8 dicas para melhorar o funcionamento do sistema linfático

Atividades tão simples como respirar corretamente e aumentar o consumo de frutas e vegetais podem ser muito benéficas para estimular o sistema linfático e promover a purificação de toxinas
8 dicas para melhorar o funcionamento do sistema linfático

Última atualização: 07 Agosto, 2021

Você sabe como melhorar o funcionamento do sistema linfático? A maioria de nós não sabe exatamente o que é esse sistema e para que ele serve. Continue lendo para descobrir.

O que é e para que serve o sistema linfático?

O sistema linfático é uma estrutura complexa responsável por limpar nosso corpo para livrá-lo de micro-organismos e toxinas que podem deixá-lo doente.

É constituído por nódulos, glândulas, vasos linfáticos e outros órgãos cujo funcionamento cria uma barreira protetora contra os efeitos negativos das infecções.

Na verdade, o funcionamento adequado do sistema linfático é a chave para a produção de glóbulos brancos, um componente essencial para as defesas imunológicas do corpo.

Além disso, participa da filtração dos resíduos líquidos presentes nas células para, posteriormente, promover sua eliminação por meio das funções excretoras de alguns órgãos.

O problema é que, às vezes, a sobrecarga de trabalho leva a um acúmulo excessivo de toxinas, impedindo que este sistema trabalhe de maneira ideal.

Como consequência, os processos inflamatórios do organismo são alterados e surgem doenças como artrite, celulite e excesso de peso.

Felizmente, existem hábitos saudáveis que, quando praticados no dia a dia, favorecem a purificação da linfa para que tudo funcione sem problemas.

Nesta oportunidade, queremos compartilhar as 8 dicas mais importantes para o bom funcionamento do sistema linfático. Incorpore essas práticas em sua vida!

Como melhorar o funcionamento do sistema linfático

1. Pratique técnicas de respiração

Como controlar a sua respiração

Em nosso corpo, a linfa circula em quantidade três vezes maior do que a de sangue, mas não possui um órgão que suporte sua passagem pelos capilares e vasos linfáticos.

Este passo é favorecido com movimentos respiratórios e musculares, que servem de impulso para que ela circule sem dificuldades.

Dessa forma, as técnicas de respiração profunda são um bom hábito para ajudar no transporte, filtragem e eliminação das toxinas.

2. Faça exercícios físicos para melhorar o funcionamento do sistema linfático

O exercício físico tem benefícios interessantes para a saúde circulatória e linfática. Sua prática promove a expulsão dos resíduos presentes no sangue, otimizando assim o funcionamento do sistema linfático.

A atividade cardiovascular, os exercícios de alongamento e alguns exercícios físicos de resistência apresentam benefícios interessantes para essa estrutura complexa.

3. Beba água com limão

Para que o fluido linfático flua suavemente por todo o corpo, é necessário beber quantidades adequadas de água.

Este valioso fluido é absorvido pelas células e, ao longo do dia, participa tanto das tarefas da linfa quanto da circulação.

Combinado com limão e consumido com o estômago vazio, é muito mais benéfico no processo de eliminação de toxinas.

Claro, sua ingestão deve ser complementada com pelo menos mais dois litros de água. Também é recomendável evitar o consumo de bebidas açucaradas e refrigerantes.

4. Coma mais frutas e vegetais

Os nutricionistas sempre recomendam comer de 5 a 6 porções de frutas e vegetais por dia, pois eles são uma das fontes saudáveis de antioxidantes e nutrientes de alta qualidade.

Ambos os grupos de alimentos exercem um efeito de limpeza e anti-inflamatório que ajuda a purificar o sangue e o sistema linfático.

5. Massagem com uma escova

Uma escova de cerdas naturais é uma boa ferramenta para estimular a função linfática de fora para dentro.

Este elemento deve ser esfregado com movimentos circulares suaves, começando pelos pés e subindo em direção ao peito, e dos dedos de ambas as mãos em direção ao peito.

O ideal é fazer isso com a pele seca, antes do banho, no mesmo sentido em que corre a linfa, ou seja, em direção ao coração.

6. Chás de ervas para melhorar o funcionamento do sistema linfático

As propriedades purificadoras e anti-inflamatórias de algumas ervas naturais são um bom complemento para limpar este sistema.

A sua ingestão regular melhora a circulação, reduz a presença de toxinas e previne o desenvolvimento de algumas doenças.

Entre as mais recomendadas, destacam-se as seguintes:

  • Echinacea
  • Astrágalo
  • Bardana
  • Urtiga
  • Babosa

7. Faça uma drenagem linfática

Como fazer uma drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem terapêutica cujo propósito é melhorar o fluxo da linfa pelo corpo, para facilitar a expulsão dos resíduos retidos tanto na pele quanto nos órgãos internos.

São massagens que devem ser realizadas com delicadeza, pois pressões excessivas impedem a estimulação do sistema.

O ideal é buscar a ajuda de um profissional, pois ele também utiliza produtos que atuam como suplementos e estimulantes.

Recomendamos que você leia: 5 receitas para limpar o fígado

8. Alternância de banhos quentes e frios

Durante o banho, convém alternar os jatos de água quente e fria por alguns minutos.

O calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, enquanto o frio faz com que eles se contraiam.

Assim, o banho é uma terapia alternativa para estimular a função linfática e facilitar a eliminação de toxinas.

Como você acabou de notar, há muitas coisas que você pode fazer para garantir o funcionamento adequado do seu sistema linfático. Procure adotar cada um desses hábitos e descubra como eles são úteis para melhorar a sua qualidade de vida.

Pode interessar a você...
5 remédios à base de ervas que ajudam a estimular o sistema linfático
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 remédios à base de ervas que ajudam a estimular o sistema linfático

No seguinte artigo compartilharemos cinco bons remédios de ervas que, se ingeridos de forma regular, ajudam a estimular o sistema linfático.



  • Moore, K., & Dalley, A. (2005). Sistema Linfático. In Anatomía con orientación clínica.
  • Olmos Martínez, S., & Gavidia Catalán, V. (2014). El sistema linfático: el gran olvidado del sistema circulatorio. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. https://doi.org/10498/15974
  • k. Jenner. (1999). Cuerpo Humano. Ultimas Noticias de La Antropometria.