Infusão de ginseng: propriedades para perder peso e como tomá-la

7 de setembro de 2019
Além de nos ajudar a perder peso, a infusão de ginseng favorece a eliminação de líquidos retidos e ademais fornece energia extra.

A infusão de ginseng é uma das bebidas medicinais que ganhou fama por sua capacidade de ajudar o emagrecimento. Esta planta, usada desde os tempos antigos nos países orientais, concentra ingredientes ativos que inibem os danos celulares e ajudam o metabolismo.

Destaca-se como energético porque pode substituir certas bebidas em caso de fadiga física e mental. Além disso, fortalece o sistema imunológico e seus compostos anti-inflamatórios ajudam a prevenir várias doenças comuns.

Por que esta bebida é aconselhada para perder peso? Como é consumida? Sabemos que muitos estão interessados ​​em adicioná-la à dieta. Portanto, queremos compartilhar seus principais benefícios e uma maneira simples de prepará-la. Anote!

O que é ginseng?

Ginseng para emagrecer

Ginseng é uma planta pertencente à família Araliaceae. O termo “ginseng” vem do chinês “jen shen”, que em nossa língua significa “raiz sagrada do homem”. É cultivada principalmente nos países orientais e nos Estados Unidos.

São distinguidos três tipos de plantas: ginseng asiático ou coreano (Panax ginseng), ginseng americano (Panax quinquefolius) e ginseng siberiano (eleutherococcus senticosus). No entanto, este último não é propriamente um ginseng.

Propriedades nutricionais do ginseng

Os nutrientes contidos no ginseng são responsáveis ​​pela maior parte de suas propriedades. Portanto, vale a pena conhecer em detalhes seus principais componentes:

Benefícios da infusão de ginseng para emagrecer

Devido à sua interessante composição nutricional, o ginseng é indicado como um complemento eficaz para perder peso. Isso, além de seu alto valor energético, faz com que se destaque sobre muitas outras plantas que têm o mesmo objetivo. Vejamos em detalhes seus benefícios.

Melhora o rendimento

Muitos aconselham tomar a infusão de ginseng em vez dos energéticos convencionais, pois melhora o rendimento sem causar efeitos adversos. Por suas propriedades, serve como fonte de “combustível” para as células, otimizando as funções dos órgãos.

Por outro lado, melhora a circulação sanguínea e, como facilita a oxigenação celular, prolonga o desempenho físico e mental. Ao mesmo tempo, mantém um gasto energético constante que melhora os efeitos do exercício físico.

Quer ter mais energia? Então leia: Como melhorar sua dieta para ter mais energia

Combate a retenção de líquidos

Como sabemos, a retenção de líquidos é um dos distúrbios que interfere na perda de peso. Assim, aproveitando o efeito diurético da infusão de ginseng, esse problema pode ser aliviado para combater o excesso de peso.

A infusão de ginseng acalma o desejo por comida

Devido à sua capacidade de regular os níveis de glicose no sangue, o ginseng pode diminuir esses desejos constantes. Como sua infusão é muito baixa em calorias, é ideal para acalmar a fome sem ganhar peso.

Melhora a digestão

Ginseng melhora a digestão

Quando ingerida após a refeição, a infusão de ginseng favorece o processo digestivo e diminui o risco de prisão de ventre. Por sua vez, favorece a quebra de proteínas e gorduras para melhorar o funcionamento metabólico.

Leia este artigo: Alimentação para controlar o colesterol alto

Reduz o colesterol

Os compostos ativos da planta atuam de forma benéfica em pacientes com colesterol alto. A assimilação de seus nutrientes favorece a limpeza das artérias e a quebra de lipídios que formam placas ou obstruções.

Como preparar a infusão de ginseng para perder peso?

Infusão de ginseng

Para preparar uma infusão de ginseng, basta comprar a planta em qualquer loja de produtos naturais. Aliás, também pode ser comprado em saquinhos de chá, cápsulas e outros suplementos. No entanto, recomendamos seu uso em seu estado natural.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de ginseng ralado (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • Mel (opcional)

Preparação

  • Primeiramente, rale a raiz de ginseng e adicione-a em um copo de água fervente.
  • Cubra a bebida, deixe descansar por 10 minutos e filtre-a com um coador.
  • Por último, adoce com uma colher de mel.

Modo de consumo

  • Tome a infusão no meio da manhã, pelo menos 3 vezes por semana.

Observação: Para obter melhores resultados, você pode adicionar uma colher de chá (5 g) de raiz de alcaçuz, porque esta planta aumenta as suas propriedades desintoxicantes e energéticas.

Contraindicações da infusão de ginseng

Embora tenha muitos benefícios nos planos de perda de peso, a infusão de ginseng é forte e é contraindicada em casos especiais. Portanto, é importante conhecê-lo antes, pois pode haver um risco de efeitos indesejados se não forem levados em consideração.

É contraindicada para:

  • Crianças menores de 12 anos.
  • Mulheres grávidas ou amamentando.
  • Pessoas que estão sendo tratadas com medicamentos antidepressivos ou anticoagulantes.
  • Pacientes tratados por hipoglicemia (como diabéticos).
  • Doenças como esclerose múltipla ou artrite reumatoide.

Por último, lembre-se de que, como qualquer suplemento, ele deve ser acompanhado de uma alimentação saudável e de exercícios físicos. Embora seja benéfico para perder peso, a infusão de ginseng não dará resultados milagrosos sem fazer outros esforços.

E se tiver qualquer dúvida seu médico deve ser consultado, porque ele dará as orientações adequadas para cada caso.