Benefícios da água de aveia e como prepará-la em casa
Provavelmente, quando você pensa em aveia, você pensa naqueles flocos que são colocados no leite ou no iogurte para tomar café da manhã. No entanto, este cereal tem muitos outros usos, por isso contaremos neste artigo quais são os benefícios da água de aveia e como prepará-la.
Por que é bom consumir água de aveia?
Basicamente, suas propriedades decorrem do fato da aveia ter uma grande quantidade de fibras, mais que qualquer outro grão ou cereal.
Dessa forma, isso se traduz em muitos benefícios para a nossa saúde, como, por exemplo, a redução da pressão arterial, a melhora de problemas estomacais e gástricos, a perda de peso e o tratamento de doenças cancerígenas.
A água de aveia é usada para limpar o canal intestinal e purificar a corrente sanguínea.
Ela é útil tanto para prevenir quanto para curar diversas doenças, pois proporciona um bem-estar geral para o organismo, principalmente no que diz respeito ao aparelho digestivo e excretor. No caso específico do intestino, ela serve para lubrificá-lo, ajudar a eliminar as toxinas e beneficiar o organismo.
Recomenda-se beber a água de aveia pelas manhãs, de preferência em jejum. Posteriormente, podemos tomar um segundo copo por volta do meio dia, antes do almoço, e outro mais à noite, antes do jantar.
Dessa forma, isso fará com que você se sinta mais satisfeito e não tenha um apetite feroz que te fará comer qualquer prato em questão de segundos.
Algumas pessoas indicam que antes de fazer um tratamento com água de aveia para desintoxicar o organismo, é preciso realizar uma rotina de depuração geral do corpo que dura aproximadamente uma semana. Sendo assim, após este período, você pode tomá-la conforme indicamos.
Usos e benefícios da água de aveia
Podemos destacar as seguintes aplicações e vantagens da água de aveia:
- Reduz os níveis de colesterol no sangue, pois limpa as artérias;
- Estabiliza os níveis de açúcar no sangue, já que nos oferece saciedade sem aumentar a produção de glicose;
- Reduz o risco de câncer, principalmente o câncer de cólon, pois não permite o acúmulo de toxinas no intestino;
- Reduz a hipertensão, assim como ocorre com o colesterol, ao limpar o sangue;
- Contribui para a evacuação intestinal, já que melhora a flora e evita a prisão de ventre;
- Contribui para o emagrecimento, pois proporciona saciedade e permite ir ao banheiro regularmente;
- Melhora o rendimento nos esportes, sendo um complemento ideal para os atletas ou para as pessoas que praticam atividades físicas (deve-se tomar um copo de água de aveia antes de iniciar o treino);
- Melhora a qualidade do sono, o que faz da água de aveia um remédio caseiro contra a insônia.
Sendo assim, leia também: Vença a insônia com estes 5 conselhos
A água de aveia para emagrecer
A maioria das pessoas que consomem a água de aveia o fazem pela capacidade deste líquido de ajudá-las a perder peso. Isso porque ela tem uma boa quantidade de fibras que podem ser ingeridas em um simples copo dessa bebida.
Além disso, ela apresenta uma quantidade pequena de calorias, gorduras e açúcares, o que proporciona uma menor ingestão de alimentos doces, por isso ela é perfeita para quando estivermos nos sentindo muito ansiosos e com vontade de comer sobremesas e guloseimas.
As pessoas que fazem dieta costumam passar fome. No entanto, essa definitivamente não é a melhor opção. A boa notícia é que a água de aveia proporciona saciedade durante várias horas e evita os típicos barulhos do estômago que surgem quando temos fome e queremos comer.
É possível acompanhar a água de aveia com outros alimentos ricos em fibras, como, por exemplo, o coco ralado, a banana, os morangos, a canela, o cravo-da-índia, a baunilha e o cardamomo, que, além disso, também oferecem um sabor ainda mais delicioso à preparação.
