Os 10 erros mais comuns na hora de cozinhar

23 de janeiro de 2019
No trabalho de cozinhar podemos cometer alguns erros que influenciam no sabor e na qualidade do prato; identificá-los ajudará a solucionar este problema.

Nem todos têm as habilidades necessárias para cozinhar com precisão, com um bom tempero e qualidade nos pratos.

É muito comum que ao cozinhar, cometa alguns erros que influenciam no sabor, na forma e na qualidade da comida, fazendo com que os pratos não fiquem como o esperava e às vezes afetando a sua saúde.

É importante identificar as falhas na preparação da comida para buscar meios que permitam solucioná-las.

Prestando muita atenção, tendo paciência e sendo prático cada vez que fizer o trabalho de cozinhar, este erros desaparecerão e as receitas ficarão cada vez melhor elaboradas.

Quer conhecer os erros mais comuns ao cozinhar?

Não provar os pratos

Um dos erros mais frequentes daquelas pessoas que cozinham em casa é não provar o seu próprio prato. Deixar passar este detalhe evitará saber se o prato ficou bom ou não.

Para solucionar esse problema se recomenda provar a comida em vários momentos da sua elaboração, com isso poderá identificar o sabor até conhecer qual é o seu ponto de excelência.

Não ler a receita completa

arroz

Cozinhar com a receita não mão é ideal para fazer um prato delicioso e com resultados satisfatórios. Muitas vezes no desejo de cozinhar, pulamos passos importantes para a elaboração da comida e ao final ficam mal feitas.

É importante ler previamente a receita e seguir cada uma das indicações ao pé da letra para que o prato fique como esperamos e não haja surpresas desagradáveis no seu processo de elaboração.

Não medir a quantidade dos ingredientes

As receitas sempre têm medidas recomendadas para a preparação dos alimentos. Estas medidas podem variar de acordo com a quantidade de comida que se deseja cozinhar; mas sempre tem uma forma precisa de conseguir.

As pessoas não costumam ter um medidor de ingredientes em casa e quase sempre passam da medida no cálculo destes ingredientes; cometer este erro é muito comum e quase sempre tem consequências.

Deve-se evitar alterar as quantidades de cada um dos ingredientes, e optar por seguir as recomendações da receita.

Substituir ingredientes

café da manha

Às vezes não temos em mãos todos os ingredientes que pede uma receita e optamos por substitui-los por outros. Este erro é muito frequente, já que por tradição, pensamos que um ingrediente é similar ao outro.

Entretanto, a substituição quase sempre altera o sabor da comida e, inclusive, pode chegar a reagir mal quando a misturamos com outros ingredientes; ainda pode afetar a saúde.

Fritar vários alimentos juntos

É muito comum aproveitar cada espaço na frigideira para fritar os alimentos. Saiba que, dessa forma, só conseguirá que os alimentos demorem mais em fritar e acabem ficando crus.

É recomendável ir colocando os alimentos em pequenas quantidades para que cada um tenha o cozimento adequado.

Saiba mais: Qual o óleo mais saudável para fritar?

Utilizar produtos de baixa qualidade

Os produtos que utilizamos para cozinhar tem um papel muito importante na hora de obter os resultados com a preparação da comida.

No mercado pode-se encontrar muitos produtos em oferta, mas nem sempre o mais barato é o mais conveniente.

Deve-se procurar usar produtos de boa qualidade para que os resultados sejam agradáveis e de melhor sabor.

Passar o tempo de cozimento

Na cozinha o tempo é um grande aliado para dar bons resultados ou para arruinar toda a preparação. É muito importante cozinhar com muita atenção e tempo controlado para que o resultado seja o esperado.

A maioria das receitas especificam o tempo que se deve demorar o cozimento e é uma boa ideia seguir essas indicações.

Não lavar as mãos

lavar as mãos antes de cozinhar

Para higiene e saúde, toda pessoa que manipulará um alimento deve lavar previamente as mãos. Todos nós sabemos que as mãos abrigam germes de todo tipo.

Por isso, é importante lavar bem com água e sabão antes de iniciar qualquer preparação; para assim evitar que os germes afetem os alimentos e a saúde.

Quantidade de sal ao cozinhar

O momento de colocar o sal costuma ser um dos mais complicados na hora de preparar alimentos. Muito ou pouco sal costuma ser o problema mais frequente na cozinha.

Para isso, o ideal é seguir as indicações da receita e ir acrescentando em pequenas quantidades até conseguir o ponto exato.

Leia mais: Tipos de sal: qual é o mais saudável?

Não lavar os alimentos antes de utilizá-los

Este erro costuma ser mais frequente com alguns produtos do que com outros. Deve-se levar em conta que no mercado os produtos estão expostos a uma série de germes e agentes que podem causar decomposição e outros danos.

Lavar os alimentos, principalmente nos caso de frutas e verduras, ajudará a limpá-los para liberá-los de agentes nocivos antes de levá-los à mesa.