Lista de alimentos proibidos na dieta cetogênica

Você já ouviu falar da dieta "keto"? Tornou-se muito popular para perder peso, ganhar massa muscular e até tratar patologias.
Lista de alimentos proibidos na dieta cetogênica

Última atualização: 23 dezembro, 2021

A dieta cetogênica se tornou popular nos últimos anos porque é muito eficaz para atingir certos objetivos relacionados à mudança física. Não é qualquer dieta e tem regras que devem ser seguidas para que se cumpra bem. Portanto, neste artigo compartilharemos a lista de alimentos proibidos na dieta cetogênica.

A dieta cetogênica ou keto inclui uma alta ingestão de gorduras saudáveis, adição moderada de proteínas e restrição de carboidratos. Principalmente os que vêm de amidos, açúcares ou farinhas refinadas. Baseia-se em atingir o estado metabólico de cetose.

Características da dieta keto

O objetivo da dieta cetogênica é fazer com que o corpo, por meio de uma alta ingestão de gordura, imite as mudanças metabólicas que ocorrem durante o jejum. Tudo isso para produzir cetonas ou corpos cetônicos. Idealmente, a maioria das gorduras deve vir de fontes saudáveis.

O estado de cetose tem efeito na velocidade com que o corpo consome as reservas de gordura, por isso é benéfico na perda de peso e no ganho de massa muscular, desde que certos parâmetros sejam atendidos.

Existem vários tipos de dietas cetônicas, que diferem conforme a porcentagem permitida de gorduras, proteínas e carboidratos. Algumas são mais rígidas que outras e permitem o consumo de uma quantidade maior ou menor de carboidratos.

Como este é um plano de restrição alimentar, geralmente é útil ter um peso e faixas de urina para medir a progressão da cetose.

Objetivos da dieta keto

A dieta cetogênica tem resultados promissores no auxílio ao tratamento da epilepsia. Sua influência sobre outras doenças tem sido estudada:

  • Ovários policísticos.
  • Pedras nos rins
  • Patologias cardiovasculares.

No entanto, também foi considerada perigosa em outros casos. Portanto, é melhor conhecê-lao bem antes de implementá-la.

Esse tipo de dieta também tem tido sucesso em ajudar pessoas obesas ou com sobrepeso a perder peso. No entanto, por ser tão restritiva, deve ser feita por curtos períodos de tempo, tentando torná-la mais flexível.

Dieta ceto
O nome keto deriva do inglês e se refere ao aspecto cetogênico desse plano alimentar.

Quais são os alimentos proibidos na dieta keto?

A dieta cetogênica favorece o consumo de gorduras e proteínas saudáveis. Portanto, os produtos eliminados pertencem à família dos carboidratos.

Na verdade, apenas pequenas porções de frutas ou vegetais com baixo índice glicêmico são permitidos, como brócolis, couve-flor, acelga, espinafre, alface, pepino, tomate, amora, mirtilo, morango e o limão.

A seguir, mencionamos os alimentos que são proibidos:

  • Cereais: não se deve consumir nenhum tipo de cereal, mesmo os inteiros. Ou seja, arroz, quinoa, milho, cevada, aveia, trigo, centeio ou painço. Isso inclui alimentos de padaria processados ou refinados.
  • Grãos e leguminosas: alimentos como ervilhas, feijão, grão de bico, soja, lentilha ou feijão verde não devem ser incluídos.
  • Vegetais amiláceos e tubérculos: este tipo de alimento geralmente contém uma grande quantidade de carboidratos. Portanto, seu consumo deve ser evitado durante a dieta cetônica. Entre eles estão batata, batata doce, mandioca, cenoura e beterraba.
  • Frutas: como já mencionamos, você pode consumir pequenas quantidades de frutas com baixo índice glicêmico. No entanto, manga, banana, uva, maçã, pêssego, pêra, abacaxi e mamão devem ser eliminados da dieta.
  • Açúcares refinados: incluídos em refrigerantes, adoçantes artificiais, açúcar e mel.
  • Álcool: muitos licores são ricos em açúcares. Portanto, eles não devem ser incluídos na dieta cetogênica. Por outro lado, vinhos doces ou cervejas que não são reduzidos em carboidratos devem ser evitados.
  • Alimentos light : muitos alimentos são ricos em conservantes e, embora não contenham açúcar de cana, podem conter outro tipo de adoçante prejudicial.

Recomendamos que você leia: Prove esta receita de brownies de abacate!

Quando consultar um profissional?

Nem todas as pessoas têm as mesmas condições de saúde, genéticas ou de estilo de vida. Nesse sentido, o ideal é que os processos sejam acompanhados por um nutricionista. Caso contrário, uma dieta pode ser perigosa.

Na verdade, um artigo publicado na revista Food and Nutrition Sciences indica que a dieta cetogênica é arriscada se feita a longo prazo. Nesse sentido, é importante ter um plano personalizado.

Por outro lado, no início da dieta cetogênica podem surgir algumas reações de cansaço, exaustão e alterações do sono. Com o aumento das cetonas, o corpo pode ficar com náuseas. Outro sintoma comum é o aparecimento de um tipo de doença semelhante à gripe, conhecida como keto gripe.

Refeições de dieta cetogênica.
Na dieta cetogênica sao consumidos alimentos ricos em gorduras saudáveis.

As crianças podem fazer essa dieta?

É importante consultar um pediatra quando quiser fazer esta dieta com uma criança para melhorar sua condição de saúde, como convulsões epilépticas. De acordo com um manual do Hospital Pediátrico Garrahan, as cetonas favorecem o controle das convulsões ou crises epilépticas no nível do cérebro.

Além disso, ele acrescenta que esse tratamento é utilizado desde 1924. É seguro e possui evidências científicas que embasam seu uso. Atualmente, é a opção de abordagem não farmacológica mais amplamente utilizada.

Sua saúde vem em primeiro lugar

Embora a dieta cetogênica tenha se tornado popular para perda de peso, é importante saber que ela deve ser feita com sabedoria. Agora que você conhece a lista de alimentos proibidos na dieta cetônica, entende que ela é altamente restritiva em carboidratos.

Pode ser perigoso para algumas pessoas, especialmente se for implementada durante a noite. No entanto, ainda é uma ferramenta valiosa para muitas pessoas que desejam controlar doenças ou perder peso.

This might interest you...
Como fazer uma dieta de desintoxicação?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como fazer uma dieta de desintoxicação?

Fazer uma dieta de desintoxicação está na moda nos últimos anos. Neste artigo, explicamos quais características elas têm. Confira!