Mudanças positivas que acontecem ao parar de fumar

· 18 de fevereiro de 2019
Está em nossa mão abandonar o hábito do cigarro para melhorar nossa saúde. Conhecer algumas mudanças positivas que ocorrem ao fazê-lo, nos ajudará a tomar a decisão.

O tabaco é feito com folhas de nicotina, e produz fumaça quando está aceso. O fumante consome e inala componentes químicos (nicotina, gases irritantes e substâncias cancerígenas, radicais livres e oxidantes, metais, e elementos radioativos) altamente viciantes. É por isso que parar de fumar pode ser muito difícil para algumas pessoas.

Os produtos como cigarros e charutos são considerados um vício, porque gera uma dependência no consumidor. Psicologicamente, o indivíduo sente que não pode viver sem ele, porque seu corpo se acostuma. Os efeitos tóxicos do tabaco são físicos e psicológicos.

O tabagismo é considerado um risco para a saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das principais causas de câncer de pulmão e de doenças respiratórias. Ao inalarmos a fumaça, o tabaco libera substâncias tóxicas para o nosso organismo.

O fumante ativo é aquele que consome diretamente o produto. Por outro lado, o fumante passivo aspira indiretamente a fumaça, e também sofre consequências na saúde. Entre as consequências do tabagismo estão dificuldades respiratórias, o cansaço, a ansiedade, e a dependência de cigarros.

O viciado em cigarro sente que fumar diminui seus níveis de estresse e ansiedade. Essa sensação é um efeito psicológico, porque a mente gera dependência ao tabaco.

Confira 5 mudanças positivas que experimentará ao abandonar esse vício.

1. A respiração melhorará

Quando você fuma cigarro, inala fumaça, e essas substâncias vão diretamente para os pulmões. Como fumante você começa a ter dificuldade para respirar, porque retém substâncias tóxicas em seu corpo. Respirar é fundamental para o ser humano, e o tabagismo dificulta esse processo.

Quando você parar de fumar, sua respiração melhorará, pois os pulmões serão limpos, e serão eliminados os componentes nocivos do corpo, por isso os efeitos tóxicos desaparecerão. A princípio será difícil, porque você sentirá que não consegue respirar, mas isso acontece porque os pulmões estão recebendo substâncias do ar. Limpe seus pulmões e respire.

Recomendamos que leia também: 8 motivos para parar de fumar agora mesmo

2. A fadiga vai desaparecer

A fadiga vai desaparecer ao parar de fumar

A fadiga é causada por insuficiência respiratória. Realizar atividades diárias é difícil, porque o corpo se sente fraco. Andar, correr e praticar esportes são um desafio para o fumante, porque ele não tem energia.

Pouco a pouco, enquanto seus pulmões se desintoxicam, o cansaço desaparecerá, e as energias perdidas se recuperarão. Deixar o cigarro lhe encherá de força e vitalidade. O cansaço não será seu inimigo, e você o combaterá, quando parar de fumar.

3. Você terá uma vida saudável

Uma vida saudável é um dos principais benefícios de parar de fumar. Seu corpo mudará, e você vai se sentir saudável, porque o sistema respiratório funcionará de forma aprimorada. Ao purificar os pulmões, o cérebro receberá mais oxigênio, e você será capaz de pensar rapidamente, e resolver as situações que se apresentam na sua vida.

Parar de fumar vai ajudar você a recuperar uma boa alimentação. O vício do cigarro tira seu apetite, e você substitui a comida pelo cigarro: mas isso vai parar de acontecer quando você abandonar o hábito. Seu corpo agradecerá, porque você comerá bem, e receberá os nutrientes necessários.

4. Você poderá praticar exercícios sem dificuldades

As atividades esportivas não serão um desafio para você, porque deixar o cigarro trará benefícios para seu desempenho físico e mental. O esporte é uma maneira de canalizar energias e reduzir episódios de ansiedade.

Pratique o esporte de seu agrado e concentre suas energias na liberação de toxinas do seu corpo. Purifique sua mente e ocupe-a com os esportes, pois isso gerará grandes benefícios à saúde.

Confira também: Remédios e suplementos para ajudá-lo a parar de fumar

5. Você economizará dinheiro

Você economizará dinheiro ao parar de fumar

Comprar cigarros é geralmente muito caro, porque a indústria do tabaco os faz por meio de um processo de produção complexo. Em uma semana você pode gastar muito dinheiro comprando cigarro e verá isso como algo recorrente, mas esquece que poderia usar esse dinheiro em coisas produtivas.

Parar de fumar será uma economia para o seu bolso. Invista seu dinheiro e seu tempo para melhorar sua dieta, e para atividades produtivas para o corpo. A economia começa a partir de pequenos hábitos, e deixar de fumar ajudará nesse propósito.

Existem muitos benefícios que são gerados ao parar deixar de fumar. Com estas 5 mudanças positivas você verá que, deixar o cigarro mudará completamente a sua vida, a ansiedade de fumar fará parte do passado, e o seu bem estar aumentará. Faça uma tentativa. Seu corpo agradecerá!