Os benefícios de consumir sementes de uva

23 de agosto de 2015
Devemos mastigar bem as sementes para facilitar sua digestão. Elas podem ser hidratadas durante 24 horas em água para ativar suas propriedades e fazer com que atuem rapidamente depois de consumidas.

Quando comemos esta fruta tão deliciosa, costumamos nos desfazer de suas sementes e da casca. Porém, as sementes são tão nutritivas quanto a uva em si. São realmente minúsculas, mas em seu interior guardam muitas propriedades. Fique por dentro das virtudes desconhecidas de consumir sementes de uva.

Porque não devemos excluir as sementes da uva?

A semente da uva é um dos alimentos com mais benefícios que existe, pois nos permite manter a saúde e a beleza, assim como melhorar várias doenças, perder peso, etc.

Algumas das propriedades das sementes da uva (certamente conheceremos mais propriedades à medida que surgirem novas pesquisas) são:

  • Oferecem uma boa quantidade de antioxidantes;
  • Protegem o organismo dos radicais livres;
  • Evitam o envelhecimento ou a deterioração prematura dos tecidos, dos órgãos e das células;
  • Mantêm o corpo jovem;
  • Evitam as manchas ou rugas na pele;
  • Ajudam a melhorar a circulação sanguínea;
  • Protegem o corpo da poluição, do tabaco e qualquer agente que nos adoeça;
  • Depuram o sangue quando a pessoa consome muitos medicamentos ou álcool;
  • Ajudam a reforçar as paredes dos vasos sanguíneos (por contar com flavonoides);
  • Melhoram a saúde cardiovascular, e por isso, são recomendáveis para pacientes que já sofreram de ataques cardíacos;
  • São anti-inflamatórias e ajudam nas doenças como a artrite, a gastrite, a sinusite ou a dermatite;
  • Depuram os intestinos;
  • Permitem manter em boas condições de saúde os olhos, a pele e o cérebro;
  • Previnem as doenças degenerativas;
  • Evitam a formação de placas nas artérias;
  • Ajudam a compensar a queda de cabelo e fazer crescer mais cabelo;
  • Mantêm os tecidos conjuntivos saudáveis e suaves;
  • São antialérgicas, anti-ulcerosas e anti-histamínicas;
  • Ajudam a prevenir o câncer;
  • Detêm o desenvolvimento das cataratas e o glaucoma;
  • Fortalecem os pulmões, bem como evitam doenças respiratórias;
  • Melhoram o sistema imunológico.

Leia mais: Benefícios da semente de uva para a saúde

Como consumir as sementes de uva?

Talvez essa pergunta possa soar um pouco estranha, porque basta comer uma uva sem se desfazer de suas sementes. Porém, não é a única forma de ingerir e aproveitar de todos os seus benefícios.

Nas casas de produtos naturais é possível encontrar extratos ou cápsulas de sementes de uva. Caso você opte por consumir direto da fruta, não se esqueça de lavá-la muito bem para tirar a sujeira e também os fertilizantes encontrados na casca.

O melhor é sempre comer uvas orgânicas. É possível tirar as sementes da uva, lavá-las bem, deixar que sequem e adicionar à vitaminas ou sucos, sejam inteiras ou processadas.

Alguns optam por hidratá-las na água durante 24 horas para que se ativem e distribuam todas as suas propriedades pelo organismo.

Não se esqueça de mastigá-las muito bem, já que são de difícil digestão. A dose recomendada por dia é de 300 mg (caso você opte por cápsulas).

Não tem contraindicações. As uvas podem ser um tira-gosto perfeito para quando se quer algo doce ou uma guloseima ideal para seus filhos. Evitará que se coma tantos petiscos e se beneficiará de todas as vantagens das sementes.

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Saiba mais: Razões para comer uva-passa pela manhã

O que saber sobre a dieta da uva (e sua semente)?

Devido ao fato da fruta ter muitos benefícios para quem quer perder peso e reduzir a gordura, as pessoas optam por usá-la para um dia de dieta ou desintoxicação (outra de suas propriedades que já destacamos).

Simplesmente, compre 1 kg de uvas, das mais escuras (há diferentes tipos), e escolha um dia da semana para começar com esta dieta de depuração e para emagrecer:

  • Em síntese, a dieta dura apenas 24 horas e não pode ser feita o tempo todo. Deixe passar pelo menos 2 meses antes de repeti-la, se quiser.
  • Consuma duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem. Dissolva algumas gotas de limão em uma xícara de água morna e beba.
  • Além disso, lembre-se que não se pode combinar o consumo de uvas com outros alimentos.
  • Espere sempre até 20 minutos para fazer sua digestão. Do contrário, o açúcar da fruta fermentará no estomago e produzirá mal-estar, gases, indigestão, etc.
  • Por isso, mastigue bem as sementes e triture-as com os dentes.
  • Deixe passar 10 minutos depois de consumir o azeite de oliva e o copo de água com limão para comer sua primeira xícara de uvas frescas.
  • Depois de 2 horas, volte a consumir outra xícara de uvas. Entre as refeições, procure beber bastante água.
  • Na hora do almoço (2 horas depois do lanche anterior) escolha um prato de verduras ao vapor e um pouco de arroz integral.
  • Novamente, repita o consumo de uvas a cada duas horas até o momento do jantar. 
  • Por exemplo, consuma uma xícara de sopa de verduras, uma porção de peixe grelhado e uma salada verde condimentada com azeite de oliva e suco de limão.
  • Duas horas antes de dormir, coma uma xícara de uvas.
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Considerações finais

Por fim, não deixe de experimentar essa dieta fantástica que permitirá eliminar a gordura e reduzir os líquidos acumulados. Mas, principalmente, para poder aproveitar os benefícios das sementes de uva que são muito nutritivas e medicinais.

  • Rotava, R., Zanella, I., Silva, L. P. D., Manfron, M. P., Ceron, C. S., Alves, S. H., … & Santos, J. P. A. (2009). Antibacterial, antioxidant and tanning activity of grape by-product. Ciencia Rural39(3), 941-944.
  • Tiemi ABE, L., Vieira DA MOTA, R., Lajolo, F. M., & Genovese, M. I. (2007). Compostos fenólicos e capacidade antioxidante de cultivares de uvas Vitis labrusca L. e Vitis vinifera L. Ciência e Tecnologia de Alimentos27(2).
  • Chinazzo, Í. R. (2010). Influência da cultivar e do tipo de agricultura na concentração de compostos antioxidantes em óleos de semente de uva.