Ideias decorativas para as crianças da casa

O que pode ser mais lindo do que arrumar nosso espaço de acordo com as nossas preferências? Não prive as crianças deste prazer: oferecemos algumas ideias para fazê-las participar nas decisões.

Quando se trata de decoração e ambientação, cada integrante da família pretende dar seu toque ao espaço pessoal. Isso tem total sentido e é um direito que os pais devem outorgar. Para ajudar a você e ao seu filho neste processo te oferecemos algumas ideias decorativas para os menores.

Em muitos casos, os pais não dão atenção aos conselhos dos pequenos no que diz respeito a decoração de seu quarto ou de outros espaços. Seu argumento é que as sugestões são “infantis”, pouco realistas ou talvez muito custosas.

Porém, isso não teria que ser assim. Nos encontrarmos em um ambiente que nos agrade é um direito que temos. Ainda mais quando se trata de nossa própria casa.

Portanto, é necessário trabalhar em conjunto e encontrar um consenso para dar um toque especial aos quartos de cada membro da família, ou aos demais cômodos.

Com as seguintes ideias decorativas para os menores, pode fazê-los partícipes do processo de ornamentação dos diferentes espaços.

Ideias decorativas para os menores

Retângulos de isopor

Ideias decorativas para as crianças

Pode ser um excelente instrumento para dar asas à criatividade das crianças. Neles podem colocar fotos com seus familiares, amigos e mascotes. Uma boa ideia é permiti-los fazer as próprias fotos, seja com o celular ou com a câmera.

Por outro lado, também lhes permita colar recortes de revistas, desenhos próprios ou inclusive lembretes para a escola. Sem dúvidas, é um elemento que não deveria faltar no quarto de uma criança.

Veja também: Benefícios para a saúde de ter um animal de estimação

Distribuição dos móveis

Talvez pareça aos adultos uma ninharia ou algo em que as crianças não deveriam participar. Porém, escolher onde colocar a cama, o baú ou os brinquedos, reconfortará ao pequeno e o fará se sentir importante.

Óbvio que você deve supervisionar o processo para evitar erros ou acidentes, mas é importante que os pequenos desenvolvam esse sentido de independência em seu próprio espaço. Além disso, implica em um exercício de aplicação de estratégias e sentido comum muito frutífero.

Colocar pôsteres

Ideias decorativas para que as crianças façam na sala

Todos já fomos crianças e adorávamos colar imagens de nossos artistas, atletas ou personagens de ficção favoritos. Porque teríamos de privar as crianças desta possibilidade?

Sim, pode ser que as paredes e portas percam alguma tinta ao trocar os pôsteres de lugar ou substituí-los por outros. Mas isso permitirá aos menores que se sintam à vontade com seu quarto e, porque não, acompanhados e protegidos por seus super-heróis ou figuras de adoração.

Recomendamos ler: 15 brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças

Um espaço para pintar

Talvez te soe um pouco ousado, mas poderia deixar uma porção da parede para que a criança pinte um mural. Para saber se esta opção é conveniente, deveria avaliar os seguintes pontos:

  • O interesse do pequeno pela proposta.
  • Seu gosto por pintar.
  • A disponibilidade do espaço suficiente, já que não poderá colocar móveis de frente para esta parede.
  • Considere ajudá-lo no processo de preparo do mural.
  • Se não é hábil com os pincéis, pode usar suas próprias mãos para deixar sua marca na parede. É um método simples que não pode falhar.

Esta é uma das ideias decorativas para os menores que mais gera satisfações quando pronta. Um conselho útil é praticar em outras superfícies antes de fazer o trabalho final. Assim, poderão corrigir erros e procurar o modelo e as cores mais apropriados.

Escolher móveis e decorações

Ideias decorativas para o quarto das crianças

Nem tudo se trata de fazer artesanatos. Você pode tirar uma tarde para levar seu filho a um bazar; hoje em dia há muitos e com uma oferta enorme.

Ali poderá encontrar quadros, almofadas, cadeiras e até móveis que darão um toque pessoal e único ao seu quarto. Colabore na combinação de cores; considere a cor das paredes, cortinas e lençóis e gere com o pequeno um recinto do qual se sentir orgulhoso.

Quarto de estudos, leitura e brinquedos

A última das ideias decorativas para os menores tem a ver com o espaço de estudo e leitura. Você pode destinar uma parte do quarto para pôr um escritório, uma estante e uma almofada, cadeira ou Puff para estas atividades.

Para que eles participem, deixe-os escolher as cores e, claro, os livros que querem ter em sua biblioteca. Este detalhe pode ser a diferença entre uma criança que desfruta da leitura e uma que não.

Claro, também não é questão de descartar outro tipo de entretenimento. Seria bom deixá-lo preparar seu espaço de jogos e distrações.

Recomendações

  • Advertir sobre os perigos de manejar elementos como tesouras ou colas.
  • Deixar claro quais paredes e móveis podem ser decorados e quais não.
  • Estabelecer horários de trabalho que não interfiram nas obrigações do pequeno.
  • Atender as suas recomendações e reclamações. Eles melhor do que ninguém sabem o que querem e precisam.

Como você pôde ver, trata-se de um processo de trabalho em equipe e deliberação. Porém, é uma excelente oportunidade de desenvolver a independência e a responsabilidade das crianças. Anime-se e dê a elas uma chance!

Recomendados para você