O perigo de querer agradar a todos

21 de agosto de 2019
Querer agradar a todas as pessoas não é positivo para nós e pode nos fazer ter relacionamentos interpessoais muito prejudiciais, já que nossa autoestima pode sofrer muito.

Muitas pessoas estão constantemente buscando a aprovação dos outros. Isso faz com que caiam em um erro grave, que é querer agradar a todos. A razão pela qual isso nunca deve ser feito é porque é impossível.

As pessoas que não procuram agradar estão cientes de que é impossível gostar de todo mundo. Mas isso acontece com elas mesmas. Nem todas as pessoas gostam delas, nem todos concordam com suas opiniões. Hoje vamos descobrir o que acontece quando você tenta agradar os outros a todo custo e as consequências que isso tem para si mesmo.

Querer agradar faz com que você esqueça quem você é

Querendo agradar a todos

O perigo de querer agradar a todos é que, pouco a pouco, você esquece quem você é. A razão pela qual isso acontece é porque você não pode ser você mesmo, já que precisa se adaptar aos outros para conseguir a aprovação deles.

Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de gesticular muito, porque em um grupo de amigos eles o fazem também, no momento em que você estiver com pessoas que zombam disso você vai parar de fazê-lo. Portanto, você se moverá entre a gesticulação e a não-gesticulação, em função de com quem você esteja.

A questão seria: como você quer agir? Talvez você esteja em um meio termo onde gesticule o justo e necessário. No entanto, na sua ânsia de agradar, você se move entre dois extremos. Isso, com o tempo, fará com que você não saiba muito bem como você realmente é ou agirá quando não quiser agradar a ninguém.

Leia também este artigo: Fique com quem você possa ser você mesmo, em sua essência e com liberdade

A decepção será sua maior amiga

Quando você quer agradar a todos, é preciso saber que a decepção vai se tornar sua maior amiga. É impossível que você goste de todas as pessoas que conhece e, às vezes, por mais que queira agradá-las, você não vai conseguir.

Isso fará com que você se sinta constantemente desapontado com todos e, em vez de ver onde está seu erro, busque com mais afinco continuar agradando aos outros. Isso, em vez de satisfação ou bem-estar, o envolverá em uma espiral de estresse e ansiedade.

Você não desfrutará de seus relacionamentos, mas estará sempre atento à possibilidade de agradar as pessoas ou não. Isso te tirará muita energia, então será normal que você se sinta exausta e mentalmente cansada com bastante frequência.

Não perca: Meu filho desafia meus limites: como devo encarar isso?

Você não será capaz de estabelecer limites ou ser assertivo

Moça que agrada a todos não consegue pôr limites ou ser assertiva

Estabelecer limites e ser assertivo são duas habilidades muito necessárias nas relações interpessoais. Infelizmente, as atitudes não são muito bem vistas e as pessoas precisam aprender e adquirir ferramentas para se protegerem em seus relacionamentos.

Quando você tenta agradar a todos, o que acontece é que as pessoas podem começar a tirar proveito de você. Dada a sua incapacidade de dizer “não”, para estar sempre presente e para não perceber que estão te usando, você estará exposto a pessoas que podem prejudicá-lo muito.

Querer agradar a todas as pessoas faz de você um alvo fácil para pessoas tóxicas. Mesmo que te manipulem, mesmo que te enganem, mesmo que estejam se aproveitando de você, você só estará focado em agradá-los.

O problema com tudo isso é que afetará a sua autoestima. De fato, se você quiser agradar a todos, é mais provável que sua autoestima não esteja bem cuidada.

Quando você quer agradar a todos, você não está realmente agindo conscientemente. Há uma dor ou carência em você que te faz agir dessa maneira tão prejudicial. Você não está realmente feliz, está constantemente estressado. No entanto, lá você continua, agindo no piloto automático.

Fazer um trabalho para aumentar a autoestima será muito necessário para deixar de querer agradar a todos. Aceite que desejar alcançar isso é impossível. Trabalhar com assertividade e estabelecer limites em nossos relacionamentos é muito importante para ter relacionamentos mais saudáveis.

Você já se descobriu tentando agradar a todos? Você tem dificuldade em ser quem você é diante dos outros e se adapta sem perceber? Ser autocrítico te ajudará a dar a melhor resposta possível e, assim, buscar uma solução.