Mejor con Salud
 

Os 10 erros mais comuns na hora de cozinhar

No trabalho de cozinhar podemos cometer alguns erros que influenciam no sabor e na qualidade do prato; identificá-los ajudará a solucionar este problema.

Os 10 erros mais comuns na hora de cozinhar

Última atualização 23 Janeiro, 2019

Nem todos têm as habilidades necessárias para cozinhar com precisão, com um bom tempero e qualidade nos pratos.

É muito comum que ao cozinhar, cometa alguns erros que influenciam no sabor, na forma e na qualidade da comida, fazendo com que os pratos não fiquem como o esperava e às vezes afetando a sua saúde.

É importante identificar as falhas na preparação da comida para buscar meios que permitam solucioná-las.

Prestando muita atenção, tendo paciência e sendo prático cada vez que fizer o trabalho de cozinhar, este erros desaparecerão e as receitas ficarão cada vez melhor elaboradas.

Quer conhecer os erros mais comuns ao cozinhar?

Não provar os pratos

Um dos erros mais frequentes daquelas pessoas que cozinham em casa é não provar o seu próprio prato. Deixar passar este detalhe evitará saber se o prato ficou bom ou não.

Para solucionar esse problema se recomenda provar a comida em vários momentos da sua elaboração, com isso poderá identificar o sabor até conhecer qual é o seu ponto de excelência.

Não ler a receita completa

arroz

Cozinhar com a receita não mão é ideal para fazer um prato delicioso e com resultados satisfatórios. Muitas vezes no desejo de cozinhar, pulamos passos importantes para a elaboração da comida e ao final ficam mal feitas.

É importante ler previamente a receita e seguir cada uma das indicações ao pé da letra para que o prato fique como esperamos e não haja surpresas desagradáveis no seu processo de elaboração.

Não medir a quantidade dos ingredientes

As receitas sempre têm medidas recomendadas para a preparação dos alimentos. Estas medidas podem variar de acordo com a quantidade de comida que se deseja cozinhar; mas sempre tem uma forma precisa de conseguir.

As pessoas não costumam ter um medidor de ingredientes em casa e quase sempre passam da medida no cálculo destes ingredientes; cometer este erro é muito comum e quase sempre tem consequências.

Deve-se evitar alterar as quantidades de cada um dos ingredientes, e optar por seguir as recomendações da receita.

Substituir ingredientes

café da manha

Às vezes não temos em mãos todos os ingredientes que pede uma receita e optamos por substitui-los por outros. Este erro é muito frequente, já que por tradição, pensamos que um ingrediente é similar ao outro.

Entretanto, a substituição quase sempre altera o sabor da comida e, inclusive, pode chegar a reagir mal quando a misturamos com outros ingredientes; ainda pode afetar a saúde.

Fritar vários alimentos juntos

É muito comum aproveitar cada espaço na frigideira para fritar os alimentos. Saiba que, dessa forma, só conseguirá que os alimentos demorem mais em fritar e acabem ficando crus.

É recomendável ir colocando os alimentos em pequenas quantidades para que cada um tenha o cozimento adequado.

Saiba mais: Qual o óleo mais saudável para fritar?

Utilizar produtos de baixa qualidade

Os produtos que utilizamos para cozinhar tem um papel muito importante na hora de obter os resultados com a preparação da comida.

No mercado pode-se encontrar muitos produtos em oferta, mas nem sempre o mais barato é o mais conveniente.

Deve-se procurar usar produtos de boa qualidade para que os resultados sejam agradáveis e de melhor sabor.

Passar o tempo de cozimento

Na cozinha o tempo é um grande aliado para dar bons resultados ou para arruinar toda a preparação. É muito importante cozinhar com muita atenção e tempo controlado para que o resultado seja o esperado.

A maioria das receitas especificam o tempo que se deve demorar o cozimento e é uma boa ideia seguir essas indicações.

Não lavar as mãos

lavar as mãos antes de cozinhar

Para higiene e saúde, toda pessoa que manipulará um alimento deve lavar previamente as mãos. Todos nós sabemos que as mãos abrigam germes de todo tipo.

Por isso, é importante lavar bem com água e sabão antes de iniciar qualquer preparação; para assim evitar que os germes afetem os alimentos e a saúde.

Quantidade de sal ao cozinhar

O momento de colocar o sal costuma ser um dos mais complicados na hora de preparar alimentos. Muito ou pouco sal costuma ser o problema mais frequente na cozinha.

Para isso, o ideal é seguir as indicações da receita e ir acrescentando em pequenas quantidades até conseguir o ponto exato.

Leia mais: Tipos de sal: qual é o mais saudável?

Não lavar os alimentos antes de utilizá-los

Este erro costuma ser mais frequente com alguns produtos do que com outros. Deve-se levar em conta que no mercado os produtos estão expostos a uma série de germes e agentes que podem causar decomposição e outros danos.

Lavar os alimentos, principalmente nos caso de frutas e verduras, ajudará a limpá-los para liberá-los de agentes nocivos antes de levá-los à mesa.



  • Usfar AA, Iswarawanti DN, Davelyna D, Dillon D. Food and Personal Hygiene Perceptions and Practices among Caregivers Whose Children Have Diarrhea: A Qualitative Study of Urban Mothers in Tangerang, Indonesia. J Nutr Educ Behav. 2010;
  • Lavelle F, Spence M, Hollywood L, McGowan L, Surgenor D, McCloat A, et al. Learning cooking skills at different ages: A cross-sectional study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2016;
  • Raber M, Chandra J, Upadhyaya M, Schick V, Strong LL, Durand C, et al. An evidence-based conceptual framework of healthy cooking. Prev Med Reports. 2016;