5 benefícios de consumir hortelã

· 7 de março de 2014
A hortelã-pimenta relaxa os músculos lisos no trato digestivo, por isso ajuda a aliviar dores no estômago. Ela também é eficaz contra o mau hálito e previne os problemas orais.

A hortelã é um calmante e vigorante ao mesmo tempo. É uma das muitas variedades da família da bem conhecida menta. Conheça neste artigo 5 benefícios de consumir hortelã.

Ainda que a hortelã tenha sido mais utilizada na época dos gregos e romanos, tornou-se famosa em todo o século XVIII como uma ajuda para o estômago e, antes disso, durante a Idade Média, foi utilizada para refrescar o hálito e branquear os dentes.

Hoje em dia, o consumo da hortelã está muito popularizado. Graças ao mentol, o ingrediente ativo da hortelã, essa planta pode aliviar diversos problemas de saúde. A seguir, apresentaremos as principais vantagens de consumir hortelã.

1. Consumir hortelã para a digestão

A hortelã é famosa por seu uso no alívio de problemas estomacais. Carminativa e antiespasmódica, a hortelã pode ajudar nos transtornos do sistema digestivo, incluindo gases, distensão abdominal, náuseas, indigestão e cólicas.

Os estudos demonstram alivio na síndrome do intestino irritável. Setenta e cinco porcento dos participantes no estudo mostraram uma redução dos sintomas desta doença depois de tomar cápsulas de óleo de hortelã durante quatro semanas.

Ajuda a aliviar os problemas de estômago mediante o relaxamento dos músculos lisos do trato digestivo. Para aliviar estes problemas podemos fazer uma xícara de chá de hortelã ou mastigar as folhas da erva.

Leia também: Descubra as propriedades e usos da hortelã

2. Consumir hortelã alivia as dores de cabeça

Outro dos grandes benefícios da hortelã no departamento da saúde é a sua capacidade para aliviar as dores de cabeça.

A hortelã pode acalmar as dores de cabeça de duas maneiras. Se esfregarmos sobre a pele em pontos estratégicos, como nas têmporas, o óleo de hortelã pode relaxar os músculos que causam as dores de cabeça devido à tensão. Se ela for inalada, a hortelã pode aliviar a pressão dos seios nasais e acalmar.

3. Os resfriados e a gripe

Benefícios de consumir hortelã

O mentol, o ingrediente ativo da hortelã, reduz a mucosidade, ajudando a reduzir a congestão do peito e com a eliminação da mucosidade. A hortelã também pode aliviar a garganta irritada. Adicione algumas gotas de óleo de hortelã a um umidificador e respire profundamente.

Descubra: 10 coisas que você pode fazer para combater resfriados

4. Irritação na pele

Graças às suas propriedades de resfriamento, pode acalmar a pele irritada causada por picadas de insetos, queimaduras, erupções causadas por hera venenosa e o carvalho venenoso ou outros. Lembre-se de que como todos os outros óleos essenciais, o óleo de hortelã pode irritar a pele se não for diluído antes da aplicação tópica.

5. Mau hálito

Como a hortelã é também antibacteriana e antimicrobiana, mastigar folhas de hortelã ou gargarejar com um enxaguante bucal à base desta planta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental causados por um excesso de bactérias na boca.