Saiba quais são os benefícios de ter um hobby

Ter um hobby é uma maneira ideal de nos livrarmos do estresse, nos desconectarmos, e de melhorar nossa criatividade, enquanto relaxamos e fortalecemos nosso bem-estar.

Que tipos de passatempos você tem? São muitos os benefícios de ter um hobby, embora nunca tenhamos parado para pensar nisso. Se você não tiver tempo para fazer uma atividade que aprecia, a partir de hoje saberá o quanto será importante separar, mesmo que sejam apenas alguns minutos, para ela.

Os hobbies podem ser de vários tipos: tricotar, escrever, praticar hipismo, esportes de risco, pintar, fazer artesanato… Em suma, um hobby é uma atividade divertida que faz você feliz .

Os benefícios de ter um hobby

A seguir, descobriremos alguns dos benefícios de ter um hobby. São vantagens que nunca notamos, e que certamente nos surpreenderão. Confira!

1. Conhecer outras pessoas

Ateliê de pintura

Acredite ou não, alguns hobbies têm o poder de fazer com que você se envolva mais com outras pessoas. Principalmente aqueles que envolvem atividades em grupo.

Por exemplo, inscrever-se em uma oficina de artesanato fará com que você interaja com pessoas maravilhosas.

Muitas vezes nos queixamos de não encontrarmos pessoas ao nosso redor com nossos mesmos gostos e afinidades. Por esta razão, fazer matrículas em oficinas ou praticar nossos hobbies em um grupo nos fará conhecer gente nova e com interesses semelhantes aos nossos.

2. Afastar o estresse

Praticar um hobby é ter tempo para se dedicar a uma atividade de que você goste. Por exemplo, se você gosta de escrever, pode ser que escrever por somente 10 minutos faça você se sentir feliz.

Por isso, às vezes é recomendável praticar nossos hobbies (dependendo do que são) na primeira ou última hora do dia.

  • Um hobby quebra nossa rotina, nos relaxa, e nos permite evitar preocupações de trabalho.
  • Quando sentimos uma grande pressão, os passatempos podem ser nosso caminho de libertação. Com eles, todas as tensões, ansiedade e estresse podem desaparecer.

3. Descansar ativamente

Você se lembra das pausas ativas de que falamos quando nos referimos ao trabalho? Isso é algo semelhante, mas dedicado ao nosso tempo livre. Um tempo que não desperdiçaremos, e que sentiremos que foi produtivo.

Quando estamos praticando um hobby, não estamos apenas descansando e relaxando, mas estamos adquirindo conhecimento e progredindo. Isso nos ajuda a nos sentir motivados e a dar sentido à nossa vida.

4. Fomentar sua criatividade

Os benefícios dos trabalhos manuais

Os passatempos geralmente aumentam nossa criatividade. Seja escrever, pintar ou bordar, nossa imaginação e criatividade serão aprimoradas. Isso pode ser útil especialmente se tivermos um trabalho criativo.

Muitas pessoas reclamam de não serem criativas o suficiente. É preciso fazer uma pergunta: elas praticam um hobby? Se a resposta for “não”, é hora de arrumar tempo para um.

Nos casos em que a resposta é “sim”, talvez seja preciso mudar o seu hobby!

5. Ajuda a conhecer os seus gostos

Atualmente, muitas pessoas fizeram de seus hobbies seu próprio trabalho. Isso acontece porque os hobbies ajudam a saber do que você gosta, o que quer, e a redirecionar sua vida profissional caso não esteja feliz com ela.

Há uma frase da qual as pessoas que se dedicam aos seus hobbies são muito conscientes: “Escolha um trabalho de que goste e você não terá que trabalhar um único dia da sua vida” . Uma declaração de Confúcio que, sem dúvida, todos gostariam de tornar realidade.

Os hobbies fazem você feliz

A coisa mais importante que os hobbies têm é que nos trazem felicidade. Dedicamo-nos a eles por prazer e gosto, sem muitas  expectativas ou cobranças. Como em tudo na vida, veremos progresso, embora não nos apressemos em obtê-los.

Por isso, ter um passatempo favorece a disciplina e aumenta a autoconfiança, além de tudo que foi mencionado anteriormente. Portanto, não há desculpas. São muitas as vantagens e benefícios de ter um hobby. O que você está esperando?

Por mais que pensemos que não temos tempo, isso não é verdade. Sempre temos tempo para o que consideramos importante. Então… você já se dedica a um ou vários hobbies? O que você gostaria de fazer, mas acha que, devido à falta de tempo, não pode?

Como mencionamos, às vezes é uma questão de se organizar e de dedicar nosso tempo, mesmo que sejam apenas 10 minutos, para fazer essas coisas que nos farão tão felizes. Praticar um hobby tem muitos benefícios; você não pode perdê-los!

Recomendados para você