Por que as mãos ficam dormentes quando dormimos?

· 30 de junho de 2014
Devemos ficar atentos ao tipo de dor para identificar a sua procedência e poder diagnosticar precocemente problemas maiores, como o túnel do carpo.

Em alguma ocasião você acordou pela manhã com uma sensação incômoda nas mãos, semelhante a cócegas? Uma sensação de dormência na região, que aparece várias vezes durante a noite, que te obriga a acordar e se repete com frequência. Por que isso acontece? Existe alguma solução? Nesse artigo, explicaremos as causas para as mãos dormentes.

As câimbras ou o endurecimento das mãos podem ocorrer por fatores normais, como estarmos por muito tempo em uma má posição, que impede que o sangue circule com normalidade.

Mas, em outras ocasiões, elas acontecem por algo que não tem relação com nossa posição. Uma sensação desagradável que, às vezes, aparece também em outras regiões do corpo, como nas pernas ou nos pés. Vejamos quais são as principais causas.

Causas para o mãos dormentes

Túnel metacarpiano

Causas para o mãos dormentes

  • Essa é, sem dúvidas, a causa mais comum. Nossos três principais dedos; polegar, indicador e médio, tendem a ser os mais afetados pela conhecida síndrome do túnel do carpo (STC). Trata-se de um problema associado ao nervo médio, uma neuropatia periférica que exerce uma pressão em nosso pulso, fazendo com que sintamos grandes dores, dificultando a mobilidade, fazendo-nos perder a sensibilidade e provocando a conhecida sensação de adormecimento. E é à noite que sentimos mais esse efeito tão incômodo.

Descubra também: 7 remédios naturais tópicos para aliviar o túnel do carpo

O trabalho exercido durante o dia deixa as mãos dormentes

Trabalho exercido durante o dia deixa as mãos dormentes

  • Em ocasiões, exercemos uma sobrecarga em nossos pulsos. Trabalhos manuais como escrever muito, utilizar muito o teclado do computador, tesouras, ferramentas, coser… Podem fazer com que os nervos de nossa mão se sobrecarreguem. A flexão e a inflexão contínua dessa região do corpo costuma se carregar se a exercitarmos de uma maneira intensa, e a dor aparece principalmente à noite, quando já não exercemos nenhum movimento e os nervos e tendões descarregam com mais intensidade sua pressão.

A retenção de líquidos pode deixar as mãos dormentes

Retenção de líquidos pode deixar as mãos dormentes

  • Estar alguns quilos acima do peso, praticar pouco exercício físico ou seguir uma dieta inadequada pode fazer com que, não apenas os pés se inchem, mas também as mãos, devido à uma retenção exagerada de líquidos. A sensação de formigamento é sempre mais intensa à noite, a circulação sofre os efeitos, exerce pressão e aparece esse característico incômodo.

Deficiência de vitaminas B deixa as mãos dormentes

Deficiência de vitamina B12 pode causar dormência nas mãos

  • Muitas vezes, manter uma alimentação deficiente e incorreta faz com que não tenhamos um nível suficiente de vitaminas B. Essa falta traz consequências que, em ocasiões, não damos a devida importância. As associamos a outras coisas, ao cansaço do trabalho ou do dia, à sonolência, à palidez da pele, à sensação de taquicardias e ao entorpecimento das mãos e das pernas, é muito característico nesses casos. As mãos e as pernas adormecem à noite, e esse é outro fator a considerar.

Remédios para mãos dormentes

Remédios para mãos dormentes

  • Antes de dormir, tome uma colher de sopa de óleo de linhaça. De acordo com vários estudos, ele é um anti-inflamatório muito efetivo que atua principalmente nas extremidades, aliviando a sensação de dormência nas mãos.
  • Submerja as mãos na pia do banheiro com água fresca. Se adicionar cubos de gelo à água será mais efetivo, aliviará a pressão, a inflamação dos nervos e a dor. Faça-o antes de dormir e notará a melhora.
  • Elimine o consumo de sal e bebidas acidificantes de sua dieta. Esses produtos acentuam a inflamação e a sensação de dor, por isso é melhor abrir mão deles.
  • Mantenha seu corpo hidratado, beba pelo menos dois litros de água diariamente. Uma opção, por exemplo, é fazer uma bebida com alcachofras, que possuem um efeito diurético e depurativo e ajudarão a combater e evitar a retenção de líquidos. Para prepará-la basta ferver duas alcachofras em um litro de água e filtrar o conteúdo. Depois, misture a bebida ao suco de meio limão. Tome entre as refeições.
  • É importante incluir a vitamina B em sua dieta. Atum, batatas, banana e todos os vegetais de folhas verdes podem te ajudar a obter um teor adequado dessa vitamina imprescindível. Além disso, é possível encontrar em farmácias homeopáticas ou lojas de produtos naturais, comprimidos de vitamina B que podem complementar sua alimentação.
  • Pessoas que realizam trabalhos manuais e são obrigadas a exercitarem essa região durante muitas horas podem fazer uso de um protetor de punhos. Ele exercerá uma pressão capaz de proteger os nervos e articulações, evitando as temidas sobrecargas.