Hambúrguer de frango com alto teor de proteína

· 6 de abril de 2019
Apesar de sua má reputação o hambúrguer de frango pode ser um alimento saudável se for incluído em uma dieta balanceada, e se o prepararmo em casa com ingredientes de boa qualidade.

O que torna um hambúrguer de frango especial e ideal para o nosso organismo? Responder a esta pergunta será fundamental para entender um conceito que não é levado em conta no momento de ingerir alimentos: receitas com alto teor de proteína.

Lembre-se de que o frango é rico em proteínas, especificamente um tipo chamado “magra”, que é repleto de oligoelementos essenciais para o organismo. Além disso, são necessárias porque o próprio corpo não as produz, e apenas as obtém de certos tipos de alimentos.

Agora, é normal que se veja os hambúrgueres como uma fonte negativa e excessiva de carboidratos, gorduras e colesterol. No entanto, o que nunca se costuma contar é que os hambúrgueres literalmente dependem da qualidade dos elementos que os compõem, e das porções que normalmente são consumidas.

Felizmente, é possível fazer um delicioso hambúrguer caseiro com o melhor aporte dos ingredientes ricos em proteínas, como o frango ou peru. A verdade é que para romper com os mitos em matéria de alimentação e nutrição, é essencial conhecer os impactos reais do que comemos.

Hoje trazemos para você uma receita de hambúrguer de frango com alto teor de proteína, para que você possa fazê-lo no conforto da sua casa. É simples, prático e não trai os valores mais importantes que devem estar presentes em sua dieta.

Como fazer hambúrguer de frango com alto teor de proteína?

Hambúrguer de frango com alto teor de proteína com batata frita

Qualquer fonte de proteína serve para ser usada na receita?

Quase todos os elementos presentes na natureza contêm proteínas, por isso existem alternativas à carne, como a soja ou as lentilhas.

Por outro lado, nem todas as proteínas são completas e iguais para o correto funcionamento do corpo humano. Nesse sentido, as de origem animais contêm todos os aminoácidos essenciais e não essenciais, que o corpo requer.

Sem estes, o organismo não pode desenvolver adequadamente a massa muscular, ou secretar composições químicas para o bom funcionamento de algumas células. Assim, dispensar absolutamente a carne não é recomendado. Deve-se ter muito cuidado com isso.

E se escolher entre um tipo de ingrediente com alto teor de proteína, ainda mais para uma receita que envolva o hambúrguer. A opção com os melhores resultados nutricionais, sem dúvida, é encontrada em carnes brancas: frango, peru, peixe, etc…

Descubra: As lentilhas: você sabia que elas são fonte de proteínas e antioxidantes?

Hambúrguer de frango com alto teor de proteína

Hambúrguer de frango com alto teor de proteína

Ingredientes

  • 2 fatias de pão para hambúrgueres
  • 1 filé de peito de frango desossado (cerca de 300 g)
  • 2 fatias de tomate
  • 2 folhas de alface romana
  • 1 colher de sopa de azeite (15 ml)
  • 1 fatia de queijo muçarela (95 g)
  • 2 fatias de picles
  • 1 colher de sopa de ketchup (15 g)
  • 1 colher de sopa de mostarda (15 g)

Descubra: A importância de diminuir carboidratos ao invés de gorduras para perder medidas

Preparação

  1. Em primeiro lugar, lave os vegetais que vai usar na receita.
  2. Lave bem a alface e o tomate com um pouco de vinagre e água, e deixe-os de molho por cerca de 10 minutos para eliminar as bactérias.
  3. Por outro lado, coloque a colher de sopa de azeite em uma panela e espere aquecer o suficiente.
  4. Ao mesmo tempo, coloque o filé de peito de frango em uma tigela, e comece a temperá-lo com um pouco de sal e pimenta.
  5. Logo depois, quando a panela estiver quente, introduza o filé e reduza a chama ao mínimo.
  6. Você deve deixá-lo dourar um pouco de ambos os lados. Este processo levará um total de 10 minutos.
  7. Em seguida, antes de retirar da panela, coloque a fatia de queijo muçarela sobre o filé de frango, e espere até que comece a derreter um pouco.
  8. Depois do cozimento do filé de frango, você começará com a montagem do seu hambúrguer.
  9. Posteriormente, unte o pão com um pouco de mostarda e ketchup. Em seguida, coloque o tomate e as folhas de alface.
  10. Em seguida, incorpore a carne de frango com queijo e os picles.
  11. Finalmente, seu hambúrguer com alto teor de proteína está pronto. Aproveite-o. E bom apetite!