Leia também: 7 truques para emagrecer rapidamente
Receitas para fazer água de aveia
Se você quiser consumi-la sozinha, faça isso no café da manhã (antes de comer, ou seja, em jejum). Ela pode fazer parte de receitas como vitaminas, biscoitos assados, molhos e sopas. Não tem um gosto muito forte, por isso é versátil e pode ser consumida tanto com alimentos doces quanto salgados.
Receita N°1 de água de aveia
Ingredientes:
- 3 copos de água
- 1 copo de flocos de aveia
- 4 colheres de missô de cevada
Preparo
Ferva a água. Retire do fogo, acrescente os flocos de aveia e, então, deixe de molho durante 30 minutos. Adicione a cevada e misture bem. Pronto! A bebida já está pronta para consumir. Se quiser, você pode filtrá-la e guardá-la em um recipiente de vidro.
Receita N°2 de água de aveia
Ingredientes:
- 1 copo de flocos de aveia
- 5 copos de água
- 2 colheres de missô de cevada
Preparo
Neste caso, vamos ferver a aveia. Coloque a água para ferver e quando entrar em ebulição acrescente a aveia. Cozinhe durante 10 minutos. Retire a panela do fogo e, em seguida, deixe que ela esfrie até ficar à temperatura ambiente. Adicione o missô e mexa bem.
Cubra o recipiente com um pano e deixe reservado durante toda a noite. Pela manhã, coloque a mistura no liquidificador e, então, bata bem. Deve ser consumido frio e em jejum.
Receita N°3 de água de aveia
Ingredientes:
- 1 copo de água (200ml)
- 1 colher de flocos ou farelo de aveia
- Mel, açúcar orgânico, canela ou stevia (adoçante a gosto)
Preparo
Esta última opção conta com um adoçante natural. Faça esta receita à noite e, se quiser mais porções, multiplique as quantidades dos ingredientes.
Sendo assim, coloque a aveia na água e, logo em seguida, acrescente também o adoçante de sua escolha. Reserve durante toda a noite e beba pela manhã, em jejum logo após acordar. Você pode tomá-la gelada, morna ou quente, ou como preferir.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aparicio , A., & Ortega, R. (2016). Efectos del consumo del beta-glucano de la avena sobre el colesterol sanguíneo: una revisión. Revista Española de Nutrición Humana y Dietética, 20(2), 127-139. https://renhyd.org/index.php/renhyd/article/view/183
- Fundación Española de Nutrición. (2017). Informe sobre Datos actuales sobre las propiedades nutricionales de la avena. Fundación Española de Nutrición. https://www.fen.org.es/storage/app/media/PUBLICACIONES%202017/INFORME%20AVENA_FEN_v2_2017__AvenaFEN2017_ok%201.pdf
- García, I., Méndez, S., Aguirre, N., Sánchez, M., Matías, D., & Pérez, E. (2018). Incremento de la ingesta de fibra dietética complementaria al tratamiento del síndrome metabólico. Nutrición Hospitalaria, 35(3), 582-587. https://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0212-16112018000300582&script=sci_arttext&tlng=pt
- Harvard T.H. Chan. (s.f.). Oats. Harvard T.H. Chan. Consultado el 24 de noviembre de 2023. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/oats/
- Mathews, R., Shete, V., & Chu, Y. (2021). The effect of cereal Β-glucan on body weight and adiposity: A review of efficacy and mechanism of action. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 63(19), 3838-3850. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10408398.2021.1994523
- Rebello, C., Johnson, W., Martin, C., Han, H., Chu, Y., Bordenave, N., van Klinken, B., O’Shea, M., & Greenway, F. (2016). Instant Oatmeal Increases Satiety and Reduces Energy Intake Compared to a Ready-to-Eat Oat-Based Breakfast Cereal: A Randomized Crossover Trial. Journal of the American College of Nutrition, 35(1), 41-9. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07315724.2015.1032442
- Zeng, Z., Jendricke, P., Centner, C., Storck, H., Gollhofer, A., & König, D. (2021). Acute Effects of Oatmeal on Exercise-Induced Reactive Oxygen Species Production Following High-Intensity Interval Training in Women: A Randomized Controlled Trial. Antioxidants, 10(1), 3. https://www.mdpi.com/2076-3921/10/1/3