5 razões pelas quais casais infelizes continuam juntos

· 23 de julho de 2018
Casais infelizes permanecem juntos apesar de reconhecerem que seus relacionamentos são negativos. Descubra por que eles não conseguem romper

Quase todos têm em seu círculo de amigos mais próximos, um casal desse tipo. Que ninguém consegue entender como eles continuam juntos, apesar de repetidas discussões, ou desrespeito entre eles.

O que consideramos casais infelizes?

A base da sua “comunicação” são as discussões

Cada palavra, cada gesto ou atitude de um de seus membros leva rapidamente à uma briga. Chega um momento em que eles só se falam para censurar, ou culpar o outro. Um desperdício de energia que os afeta e a todo o seu ambiente, que continua se perguntando: por que os casais infelizes ainda continuam juntos.

É impossível manter um diálogo, porque eles sempre focam os temas em algum erro do parceiro. Não importa se é em público ou quando estão a sós, eles já têm o hábito de se relacionar dessa maneira.

Leia também: Os motivos mais frequentes de discussões no casal

Mentiras e infidelidades ganharam terreno na história do casal

Um ou ambos os membros do casal vivem atrás de uma parede construída com mentiras. Inclusive, as infidelidades são recorrentes, e até conhecidas por todos, mas mesmo assim não conseguem romper o relacionamento.

Respeito e confiança parecem não ter lugar em seu mundo. Eles sabem que esse é o caso e por isso sofrem em silêncio, as consequências negativas dessa triste história.

Um casal infeliz não tem intimidade

Seus projetos são eternas frustrações 

Geralmente os casais infelizes não podem atender às suas expectativas, ou não podem concordar com o que querem no futuro. Assim, um deles fica mais ressentido, e inevitavelmente seu rancor cresce, gerando frustração.

Perde-se o interesse pelas conquistas do casal, que seguem seu caminho em um ritmo totalmente desigual, e sem consideração.

Todos podem perceber e identificar os casais infelizes que ainda estão juntos, hoje vamos tentar entender por que eles fazem isso.

Casais infelizes ainda continuam juntos, e as razões estão enraizadas em seu interior

1. Tradição da família ou orgulho ignorante

Há em muitas famílias a tradição que incentiva as crianças a se casarem por toda a vida. Implicitamente, a ordem é tolerar tudo o que acontece, para não manchar o nome da família com uma separação. Se a decisão foi feita para viver como um casal, então já não podem voltar atrás.

Embora possa parecer ultrapassado, muitos casais infelizes ainda estão juntos por causa do medo de desapontar suas famílias.

Outros, por outro lado, sentem que lutaram tanto para que aceitem seu relacionamento, que não podem se dar ao luxo de se separar. Eles sabem que seus pais estavam certos, que o casal não era ideal, mas o orgulho deles é mais forte que a própria felicidade.

2. Medo de ficar sozinho

A solidão é geralmente um fantasma que assusta muitas pessoas. Por esta razão, há aqueles que optam por continuar com uma vida chata e triste, ao invés de passar um tempo sozinhos.

Esse medo funciona como uma barreira que não lhes permite ver além das quatro paredes. Eles nem sequer se permitem pensar que, talvez, haja outras pessoas por aí esperando para fazê-las felizes.

casais infelizes continuam juntos por medo de ficar sozinhos

3. As crianças precisam de uma família, seja ela qual for

Um dos erros mais graves que os casais cometem é continuar juntos porque têm filhos em comum. Eles acreditam que ficar sob o mesmo teto garante crianças felizes, e que são responsáveis ​​por isso.

Nada mais longe da realidade que esta premissa. As crianças serão pessoas felizes na medida em que seus pais são felizes também. Crescer em um ambiente hostil, cheio de brigas, é a pior das infâncias.

4. O tempo investido no relacionamento tem seu preço

Alguns estão convencidos de que os anos dedicados ao relacionamento, como o dinheiro que investiram nele, justificam o esforço de permanecer juntos. Se fizeram tanto esforço para manter o casal, não é justo que se rompa, apesar de quão tedioso o dia a dia possa ser.

Além disso, é doloroso sentir que eles perderam tanto tempo em suas vidas, para acabar em uma separação. E assim, eles escolhem encarar o futuro sem nenhuma mudança uma vida melhor.

5. Dependência emocional ou econômica ganha todas as batalhas

Nos relacionamentos tóxicos, as pessoas dependem emocional ou economicamente do parceiro, e nem se permitem imaginar-se separadas. Elas sabem que estão infelizes nessa relação, mas acreditam que com uma separação não conseguiriam sobreviver.

Se no início do relacionamento decidissem que um trabalharia e outro assumiria as tarefas domésticas, por exemplo, esse provavelmente é um motivo. O medo de enfrentar um novo estilo de vida, reinserindo-se no mercado de trabalho e na vida social faz com que qualquer decisão de se separar seja impossível.

Descubra: Não renuncie ao amor, renuncie às pessoas que não souberam amá-lo

Reflexão

Casais infelizes ainda estão juntos por várias razões que a maioria das pessoas ao seu redor não consegue entender. É provável que seus amigos mais íntimos ousem falar sobre suas mágoas e aconselhá-los, mas a verdade é que somente eles podem trabalhar para mudar a situação.

Há aqueles que recorrem à ajuda profissional para melhorar o casal, ou tomar as decisões certas. E outros permanecem imobilizados, com a mesma vida esperando que o futuro seja melhor.