Óleo de coco: mil e uma utilidades na área da estética

· 6 de setembro de 2013
Bálsamo para os lábios, demaquilante. reparador de cutículas, anticaspa... Mostramos algumas das utilidades do óleo de coco que você pode incorporar nos seus tratamentos de beleza.

Talvez não haja mais de mil utilidades para o óleo de coco, mas a verdade é que existem bastante. No artigo a seguir, você vai descobrir quais são algumas das mil e uma utilidades do óleo de coco na área da estética, para que você comece a adicioná-lo à sua rotina de cuidados.

As melhores utilidades do óleo de coco para o seu cuidado pessoal

Repara as cutículas

Se você tem cutículas escamosas, secas ou em mau estado, esfregue óleo de coco por toda a unha, mas dando importância à área danificada. Faça uma massagem circular e aproveite para hidratar suas mãos.

Melhora a aparência do cabelo

Óleo de coco para melhorar a aparência do cabelo

Cabelo opaco, pouco suave e quebradiço? Não importa, você também pode aproveitar as vantagens do óleo de coco.

Sairá mais barato do que ir ao cabeleireiro para um banho de creme a cada semana ou do que certos tratamentos oferecidos nos salões.

E o melhor de tudo é que não tem ingredientes químicos. Os especialistas em beleza indicam que os ácidos graxos deste óleo proporcionam brilho e maciez, além de reparar os fios danificados.

Faça uma máscara com algumas gotas, cubra o cabelo com uma toalha ou touca de banho e deixe agir por 40 minutos antes de enxaguar. Primeiro, lave com água quente e depois com água fria para fechar as cutículas do cabelo.

Outra opção é aplicar apenas algumas gotas nas pontas do cabelo após o banho e a secagem (sem enxaguar).

Elimina o frizz e a eletricidade estática no cabelo

Se, quando há muita umidade, é impossível controlar seu cabelo, você pode aplicar algumas gotas na raiz ou nas áreas que causam mais problemas.

Os componentes gordurosos do óleo servirão como uma armadura capilar, pois repelem a umidade do ambiente, o verdadeiro problema do “cabelo rebelde”.

Ilumina a pele

Se sua pele está sem brilho, sem vida, o óleo de coco pode te ajudar:

  • Primeiro, misture algumas gotas desse óleo com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • Misture bem até criar uma pasta e você terá um esfoliante muito eficaz.
  • Coloque esta mistura sobre a pele realizando movimentos circulares, deixe agir por alguns minutos e depois enxague com água morna.
  • Em seguida, aplique um creme hidratante (faça essa máscara à noite).

Outra mistura interessante é o óleo de coco e mel, uma máscara que, além de hidratante e esfoliar, possui propriedades antibacterianas. Deixe agir 15 minutos e lave bem.

Bálsamo para os lábios

Óleo de coco para os lábios

Devido ao tempo frio ou à exposição ao sol, os lábios racham, se machucam e podem até sangrar.

Para manter uma boca perfeita, com lábios hidratados, macios e bonitos, nada melhor do que passar algumas gotas de óleo de coco.

Outra opção é misturar algumas gotas de óleo com uma colher de sopa de açúcar integral. É um excelente esfoliante, que você aplica com movimentos circulares.

Se você quiser uma maior proteção dos lábios, aplique algumas gotas depois de usar o batom, o que dará um brilho adicional.

Melhora o banho

Se você toma banho em uma banheira, você pode aproveitar as propriedades do óleo de coco. Basta colocar algumas gotas na água morna para hidratar a pele. Você também pode adicionar sais de Epsom, que aliviam a tensão muscular.

Leia este artigo: Como fazer um banho de relaxamento e beleza

Demaquilante

É um segredo de beleza muito bem mantido até agora (e outro das utilidades do óleo de coco): permite remover os restos de maquiagem.

Você apenas tem que colocar algumas gotas em um disco de algodão e esfregar suavemente sobre a pele. Termine com um enxague usando um pano de algodão úmido e quente.

É perfeito para maquiagem à prova d’água ou se você usa muitas camadas de maquiagem.

Hidrata a pele

Se você quer manter sua pele macia e saudável, aproveite mais uma das utilidades do óleo de coco.

Como? Adicione algumas gotas no seu hidratante favorito ou aplique diretamente nas mãos, pernas, pés, braços, etc.. Deixará um leve aroma de coco.

Não se preocupe com sua textura oleosa, em poucos minutos a pele absorverá tudo, e ficará macia e hidratada.

Conheça: Os 10 melhores produtos caseiros para hidratar a pele seca

Óleo de coco para a pele

Combate a acne

acne é um problema, mas este óleo ajuda a reduzir a inflamação causada não apenas o rosto, mas também nos ombros, nos braços ou nas costas.

Além disso, pode diminuir a irritação e a vermelhidão:

  • Limpe a pele como de costume, usando um sabonete neutro.
  • Em seguida, aplique uma fina camada de óleo de coco no rosto.
  • Não enxague, deixe os componentes serem absorvidos.

Lembre-se que você deve esperar pelo menos uma hora para dormir; caso contrário, todo o óleo ficará no travesseiro e nos lençóis.

Melhora a saúde do couro cabeludo

Se você tem caspa ou descamação no cabelo, você pode se beneficiar das utilidades do óleo de coco a este respeito.

Ao sair do chuveiro, faça uma massagem suave com as pontas dos dedos em todo o couro cabeludo com algumas gotas deste maravilhoso óleo.

Você não precisa enxaguar. Além disso, proporcionará uma sensação de tranquilidade e calma (lembre-se que a caspa geralmente ocorre quando há muito stress, ansiedade ou nervosismo).

Veja também: 7 remédios caseiros para ter um cabelo saudável

Como já dissemos, estes são apenas algumas das utilidades do óleo de coco. Aproveite suas propriedades benéficas e adicione-as em sua rotina de beleza.