como psicológico, por isso que é bom fazê-las com frequência para cuidar da saúde.

Talvez não saiba o que é o montanhismo ou é a primeira vez que escuta falar dele. O montanhismo nada mais é do que uma prática esportiva não competitiva que consiste em percorrer zonas montanhosas. Por isso, descubra alguns dos benefícios de praticar montanhismo pelo menos uma vez por semana.

Fazer montanhismo é uma maneira leve de realizar exercício físico, ao mesmo tempo em que se desfruta do contato com a natureza. Além disso, é uma prática apta para qualquer idade e não é necessário estar em uma excelente forma física. Com tudo isso, veja alguns dos incríveis benefícios desse esporte.

O montanhismo melhora a saúde cardiovascular

Montanhismo na natureza

O montanhismo evita que nos tornemos pessoas sedentárias que não realizam nenhum tipo de exercício físico, algo que traz consequências nefastas. Em suma, a falta de atividade física é prejudicial para a saúde, principalmente para a cardiovascular. Se, ao menos, realizar esta atividade esportiva uma vez por semana ou duas, já estará aproveitando os benefícios.

À medida que persevera na atividade, notará como terá mais resistência, além do fato do corpo se oxigenar melhor. Graças a esta atividade, a capacidade pulmonar e o coração se fortalecem. Isso ajudará a prevenir futuras doenças relacionadas com o sistema cardiovascular e, ademais, com o respiratório.

Leia este artigo: Exercícios de respiração que ajudam a relaxar

Aumenta a autoestima

Outro dos benefícios é que ajuda a aumentar a autoestima. Caso esteja passando por um mau momento ou uma experiência tenha reduzido sua autoestima, esta atividade pode ajudar.

O simples ato de fazer algum exercício já aumenta a autoestima. Não só porque ficará melhor fisicamente, como também porque te fará sentir melhor. Além disso, ao praticar exercícios liberamos endorfinas, os hormônios da felicidade. Por isso, quando estamos mal, recomenda-se a prática de exercício.

Agora, isso não é tudo. O aumento da autoestima também pode ser obtido do contato com a natureza, algo que sempre é muito terapêutico. Além disso, descobrir novas rotas e se encontrar com diferentes paisagens pode ajudar mais do que imagina.

Permite fazer novos amigos

Caminhar ao ar livre

Talvez nunca o tenha planejado, mas em algumas áreas são realizados grupos de montanhismo, nos quais é possível realizar esta prática com outras pessoas. No entanto, isso não é necessário. Ao fazer uma rota encontrará com pessoas aficionadas neste exercício com as quais, talvez, possa começar uma amizade.

Precisar sair da zona de conforto ou conhecer outras pessoas é uma excelente atividade. Por isso, procure saber se em sua cidade existem grupos para realizar esta prática ou se aventure sozinho. Certamente que, ainda que vá sozinho, em algum momento se verá acompanhado.

Aumenta a densidade óssea

Um dos benefícios do montanhismo, como qualquer outra atividade física similar, é que aumenta a densidade óssea. Pois quando se faz exercício, não só os músculos ou o corpo se beneficiam dele. Também o fazem os ossos.

A partir dos 40 anos, existe um risco maior de sofrer osteoporose. Este risco aumenta ainda mais nas mulheres. Por isso, caso queira preveni-la, é possível começar a fazer montanhismo desde já. O quanto antes começar, mais cedo se beneficiará das vantagens do esporte.

Confira ademais: Fatos importantes sobre a osteoporose

O montanhismo ajuda a combater a insônia

Caso tenha problemas para dormir, seja devido ao calor ou porque está muito estressado, praticar esta atividade ajudará a melhorar a qualidade do sono. O motivo está no fato de qualquer atividade física ajudar a liberar o estresse e relaxar, fazendo com que se durma melhor.

Como dissemos anteriormente, não são necessárias grandes habilidades para obter todos os benefícios desse esporte. Somente é preciso vontade e predisposição para realizá-la, pelo menos, uma a duas vezes na semana. Com uma hora ou duas é suficiente para poder aproveitar as vantagens.

O final de semana é um excelente momento para praticá-la e descobrir novas rotas e novas pessoas. Existem muitos lugares que certamente ainda não conhece. O que está esperando para colocar a mochila e começar a aproveitar todos os benefícios do montanhismo?