O mel ajuda a perder peso?

Devido ao seu sabor, o mel ajuda a acalmar a ansiedade e a necessidade de consumir alimentos doces, ao mesmo tempo que ativa o metabolismo. No entanto, não deve ser consumido em excesso.
O mel ajuda a perder peso?

Última atualização: 10 Agosto, 2021

O resultado do trabalho incansável das abelhas é o mel. Este é um alimento consumido há centenas de anos, e várias propriedades medicinais foram atribuídas a ele. Por esse motivo, você já deve ter ouvido falar que o mel pode ser usado para aliviar um desconforto ou simplesmente promover o bem-estar, e você pode até mesmo ter ouvido que o mel ajuda a perder peso.

As avós comentam que se for usado externamente, ele é muito bom para melhorar a saúde da pele e dos cabelos. Mas que tal perder alguns quilos a mais? Neste artigo, explicamos mais sobre isso.

O mel ajuda a perder peso? O que diz a ciência?

Pote de mel artesanal

Além de delicioso e, por isso mesmo, muito utilizado nas mais diversas preparações culinárias, o mel é um alimento que vem sendo muito estudado ao longo dos anos.

Ele costuma estar associado ao alívio de desconfortos na garganta, gripes e resfriados. Um estudo realizado em roedores decidiu avaliar como o mel promove menos ganho de peso, adiposidade e triglicerídeos do que a sacarose em ratos. Os autores chegaram à seguinte conclusão:

“Comparado com a sacarose, o mel pode reduzir o ganho de peso e a adiposidade, presumivelmente devido à menor ingestão de alimentos, e promover uma diminuição nos triglicerídeos séricos, mas uma concentração maior de colesterol de lipoproteína de não alta densidade”.

Por outro lado, os resultados de outras pesquisas sobre as propriedades emagrecedoras do mel afirmam que é necessário continuar analisando este alimento, pois no momento não há certeza de que ele tenha a capacidade de indicar ao cérebro que já recebeu uma dose suficiente de açúcar.

Continuando com a ideia de que ele pode ser um bom aliado para emagrecer, há quem considere que uma colher de sopa deste produto pode ser benéfica. Agora, embora não haja evidências que confirmem que o mel tem propriedades “emagrecedoras”, a verdade é que o mel pode gerar alterações no metabolismo que nos ajudam a perder quilos extras.

  • Ele é energizante; portanto, consumi-lo antes do exercício ou esporte pode ser muito benéfico para favorecer o desempenho.
  • Pode ajudar a saciar a vontade de comer por ansiedade. Isso ajudaria a evitar lanches, doces e alimentos não saudáveis.
  • Gera menos dependência do que o açúcar refinado, por exemplo.

Se comermos doces à noite, podemos não dormir bem, acordar no meio da noite ou ter insônia. Está comprovado que um bom sono noturno ajuda a emagrecer, pois durante a noite ocorrem certos processos de reparação muscular e queima de gordura.

Então, se consumirmos uma colher de mel antes de dormir, estaremos saciando o apetite por doces sem gerar vício (já que a frutose que ele contém é natural e de alta qualidade) e, ao mesmo tempo, dando ao corpo a oportunidade de descansar e se recuperar.

Mel, canela e água: a receita ideal para perder peso?

Existem várias hipóteses sobre a capacidade do mel de ajudar a perder peso. Por exemplo, além de consumir uma colher de sopa antes de treinar, podemos aproveitar seus benefícios durante o dia (mas sem exceder as quantidades, pois isso seria contraproducente).

É necessário interromper completamente a ingestão de produtos com açúcares processados.

  • Adoce as suas sobremesas, frutas e chás com mel (você pode encontrá-lo em várias apresentações, mais líquidas ou mais sólidas, mais ou menos açucaradas, etc.) e incorpore mais frutas, vegetais e legumes na sua alimentação diária.
  • Evite farinhas, refrigerantes e gorduras trans. Estas últimas mostraram uma estreita relação com a obesidade e problemas metabólicos em roedores.
  • Beba dois litros de água por dia e não se esqueça dos exercícios. Quanto mais ativo você for, menor será o risco de ganhar peso.

Seguindo todas essas dicas, você estará ajudando o corpo a queimar gordura e eliminar as toxinas acumuladas.

Por outro lado, há pessoas que – além de seguir os conselhos anteriores – consomem um copo de água com mel e canela todos os dias para complementar a alimentação. A receita seria a seguinte.

Pote de mel

Ingredientes

  • 1 copo de água quente (200 ml).
  • 5 colheres de chá de mel (25 g).
  • 1 pitada de canela em pó.

Preparação

  • Aqueça a água e, quando começar a ferver, adicione o mel e a canela e misture bem.
  • Beba ao acordar (meia hora antes do café da manhã ou meia hora antes do exercício).

Não se esqueça de ler: 3 infusões caseiras para os lanches

Naqueles momentos em que a ansiedade te invade e você não sabe mais o que fazer para parar de pensar em comer doces, esta infusão pode ser muito útil. Mas lembre-se: não abuse da quantidade de mel e, na medida do possível, reduza-a até conseguir beber a infusão naturalmente, sem qualquer tipo de adoçante.

Consumir mel com moderação para aumentar a perda de peso

Se você tiver dúvidas sobre como melhorar o seu estilo de vida para perder peso de forma saudável, consulte o seu médico de família ou nutricionista. O consumo do mel pode ser uma ajuda para perder peso devido à sua capacidade de saciar, mas não devemos nos exceder. Lembre-se de que será necessário introduzi-lo no contexto de uma alimentação balanceada.

Pode interessar a você...
4 infusões com mel para melhorar a nossa saúde
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 infusões com mel para melhorar a nossa saúde

Podemos preparar infusões com mel de várias maneiras para melhorar a nossa saúde. Descubra 4 receitas saudáveis neste artigo.



  • Nemoseck TM, Carmody EG, Furchner-Evanson A, Gleason M, Li A, Potter H, Rezende LM, Lane KJ, Kern M. Honey promotes lower weight gain, adiposity, and triglycerides than sucrose in rats. Nutr Res. 2011 Jan;31(1):55-60. doi: 10.1016/j.nutres.2010.11.002. PMID: 21310307.
  • Larson-Meyer DE, Willis KS, Willis LM, Austin KJ, Hart AM, Breton AB, Alexander BM. Effect of honey versus sucrose on appetite, appetite-regulating hormones, and postmeal thermogenesis. J Am Coll Nutr. 2010 Oct;29(5):482-93. doi: 10.1080/07315724.2010.10719885. PMID: 21504975.
  • Hua Y, Fan R, Zhao L, Tong C, Qian X, Zhang M, Xiao R, Ma W. Trans-fatty acids alter the gut microbiota in high-fat-diet-induced obese rats. Br J Nutr. 2020 Dec 28;124(12):1251-1263. doi: 10.1017/S0007114520001841. Epub 2020 Jun 1. PMID: 32475367.