Por que meu ex me trata com desprezo

30 Novembro, 2019
Meu ex me trata com desprezo... Como devo reagir? Neste artigo daremos algumas dicam que poderão ajudá-lo a responder esta questão.

Não importa quem terminou o relacionamento ou se ainda há questões que os unem (por exemplo, filhos), é muito importante fazer um esforço para se darem bem. Isso parece impossível e você ainda se pergunta: por que meu ex me trata com desprezo? Neste artigo tentaremos responder essa pergunta.

Por que meu ex me trata com desprezo?

Existem diferentes formas de se separar ou terminar uma relação. Infelizmente, nem sempre são boas e podem gerar muitos problemas. Se você acha que o seu ex o odeia ou despreza, talvez esteja certo, mas é essencial conhecer as razões pelas quais ele age dessa forma.

O desprezo pode estar escondendo outras emoções ou sentimentos que, obviamente, são canalizados desta forma para evitar se expor diante de uma pessoa que não faz mais parte de nossas vidas. Entre as principais razões pelas quais o seu ex o trata mal, encontramos:

1. Meu ex me trata com desprezo porque está sofrendo

Mulher chorando porque seu ex a trata com desprezo

Nós não estamos justificando as suas ações, mas tentando entender por que ele faz isso. Se, por exemplo, você foi responsável pelo término (ou quem tomou a decisão), o seu ex pode estar muito ferido e por isso ele reage com ódio.

De acordo com este estudo realizado pela Universidade Nacional Autônoma do México, existem diversas fases de luto depois de um rompimento. Talvez isso justifique o seu ressentimento.

É claro que essa atitude não resolve nada – pelo contrário -, mas é assim que as pessoas, às vezes, tentam acalmar a sua dor. Como acontece com um animal ferido que diante da ajuda de alguém tenta se defender, o mesmo acontece com o seu ex-parceiro: com o seu ódio ‘esconde’ o quanto ele está sofrendo.

Você quer saber mais? Leia: 5 chaves para superar o sofrimento emocional

2. Porque ele está com o orgulho ferido

Ninguém gosta de ser deixado porque isso fere o seu ego. É uma questão biológica e evolutiva (mas também cultural) e provavelmente não o faz com intenção. Talvez o seu ex o trate mal para preservar seu orgulho e sua autoestima… E isso não mostra o que ele realmente sente!

Pode ser que além de o desprezar também jogue na sua cara que a relação não funcionou por sua culpa e não pela responsabilidade de ambos (porque um casal é um trabalho de duas pessoas). Isso evita se “sentir inferior”, como assinala este estudo realizado pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha).

3. Porque tudo é muito recente

Mulher cansada de que seu a trate com desprezo

Você acabou de abandoná-lo ou terminou o relacionamento. É compreensível que ele o trate mal! Todos os sentimentos estão à flor da pele e ele pode estar confuso ou deprimido.

Lembre-se de que, mesmo que ele queira voltar para o seu lado, o seu orgulho não permite. Ele não se ajoelhará aos seus pés para pedir perdão. Pelo contrário, ele o desprezará.

É claro que nada justifica os maus-tratos. Se o seu ex está passando dos limites é melhor se afastar ou tomar medidas mais drásticas.

Meu ex me trata com desprezo: como evitá-lo?

Como primeiro passo, é importante identificar e entender os motivos dessa reação. Ele provavelmente não faz isso conscientemente, e talvez se arrependa quando pensar melhor. Mas é claro que você não precisa aturar essa situação e esse tratamento ofensivo.

1. Ignore

Mulher preocupada porque seu a trata com desprezo

A coisa mais inteligente que você pode fazer, neste caso, é agir como se nada tivesse acontecido. Diante de uma má resposta, responda com um sorriso ou olhe para o outro lado.

Não dê importância a tudo o que ele diz. Não responda aos ataques, comentários ofensivos ou negativos. Pouco a pouco ele se cansará de falar dessa forma e vai desistir de tentar incomodá-la.

2. Mostre que você superou

É essencial que o seu ex não saiba que seus comentários têm um efeito ruim sobre você. Demonstre que está mais madura emocionalmente e que precisa superar esse rompimento o mais rápido possível.

Não lhe pergunte a razão desse tratamento e nem demonstre a sua tristeza. Desabafe com os amigos e familiares, que são as pessoas que nos consolam e apoiam nos momentos mais difíceis.

3. Tente “fazer as pazes”

meu ex me trata com desprezo

Se, por exemplo, vocês têm filhos em comum e devem se ver com frequência, uma boa forma de resolver essa situação é falando abertamente, mas em particular.

Diga-lhe que ele não está se comportando bem, pergunte por que ele a despreza e tente encontrar a melhor solução para que, pelo menos diante das crianças, tudo pareça harmonioso.

Isso não significa que vocês ficarão juntos novamente, mas que podem ter um relacionamento amigável, pelo menos enquanto os seus filhos são pequenos e não têm outra escolha a não ser se ver de vez em quando.

Visite este artigo: Tipos de separação que partem nossos corações

4. Não fique obcecado

Deixe-o ser, permita que o tempo passe e não dê tanta importância aos seus maus-tratos. Uma pessoa irritada pode dizer coisas muito dolorosas, mas está em nós a forma como assimilamos as suas palavras. Concentre-se em outra coisa, não pense continuamente sobre isso, coloque suas energias naquilo que realmente vale a pena. Seja uma pessoa otimista, pois isto o beneficiará em todas as áreas, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Santiago do Chile.

Se você lhe der um espaço em sua mente e em seu coração, o seu abuso terá o efeito que seu ex quer. Não lhe dê esse prazer! Em algum momento ele vai perceber que nada do que ele diz tem a ver com você, mas com ele mesmo. E não se sinta culpado: o seu ex-parceiro deve superar a separação e seguir em frente.

5. Não pague na mesma moeda

Homem triste porque a ex o ignora-meu ex me trata com desprezo

Quando ele o ofende ou faz um comentário “infeliz“, não cometa o erro de responder da mesma forma. “Não coloque mais lenha na fogueira”, como diz o ditado popular. Não faz nenhum sentido confrontá-lo, a única pessoa prejudicada será você mesmo.

As suas respostas podem atiçar ainda mais a chama e produzir um grande incêndio, cujas consequências podem se tornar sérias. Seja mais astuto que ele e não deixe que nem as cinzas de suas palavras permaneçam.

Em todo caso, se isto o afeta a ponto de mudar o seu dia a dia, procure um especialista ou terapeuta para ajudá-lo a retomar a sua vida normal.

Não é fraqueza procurar um psicólogo ou as terapias alternativas. Isto demonstra o quanto você se ama e se cuida, aspectos muito importantes para nos curarmos e nos conhecermos melhor.

  • Sánchez Aragón Rozzana, Martínez Cruz Rebeca. Causas y caracterización de las etapas del duelo romántico. Acta de investigación psicol  [revista en la Internet]. 2014  Abr [citado  2018  Oct  27] ;  4( 1 ): 1329-1343. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S2007-48322014000100002&lng=es.