Leite de aveia: propriedades e benefícios

18 Fevereiro, 2020
O leite de aveia é um alimento com um perfil nutricional muito interessante para prevenir distúrbios metabólicos e digestivos, assim como muitas outras condições de saúde.

O leite de aveia é uma boa alternativa para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, assim como para os que, em última análise, não desejam consumir mais bebidas de origem animal, ou que sofrem de intolerância à lactose.

Na verdade, o leite de aveia também é uma opção natural excelente para as crianças, por sua riqueza nutricional e pelos benefícios que proporciona. No entanto, é possível que você já tenha se perguntado: por que o chamamos de leite de aveia se este não é um alimento à base de leite?

Poderíamos dizer que essa denominação talvez esteja mais relacionada a uma finalidade publicitária. Provavelmente foi derivada do surgimento das bebidas de soja e porque, de certo modo, muitas pessoas tendem a identificá-la dessa maneira. No entanto, seu nome correto é bebida de aveia, ou bebida vegetal de aveia.

Benefícios do leite de aveia

Informação nutricional do leite de aveia

Em 100 ml de leite de aveia, podemos encontrar os seguintes nutrientes:

  • 1 g de proteína
  • 0,04 g de sódio
  • 0% de colesterol
  • 0% de lactose
  • 1,5 g de gorduras (das quais 42% são poli-insaturadas)
  • 9,7% de fibras

Devido às suas características, podemos observar que este é um alimento benéfico para quem não pode consumir lactose ou tem altos níveis de gorduras no sangue. Seu baixo teor de sódio também o torna recomendável para aqueles que apresentam uma elevação na pressão sanguínea.

Leia também: 7 dicas essenciais para parar de beber leite de vaca

Propriedades nutricionais do leite de aveia

A aveia é um dos alimentos mais ricos em fibras
A aveia é um dos alimentos mais ricos em fibras, e oferece benefícios interessantes para a saúde digestiva.

O leite de aveia é uma bebida rica em nutrientes essenciais que fornece, por sua vez, uma ampla diversidade de benefícios e propriedades, ideais para uma dieta saudável, variada e equilibrada.

  • O leite de aveia é rico em fibras

A aveia fornece boas quantidades de fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino, úteis para regular o trânsito intestinal e para prevenir ou tratar a constipação.

  • Carboidratos

É uma bebida que fornece energia, destacando-se especialmente seu alto teor de carboidratos saudáveis. De fato, 100 gramas desta bebida fornecem quase 10 gramas de carboidratos complexos.

  • O leite de aveia contém um alto teor de proteínas

A bebida de aveia se destaca pelo seu alto teor de proteínas, ainda que, se comparada às bebidas de origem animal, como o leite de vaca, sua quantidade seja muito menor. No entanto, 1 copo de leite de aveia fornece 2 gramas de proteína.

  • O leite de aveia é rico em vitaminas do complexo B

Estamos diante de uma bebida com um teor interessante de vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

  • Presença de aminoácidos essenciais

O leite de aveia contém boas quantidades de aminoácidos essenciais, que ajudam nosso organismo na formação de novos tecidos e na manutenção do sistema muscular e nervoso.

  • Alto teor de cálcio

Embora o cálcio esteja, geralmente, associado aos laticínios de origem animal, você sabia que 100 gramas de leite de aveia fornecem 120 mg de cálcio? Este mineral contribui para a saúde dos ossos, mantendo sua formação para que cresçam saudáveis e fortes.

Leia também: Benefícios da água de aveia e como prepará-la em casa

Benefícios do leite de aveia para a saúde

Bebida de aveia
A bebida de aveia pode ajudar a prevenir muitas doenças metabólicas e cardiovasculares.

Tudo que se sabe hoje confirma ou expande alguns conhecimentos da medicina popular, e permite afirmar que a aveia é um alimento eficaz para preservar a saúde ou ajudar a recuperá-la.

1. Reduz o colesterol

A bebida de aveia não tem colesterol e, de fato, é uma bebida excelente para ajudar o nosso organismo a reduzir níveis elevados de gorduras no sangue. Não apenas o colesterol, mas também os triglicerídeos.

Além disso, foi comprovado que o consumo regular de aveia previne a obesidade e reduz os depósitos de gordura abdominal, além de melhorar a função hepática em humanos.

2. Ajuda a depurar o organismo

O leite de aveia é um depurador, por isso é ideal para nos ajudar a manter uma boa saúde e um organismo limpo. Assim, favorece a perda de peso porque nos ajuda a eliminar o que não precisamos.

3. Controla os níveis de açúcar

A aveia estimula a atividade do pâncreas; é uma fonte de carboidratos de absorção lenta e de fibras. Por isso, é recomendada para diabéticos não insulino-dependentes por contribuir para estabilizar o açúcar no sangue. Consumi-la no café da manhã, por exemplo, ajuda a manter um maior controle glicêmico.

4. Proteção contra o câncer

Alguns estudos realizados nos Estados Unidos parecem vincular o consumo de leite de aveia a uma certa proteção contra alguns tipos de câncer, como os de cólon, de mama ou de próstata. Isso é especialmente importante num momento em que a taxa de mortalidade por diferentes tipos de câncer vem aumentando ano após ano.

5. Saúde digestiva

Muitas pessoas com úlceras gástricas tomam bebida de aveia diariamente para aliviar seus sintomas. A aveia também é útil em casos de azia, gastrite, constipação (em preparos cozinhando os grãos inteiros) ou diarreia (em preparos cozinhando os grãos sem casca) e flatulências.

Uma análise feita no ano de 2014 dos diferentes estudos científicos realizados até o momento em relação aos efeitos da aveia na constipação constatou que a aveia pode aumentar significativamente o peso das fezes e diminuir a constipação.

Por fim, esperamos que esta informação tenha sido útil para você. Tente introduzir esta bebida vegetal na sua dieta; estamos certos de que ela lhe trará grandes benefícios.

  • Jensen T., Adelmalek MF., Sullivan S., Nadeau KJ., et al., Fructose and sugar: a major mediator of non alcoholic fatty liver disease. J Hepal, 2018. 68 (5): 1063-1075.
  • Burt LA., Billington EO., Rose MS., Raymond DA., et al., Effect of high dose vitamin D supplementation on volumetric bone density and bone strength: a randomized clinical trial. JAMA, 2019. 322 (8): 736-745.
  • Chang HC., Huang CN., Yeh DM., Wang SJ., et al., Oat prevents obesity and abdominal fat distribution, and improves liver function in humans. Plants Foods Hum Nutr, 2013.