Os melhores exercícios de natação para perder peso

9 de novembro de 2019
Apesar de ser um exercício aeróbico, a natação pode ser adaptada à idade e às necessidades de cada um, e também pode ser praticada com a intensidade que desejarmos em cada momento.

A natação é um dos exercícios mais completos que existem, não só para queimar gorduras como também para desenvolver as capacidades cardiovasculares e respiratórias.

Além disso, é um esporte ou atividade que pode ser realizado em qualquer idade e não é preciso ter experiência prévia. Não requer nenhum equipamento especial, somente um maiô. Se você praticar natação em alguma piscina pública, poderá incluir uma touca e óculos.

Continue lendo e descubra por que a natação pode ajudar a perder peso.

Primeiras dicas antes de começar

Se você tem pensado na natação como uma alternativa para emagrecer, mas nunca entrou em uma piscina, não há motivo para se preocupar! Conforme for praticando você se sentirá mais confortável na água e começará a perder peso sem se dar conta. Então, considere estas três dicas:

  1. O objetivo inicial será perder o medo da água ou tentar se manter na piscina sem se apoiar nas bordas, mesmo que com a ajuda de um colete. No início, talvez você não consiga se movimentar bem, O foco não deve ser em fazer os exercícios perfeitamente, mas sim em se sentir confortável.
  2. Os movimentos serão simples no início, porque o que se espera é perder peso, e não o desenvolvimento de estilo, mesmo os mais fáceis como o nado livre ou de costas. É possível usar boias para os braços ou as pequenas pranchas para aprender a bater as pernas e tomar impulso na água.
  3. O terceiro passo será dominar a respiração. Comece na parte mais rasa da piscina. Mergulhe o rosto e expire o ar pelo nariz, depois tirar o rosto da água e respirar. Repita esta operação várias vezes. Isto aumenta a nossa capacidade respiratória. Depois de vários dias treinando, aumente progressivamente até chegar a 20 repetições diárias.
Os melhores exercícios de natação

Porque a natação ajuda a emagrecer?

Basicamente por ser um exercício aeróbico, mas diferentemente de outros, como a corrida, andar de bicicleta ou fazer spinning, a natação pode ser praticada de uma maneira mais tranquila, de acordo com a idade e as necessidades de cada pessoa.

Além disso, é um esporte apto para todos, independentemente de a pessoa ser saudável ou ter doenças de algum tipo.

O bom de nadar é que não percebemos o quanto nos exercitamos naquele momento, porque os nossos braços e pernas estão dentro da água, o que amortece o cansaço.

Por outro lado, o corpo é trabalhado mais do que em qualquer outro esporte, porque os músculos devem fazer pressão frente ao meio aquoso.

Leia também: 5 exercícios que você deve praticar se quiser cuidar dos ossos

Exercícios para perder peso nadando

Os melhores exercícios de natação

 

Descubra: Os melhores conselhos para ensinar seus filhos a nadar

Para queimar calorias do corpo todo ao nadar são recomendados alguns exercícios específicos:

  • 200 metros: os primeiros 50 metros (uma piscina comum ou metade de uma piscina olímpica) nadando crawl, mais 50 metros de costas, os outros 50 metros nadando crawl mais rápido e os últimos fazendo braçadas e respiração lateralmente.
  • 400 metros: 100 metros (piscina ida e volta ou uma piscina olímpica completa) nadando costas, 100 metros de braçadas, 100 metros de estilo livre e 100 metros de crawl.

 

  • Soares, S. (2000). Natação. Educação Física No 1o Ciclo. https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2008.09.001