Descubra as melhores infusões saciantes para perder peso

Algumas infusões ajudam a prolongar a sensação de saciedade para evitar aqueles "lanches" que nos impedem de perder peso. Compartilharemos algumas opções interessantes com você. Vá em frente e experimente!
Descubra as melhores infusões saciantes para perder peso

Última atualização: 12 Fevereiro, 2021

As infusões saciantes podem ser consideradas um bom complemento à dieta voltada para a perda de peso. Elas ajudam a hidratar o corpo, evitam o consumo de bebidas industrializadas e também combatem a retenção de líquidos.

Quando se trata de perder peso, não devemos pular refeições ou passar fome para tentar chegar mais perto de nosso objetivo. Também não é necessário se forçar a beber dois litros de água por dia, beber limonada com o estômago vazio ou recorrer a outras medidas extremas. Com isso, o que realmente conseguiríamos é desacelerar o metabolismo e, mesmo que consigamos perder alguns quilos, é mais provável que o recuperemos logo em seguida.

Para perder peso de forma saudável devemos cuidar de nós mesmos, e para isso é fundamental adotar e manter hábitos de vida saudáveis ​​e consistentes, como uma boa alimentação e hidratação.

As infusões saciantes são úteis após as refeições, pois reduzem a necessidade de “lanchar” entre as refeições. No entanto, deve ficar claro que, sozinhas, essas bebidas não agirão milagrosamente contra o excesso de peso.

A importância de estar saciado na hora de perder peso

Você acaba de comer e em meia hora já sente fome novamente. Isso já aconteceu com você alguma vez? É provável que sim, e por isso devemos considerar alguns aspectos simples sobre este tema, considerando o que eles nos explicam por meio da British Nutrition Foundation.

A sensação de fome é regulada pelo cérebro e vários fatores a influenciam, como por exemplo os ciclos de luz ou a ansiedade. Estamos diante de um processo que não é só biológico, visto que fatores como o estresse ou a ansiedade determinam a nossa necessidade de comer ou, pelo contrário, nossa falta de apetite.

Algo que é interessante saber é que assim que começamos a comer o cérebro envia uma série de hormônios ao estômago e esses hormônios indicarão, depois de 20 minutos, que já estamos saciados.

Isso significa que é importante mastigar devagar para favorecer a salivação e a correta assimilação dos nutrientes no processo de digestão. Se comemos com tranquilidade e lentamente, colocamos uma menor quantidade de comida no estômago e ele se sacia em pouco tempo.

Devemos considerar também que os alimentos ricos em açúcares, gorduras ou farinhas refinadas têm um nível nutricional baixo. Além disso, voltemos a ter fome em pouco tempo.

Algo tão simples como adicionar alimentos saciantes em nossa alimentação, como por exemplo o espinafre, as nozes, o abacaxi, as amêndoas ou o salmão, pode nos fazer passar algumas horas sem sentir fome novamente.

Recomendamos também a leitura: Benefícios do chá vermelho para emagrecer

Infusões saciantes para perder peso

Infusões saciantes para perder peso

As infusões saciantes podem ser consideradas um coadjuvante no tratamento para perder peso. No entanto, é importante notar que seus efeitos não são instantâneos ou milagrosos. Na verdade, se realmente quisermos emagrecer, é fundamental manter uma alimentação saudável e fazer exercícios, dentro de um estilo de vida saudável.

Por outro lado, não podemos ignorar que, apesar de naturais, algumas dessas bebidas são contraindicadas. Portanto, se tivermos alguma doença, ou estivermos em tratamento, é melhor consultar um médico antes de tomá-las.

Infusão de raiz de bardana

Você poderá encontrar raiz de bardana em qualquer loja de produtos naturais. De acordo com uma revisão publicada na Inflammopharmacologyessa planta é conhecida como um alimento saudável e nutritivo nas sociedades chinesas.

  • A raiz de bardana tem inulina, fitoesterol e ácidos fenólicos.
  • É um bom antisséptico, combate a inflamação, a retenção de líquidos, é saciante e cuida da nossa digestão.

Como fazer a raiz de bardana

  • O melhor é tomar uma ou duas infusões por dia depois das refeições principais.
  • Basta colocar uma colher de chá (5 g) desta planta em infusão com um copo de água (200 ml).

Contraindicações da raiz de bardana

  • Não tome esta infusão se estiver grávida ou tiver um problema cardíaco que a obrigue a tomar algum tipo de medicamento.

Infusão saciante de fucus

Uma publicação na revista médica Marine Drugs observa que o fucus se tornou popular na medicina natural devido ao seu conteúdo de iodo. Graças a isso, são atribuídas propriedades terapêuticas para o tratamento do bócio, complicações relacionadas à tireoide e obesidade.

  • O fucus é muito adequado para perder peso, nos manter saciados, bem como favorecer nossa saúde em geral.
  • É uma alga rica em antioxidantes, vitamina C e carotenoides que lutam contra a obesidade. 

Como fazer a infusão de fucus

  • Você encontrará infusões prontas para preparar em farmácias ou lojas de produtos naturais. Pode tomar uma ou duas xícaras por dia, depois das refeições.

Contraindicações da infusão de fucus

  • O fucus contém iodo, portanto será muito adequado se você sofre de hipotiroidismo. No entanto, se sua tireoide estiver muito ativa é melhor evitar esta bebida natural.

Infusão de cavalinha

Infusão de cavalinha

Entre as conhecidas infusões saciantes, a cavalinha é uma das mais recomendadas para perder peso. É diurética, rica em vitaminas e minerais e um complemento ideal para introduzir na nossa alimentação.

Além disso, segundo informações publicadas no Journal of medicinal plant research, possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas e antidiabéticas que auxiliam na promoção do bem-estar.

Como fazer a infusão de cavalinha

  • Neste caso, basta tomar uma xícara por dia depois da refeição principal. Coloque uma colher de chá (5 g) da planta em infusão com um copo de água (200 ml).

Contraindicações da cavalinha

  • Se você estiver grávida ou toma medicamentos para hipertensão, é sempre melhor consultar primeiro o seu médico. A cavalinha pode não ser apropriada.

Infusão de casca de maçã

A casca da maçã contém fibras, antioxidantes e outros nutrientes que contribuem para o nosso peso e bem-estar. Um estudo publicado na PLoS One observa que essas cascas diminuem o estresse oxidativo e a inflamação.

Como beber minha infusão de casca de maçã

  • Coloque para ferver um copo de água e adicione a casca limpa de uma maçã. Adicione meia colher de chá (5 ml) de suco de limão e um pauzinho de canela.
  • Permita que fique em infusão durante 20 minutos, para, por fim, coar todo o conteúdo e beber.

Resumindo

Podemos experimentar essas infusões saciantes como parte da dieta, desde que não sejam contraindicadas em nosso caso. No entanto, devemos ter em mente que, sozinhas, elas não ajudam a perder peso. É preciso manter uma boa alimentação, fazer exercícios e adotar outros hábitos saudáveis.

Pode interessar a você...
Infusão de castanha-da-índia para a diarreia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Infusão de castanha-da-índia para a diarreia

A diarreia deve ser tratada rapidamente para evitar a desidratação ou maiores complicações, por isso sugerimos a você que experimente esse remédio.