6 produtos naturais que te ajudarão a controlar a menopausa
· 10 de julho de 2017
Ainda que exista uma gama de produtos químicos que podem nos ajudar a suportar os sintomas da menopausa, sempre é melhor optar por alternativas naturais, que terão menos efeitos colaterais.
Com a chegada da menopausa, as mulheres costumam ganhar alguns quilos. Geralmente, ela costuma aparecer a partir dos 45 anos e antes dos 54. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 6 produtos naturais que te ajudarão a controlar a menopausa.
Para diminuir seus efeitos, assim como para manter a linha e cuidar da pele quando se chega a esta altura da vida, devemos fazer algumas mudanças na alimentação e tomar suplementos naturais.
Estas mudanças nos ajudarão a ter mais energia e vitalidade para superar esta etapa da melhor forma.
Mudanças metabólicas durante a menopausa
Com o fim dos ciclos menstruais, as mulheres costumam ter mudanças hormonais que vêm acompanhadas por suores, irritação, ondas de calor e, inclusive, depressão e ansiedade.
É muito frequente que, a partir dos 45 anos, a mulher comece a perder parte de sua massa muscular. Com isso, sua região abdominal pode aumentar de volume.
O melhor sempre é recorrer aos conselhos de um nutricionista que seja especializado em menopausa.
É muito útil adotar uma dieta orientada a manter a massa muscular, que aumente as proteínas e reduza determinados carboidratos ricos em farinhas refinadas e gorduras saturadas.
As mudanças que acontecem no corpo feminino durante a menopausa podem se suavizar tomando alguns medicamentos, como é o caso dos hormônios, naturais ou sintéticos.
Porém, também podemos recorrer a outros produtos naturais.
1. Isoflavonas de soja para controlar a menopausa
As isoflavonas de soja são o suplemento vitamínico mais conhecido e usado por muitas mulheres.
As estruturas de composição delas são muito similares as dos estrogênios naturais. Portanto, são ideais para ocupar o espaço destes estrogênios que já não são produzidos na menopausa.
A soja pode ser o complemento ideal para superar a falta de hormônios naturais.
Contraindicações
Caso não seja possível tomar hormônios naturais por qualquer razão, as isoflavonas de soja ou de qualquer outra planta também não serão aconselháveis para consumo.
Da mesma forma, não é recomendável para pessoas com alergia a soja.
Entre os inconveniente que o consumo de soja tem na atualidade, um deles é a quantidade de soja transgênica que há no mercado.
Na hora de adquirir estes produtos, o melhor é usar soja procedente da agricultura orgânica. Podemos encontrá-la em cápsulas, cremes, etc.
2. Remédios com erva-de-são-cristóvão (actaea racemosa) para controlar a menopausa
Também conhecida como acteia, as receitas desta planta substituem muitos dos produtos tradicionalmente preparados com soja.
É que, dentre outras coisas, ela não nos causa a alergia que a soja pode causar, e nem existe o risco da soja transgênica.
Esta planta interessante, originária da América do Norte, pode diminuir a curto prazo os sintomas da menopausa.
Também tem princípios ativos contra a ansiedade, as ondas de calor e as palpitações.
Podemos encontrar derivados desta planta em muitos produtos para perder peso ou para evitar a queda de cabelo.
3. Trevo-vermelho para controlar a menopausa
Esta planta selvagem, da família das leguminosas, também contém isoflavonas, e ajuda a eliminar os efeitos das ondas de calor noturnas, assim como a ansiedade e a depressão.
Podemos encontrar remédios de trevo-vermelho facilmente. Além de isoflavonas, também oferece minerais (magnésio, potássio, cálcio) e vitaminas como a C.
4. A raiz de maca peruana para controlar a menopausa
A raiz de maca peruana também ajuda muito a amenizar os sintomas da menopausa, além de controlar a ansiedade, a depressão e a perda da libido.
Em determinadas regiões do mundo, como o Peru e a Bolívia, é muito utilizada desde a antiguidade para tratar múltiplas doenças.
5. Dong quai para controlar a menopausa
O dong quai (Angelica sinensis), conhecido como “o ginseng feminino”, costuma ser usado para o alívio de diferentes sintomas, tanto da menopausa quanto os pré-menstruais.
A medicina tradicional chinesa utiliza este princípio ativo há muitos anos.
Se procurarmos esta substância nos supermercados, a encontraremos incluída em diferentes receitas alimentares ou complementos.
Seus efeitos são similares aos dos estrogênios naturais.
6. Ômega 3 para controlar a menopausa
Os ácidos graxos essenciais ômega 3 são um tipo de gordura muito útil para diferentes aspectos de nossa saúde.
Além de proteger nosso sistema imunológico e coração, são usados como anti-inflamatórios, algo fundamental durante a menopausa.
O ômega 3 é uma fonte natural de vitamina E, veículo da maioria dos hormônios. Assim, seu consumo é muito saudável durante a menopausa.
Ainda que as ondas de calor e seus efeitos não sejam evitados, é possível melhorar as inflamações, os problemas nos ossos e o aumento do colesterol no sangue.
Martin, C. A., De Almeida, V. V., Ruiz, M. R., Visentainer, J. E. L., Matshushita, M., De Souza, N. E., & Visentainer, J. V. (2006). Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: Importância e ocorrência em alimentos. Revista de Nutricao. https://doi.org/10.1590/S1415-52732006000600011
Amato, P., Christophe, S., & Mellon, P. L. (2002). Estrogenic activity of herbs commonly used as remedies for menopausal symptoms. Menopause. https://doi.org/10.1097/00042192-200203000-00010
Os espasmos musculares podem ter uma infinidade de causas. Ainda que imaginemos quais podem ser os gatilhos destas dores incômodas, em outras situações desconhecemos os motivos. Assim, em grande parte dos casos, o estresse, a tensão muscular, as quedas, o…
Atualmente existem muitos óleos essenciais, mas hoje vamos nos concentrar apenas em um deles: o óleo de menta. Especificamente, nos usos práticos deste excelente óleo, que podem ajudar a melhorar a saúde, e a desfrutar de uma melhor qualidade de…
O herpes genital é um vírus que atinge o organismo através do contato. Dentre os seus sintomas encontramos pequenas feridas ou bolhas que causam coceira e dor na região íntima. Este vírus é muito contagioso e deve ser tratado o…
Não poder respirar bem afeta nossa vida diária e nos faz sentir cansados. Se a isso somarmos outros sintomas como febre, dor de cabeça e secreção nasal, o incômodo pode até mesmo nos deixar na cama devido à fraqueza que…
As verrugas não são, em geral, um grave problema de saúde. No entanto, é sempre bom consultar um dermatologista para verificar quaisquer alterações na nossa pele. A desvantagem é que elas são muito desagradáveis e, além disso, em alguns casos, podem ser…