Pessoas tóxicas: saiba como afastá-las!

· 21 de janeiro de 2019
Para podermos nos distanciar das pessoas tóxicas precisamos aprender a reconhecê-las, e mesmo que doa, saber que separá-las de nossas vidas será fundamental para crescermos.

Neste artigo destacamos algumas diretrizes para distinguir as pessoas tóxicas que nos cercam. Cortesia e educação não estão em desacordo com o ato de dar um basta neste tipo de pessoas, e nos distanciarmos delas. Ninguém é obrigado a suportar essa onda negativa que só traz problemas e preocupações. Aprenda a dizer não, e viva a vida que você sempre quis.

Perfis psicológicos de pessoas tóxicas

Para começar, devemos ter em mente que não podemos classificar pessoas tóxicas como alguém com quem discutimos, ou que nos oponha em alguma coisa. A pessoa tóxica vai muito além de um simples choque de personalidades.

Além disso, também devemos sempre ser críticos de nós mesmos. Já paramos para pensar que talvez também estejamos agindo como pessoas tóxicas com nossos amigos e familiares?

O violento

Pessoas tóxicas sempre nos colocam de mau humor

Por mais que seja difícil assimilar isso, há pessoas que são ruins e gostam de causar dor. Existem muitos graus de violência, e eles se desenvolvem de maneiras muito diferentes. Inclusive, um comportamento agressivo pode ser visto como normal ou desculpável. No entanto, a realidade é diferente.

Mesmo que seja um parente próximo, ou o próprio parceiro, é muito importante cortar pela raiz e não permitir esse tipo de comportamento. Não há justificativa para alguém gritar conosco, insultar-nos ou nos atacar. A coisa normal em nossa vida nunca pode ser mau humor, discussão, raiva, intimidação21 ou humilhação.

Leia este artigo: 7 personalidades tóxicas das quais você deve se afastar para ser feliz

O sanguessuga

Esse tipo de comportamento é baseado no egoísmo em seu estado puro. São aqueles que aplicam a famosa lei do funil, “a parte larga para eles, a estreita para você”. Só ligam para você quando precisam de algo.

É importante detectá-los logo e, acima de tudo, saber como resolver esse problema o mais rápido possível. É comum ter um certo sentimento de culpa ao negar-lhes alguma coisa, mas devemos entender que este não é um amigo verdadeiro. Basta colocá-los à prova, copiar o seu comportamento, e dar-lhes o próprio remédio para enxergar a realidade.

O negativo

Se fizermos uma metáfora, pessoas negativas são como vampiros energéticos. Elas absorvem nossa vitalidade e nosso espírito. Em qualquer situação, vivem como se fosse um problema ou uma dificuldade, até mesmo as boas oportunidades que surgem.

Geralmente são especialistas em colocar medo. E, sempre que você compartilhar um projeto, uma ideia de uma viagem ou uma ilusão, irão achar contratempos e perigos em todos os lugares. Se seguirmos essa tendência, acabaremos em total imobilidade, e preencheremos nossas cabeças com dúvidas e indecisões.

O devedor

Pessoas tóxicas costumam gritar com os outros

 

Certamente, uma pessoa pode ter uma tendência econômica ruim. Isso não é criticável, nem significa que seja uma pessoa tóxica. No entanto, quando evitam você para não devolver o empréstimo, começa o problema. A pessoa tóxica sempre dá desculpas, nunca enfrenta, sempre evita a responsabilidade. Ela nunca aceitará que não está certa.

São facilmente detectadas quando você vê que não têm condições de devolver o dinheiro, no entanto outras despesas podem ser permitidas. Há um conselho infalível para se distanciar desse tipo de pessoas: se elas enganarem você uma vez, a culpa é delas; se elas lhe enganarem duas vezes, a culpa é sua.

O invejoso

Não há nada mais tóxico do que ter um amigo invejoso. Alguém que, em vez de se alegrar quando coisas boas acontecem com você, se receia ou inveja. O invejoso nutre ressentimentos contra você, e mais cedo ou mais tarde o transformará em traição.

O invejoso esquece todo o esforço que você investiu para alcançar esse triunfo, e nunca valoriza o que ele mesmo tem. Sempre idealiza a vida dos outros, e muitas vezes tem um complexo de inferioridade. Inveja uma posição social, uma virada do destino, a beleza, uma propriedade, etc…

Descubra: 6 tipos de pessoas das quais você deve se afastar antes que lhe façam mal

Conselhos práticos para fugir de pessoas tóxicas

Coloque essas dicas em prática para que as pessoas tóxicas não afetem você:

  • Em primeiro lugar, tente manter seus critérios, e não dê como normal os comportamentos tóxicos.
  • Por outro lado, não confie em ninguém que não saiba guardar segredo.
  • Ademais, não permita desprezo ou desvalorização.
  • Também, lembre-se de que, quem fala mal de outro com você, com o outro falará mal de você.
  • Uma pessoa sem palavra nunca será um bom amigo.
  • Além disso, afaste-se dos murmúrios. Estes não podem contribuir com nada de bom.
  • Definitivamente, encare as situações de frente, e com firmeza.
  • Desde já, não confie em quem pisa nos outros para triunfar.