Os benefícios do consumo de água de coco natural
A água de coco natural é composta por água fresca, carboidratos leves e açúcar. Também contém compostos orgânicos extremamente benéficos para a saúde humana, por isso é considerada uma das melhores bebidas hidratantes.
Determinou-se inclusive que a água de coco pode ser mais benéfica do que o leite, e muito melhor que bebidas consumidas por atletas, já que contém mais potássio do que a banana, poucas gorduras, calorias e colesterol, sendo biologicamente mais saudável.
Sem dúvida, muitas pessoas conhecem os benefícios curativos do óleo de coco, mas, a água de coco também pode ser adicionada à nossa “farmácia caseira”, já que o coco tem qualidades antivirais, antifúngicas e antimicrobianas.
Benefícios da água de coco natural
Fornece vitamina e minerais
Na água de coco natural encontramos vitamina C e vitaminas do complexo B. Além de todos os benefícios que cada uma destas vitaminas possuem, seu benefício em comum é que ambas atuam como excelentes antioxidantes sobre os radicais livres.
E como muitos já leram aqui, compostos antioxidantes possuem um efeito protetor frente ao envelhecimento, aos processos de trombose e a degeneração oxidativa.
Também contém uma grande quantidade de sais minerais, tais como cobre, zinco, ferro, ácido fólico, fósforo e potássio.
Saiba também: O que acontece no seu corpo ao beber água de coco regularmente
É rica em fibras
O coco, de uma forma geral, também é rico em fibras, estimula o bom desempenho intestinal, removendo obstruções ou substâncias fermentadas do intestino, que causam sérios problemas de saúde.
É boa para crianças e mamães
É excelente para remineralizar ossos, unhas e dentes. Por isso seu consumo é recomendado para crianças em fase de crescimento, mães em período de amamentação e mulheres grávidas.
Elimina toxinas
Por conter uma grande quantidade de potássio, torna-se uma grande reguladora de eletrólitos, portanto, ajuda o organismo a se desfazer das toxinas de maneira natural.
Aprenda também: 5 batidas para eliminar toxinas rapidamente
Ajuda na concentração e regulagem dos fluidos corporais
Nos ajuda a regular os níveis de fluidos corporais, o que beneficia o funcionamento correto da pressão sanguínea, contribuindo para uma boa circulação sanguínea e linfática.
Ajuda a manter a concentração mental e, além disso, colabora na prevenção de dores de cabeça. Mantém os níveis naturais de fluidos corporais e ao organismo devidamente hidratado.
Outros benefícios igualmente importantes
- Pode ser de grande ajuda para pessoas que sofrem de colite, úlcera gástrica, fraqueza estomacal e prisão de ventre.
- Pessoas que apresentam manchas no rosto podem aplicar água de coco diretamente, todas as noites após lavá-lo. Isso ajudará a minimizar as manchas.
- A água de coco, usada como enxágue para o cabelo, previne e ajuda a combater a caspa.
- Ajuda a aliviar a tensão no pâncreas e no sistema de enzimas. Também nos ajuda com doenças na vesícula e, principalmente, nos permite manter a pele suave.
- A água de coco serve para tratar os casos de acne, rosácea, cicatrizes, estrias e caroços.
- Ajuda a eliminar a gordura da pele, além de ser boa para tonificá-la, deixá-la mais bela e regenerar suas células.
- A presença de sal e albumina torna a água de coco uma bebida excelente para casos de cólera.
- Nos ajuda em problemas com parasitas.
Lembre-se
Para obter todas as propriedades da água de coco, o ideal é tomá-la diretamente da fruta.
O coco, por se encontrar em uma posição preferencial na palmeira, atua como infiltrador natural de água para chegar ao centro da fruta, por isso a água passa por inumeráveis fibras que a purificam, dando como resultado essa bebida rica em vitaminas e minerais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Marques de Carvalho, J., Arraes Maia, G., Machado de Sousa, P. H., & Arraes Maia Jr, G. (2006).
Água-de-coco: Propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Semina: Ciências Agrárias, 27(3).
http://www.redalyc.org/html/4457/445744081013/
Bianchi, M. D. L. P., & Antunes, L. M. G. (1999).
Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev Nutr, 12(2), 123-30.
goo.gl/twT5VZ
Aragão, W. M., Isberner, I. V., & CRUZ, E. D. O. (2001).
Água-de-coco. Embrapa Tabuleiros Costeiros-Documentos (INFOTECA-E).
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/91680/1/CPATC-DOC.-24-01.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.