Você ainda está com seu parceiro por pena, culpa ou medo?

· 21 de dezembro de 2017
Se você ainda continua com seu parceiro por pena, talvez se pergunte se é o melhor que pode fazer para ambos, ou se o mais apropriado é acabar com o relacionamento

Se você continuar com seu parceiro por causa de pena, culpa ou medo, agora é hora de se perguntar o que tudo isso está gerando.

Porque provavelmente você não esteja se sentindo feliz e seu relacionamento não é baseado no amor, quando deveria ser assim.

Muitas vezes o parceiro nos causa pena ou culpa, dois sentimentos que geralmente andam de mãos dadas.

Podemos nos sentir culpados por múltiplas coisas… como é uma pessoa muito boa, nos ama muito e, obviamente… como podemos querer sair do relacionamento e lhe causar tanto dano?

O medo, por outro lado, vai em outras direções totalmente diferentes. Aqui você tem que ver situações de abuso ou mesmo certos medos que temos, e isso nos obriga a permanecer apegados à essa relação.

Por exemplo, se sofrermos de dependência emocional.

Estar com o seu parceiro por causa de pena e culpa, causará sofrimento

Mulher chorando de felicidade porque está com seu pareceiro

Se você continuar com o seu parceiro porque sente pena e culpa, e não consegue lhe dizer que quer deixar o relacionamento; você deve ter em conta que, mesmo que não queira ver isso, está lhe fazendo um dano muito maior.

Essa pessoa não merece estar com alguém que não está sendo totalmente honesto com ela. Você quer deixá-lo, mas a culpa e a tristeza abordam você e fazem você desistir de suas tentativas.

Os seres humanos têm o grande poder de serem empáticos, algo que pode jogar a nosso favor ou contra nós. No momento em que queremos deixar nosso parceiro, pode ser que seus choros e tristezas nos façam sentir mal.

Isso é algo que todos querem evitar, no entanto, isso é natural e não deve ser uma barreira para tomar uma decisão que, na realidade, irá beneficiar vocês dois.

  • Por um lado, você vai parar de estar com alguém por pena, e vai parar de perpetuar um relacionamento que é baseado na culpa e não no amor.
  • Por outro lado, você permitirá que essa pessoa seja livre para que possa viver um amor verdadeiro.

Embora acreditemos que nas separações você sempre perde, muitas vezes você está ganhando.

Você ainda está com seu parceiro por medo do quê?

Mulher abraçando seu pareceiro

Continuar com o seu parceiro por pena é muito diferente, que por medo.

Porque, qual é a origem desse medo? Quem sabe você tenha lhe transmitido sua intenção de se separar e ele tenha lhe ameaçado? Tem medo de que ele levante a mão para você, algo que costuma fazer?

Diante dessas situações, o medo pode paralisá-la. No entanto, é muito importante tirar coragem de qualquer lugar para acabar com esta situação.

No Brasil, discando 190, um número que não deixa nenhum rastreamento em seu telefone, as pessoas do outro lado podem dar instruções relevantes e resolver quaisquer dúvidas que você possa ter.

Claro, a última decisão é sua.

Se, por outro lado, seu medo não for esse, mas o de você ficar sozinho e não encontrar outro parceiro; então podemos estar falando sobre dependência emocional.

Um problema que afeta uma grande parte da sociedade atual, e para o qual é necessária uma ajuda profissional. Você descobrirá como, na realidade, você não precisa de ninguém para ser feliz, e pode se afastar desse relacionamento sem ter medo de nada.

Separar para o seu bem

Mulher triste por deixar ir seu parceiro

Se você continuar com o seu parceiro por causa de pena, culpa ou medo, é importante que saiba que você precisa separar para o seu bem. Na verdade, é a única saída que pode ser saudável para o seu relacionamento.

Esses 3 sentimentos juntos não só causarão mais problemas com seu parceiro, mas o relacionamento pode se tornar muito tóxico.

Tudo porque estamos evitando colocar um ponto final muito necessário.

Temos que estar conscientes de que é natural sentir dor, culpa ou medo, mas todas essas emoções não podem estar conosco a menos que permitamos.

É nosso dever enfrentá-los, porque só então vamos parar de estar em um relacionamento que não tem significado. Estamos nos limitando a ser felizes, e também estamos fazendo isso com a outra pessoa.

Se você continuar com o seu parceiro por causa de pena, culpa ou medo, pense muito bem em que está beneficiando a ambos essa situação, e você verá que na realidade, está fazendo a vocês um dano muito maior.