6 erros que atrapalham o ganho de massa muscular

2 de agosto de 2018
Uma dieta desequilibrada pode estar por trás da dificuldade para ganhar massa muscular, porque embora o exercício seja fundamental, a alimentação é ainda mais importante.

O desenvolvimento dos músculos é um processo longo e tedioso em que são necessários diversos esforços, tanto relacionados à dieta quanto à atividade física. No entanto, muitas vezes cometemos alguns erros que atrapalham o ganho de massa muscular.

Embora, por razões genéticas, algumas pessoas consigam alcançar este objetivo com mais facilidade, quase sempre é necessário definir um plano rigoroso que altere completamente o estilo de vida.

Cada vez mais pessoas estão tentando seguir este caminho, não apenas porque ele ajuda a obter um corpo mais bonito e tonificado, mas também porque aumenta a força e a resistência física.

O problema é que, depois de um tempo, muitos começam a se sentir frustrados porque não conseguem ver os frutos dos seus esforços.

Provavelmente, não se dão conta de que estão tomando decisões erradas que afetam o processo.

Você se sente identificado com esse cenário? A seguir, vamos falar sobre alguns dos erros que atrapalham o ganho de massa muscular. Confira!

Erros que atrapalham o ganho de massa muscular

1. Você faz treinos cardiovasculares longos e repetitivos

Mulher fazendo exercícios

Os planos de exercício costumam incluir treinos cardiovasculares. No entanto, se você quer ganhar massa muscular, saiba que eles não são os mais eficazes.

  • Primeiro, é importante saber que esta variedade de exercícios não ativa as fibras musculares de ação rápida, que ajudam a tonificar o corpo.
  • Além disso, se o treinamento for repetitivo, o corpo começa a se adaptar e seus benefícios diminuem com o passar do tempo.
  • O ideal é definir um plano com intervalos curtos e exigentes, com pequenos períodos de descanso.

Veja também: 5 dicas para ter uma cintura invejável

2. Você não faz exercícios compostos

Não há dúvida de que qualquer tipo de exercício físico oferece benefícios interessantes para o corpo. No entanto, quando o foco é aumentar a massa muscular, é melhor optar pelas atividades que ajudam a alcançar esse objetivo.

Um dos erros que atrapalham o ganho de massa muscular é fazer exercícios isolados em vez de compostos. Para obter melhores resultados, é preferível fazer exercícios que trabalhem dois ou mais músculos ao mesmo tempo.

Exemplos:

  • Levantamento terra
  • Levantamento de peso clássico
  • Agachamento
  • Barra fixa

3. Você tem uma dieta desequilibrada

Fontes de proteína animal

Milhares de pessoas conseguem manter uma boa rotina de exercícios, mas falham no que diz respeito à dieta.

O fato é que, sem exagerar, os resultados físicos dependem 70% da dieta e 30% do exercício.

Isso significa que não importa o quanto você treinar e levantar peso, você não verá resultados se não seguir uma dieta saudável.

  • Se você está tentando aumentar sua massa magra, é essencial incluir proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis ​​em sua dieta.
  • Recomenda-se consumir algum suplemento de proteína logo após o treino para duplicar a síntese do nutriente e, consequentemente, obter melhores resultados.
  • Se você é uma pessoa com sobrepeso, é melhor adotar um plano para perder gordura corporal antes de começar a se esforçar para ganhar massa muscular.
  • Consulte um nutricionista para saber o que comer de acordo com os seus objetivos e necessidades.

4. Você não é consistente com os seus exercícios

Embora seja óbvio que a perseverança é uma das chaves para alcançar bons resultados com o treino, é importante mencionar este ponto de forma especial, já que algumas pessoas pensam que podem ver mudanças com pouco esforço.

  • Se a frequência de treinos for baixa, o estímulo que damos aos músculos não será suficiente para que eles cresçam.
  • Também não podemos exagerar, já que devemos ter um tempo de recuperação para evitar lesões.

Recomendamos que você leia: 6 erros matinais que afetam o metabolismo

5. Seu estilo de vida é prejudicial

Hábitos nocivos para a saúde

Nosso corpo responde aos estímulos que recebe ao longo do dia. Portanto, não devemos limitar os esforços para aumentar a massa muscular apenas à academia.

É fundamental rever nossos hábitos de vida e identificar as práticas que podem interferir nos nossos objetivos.

Alguns dos hábitos que você deve evitar são:

  • Ingerir bebidas açucaradas em vez de água
  • Ter um sono de má qualidade, menos de 7 horas por dia
  • Consumo de álcool e cigarro
  • Tomar bebidas energéticas em excesso

6. O treino que você escolheu não é para você

Existem centenas de treinos na internet que podem ser úteis para malhar em casa e na academia.

No entanto, eles nem sempre são os mais aconselháveis, uma vez que não estão adaptados às necessidades de cada pessoa.

Portanto, se você treinar duro e não conseguir resultados, provavelmente a rotina que escolheu não é para você. Esse é dos maiores erros que atrapalham o ganho de massa muscular.

Tente consultar um bom instrutor para saber como treinar de acordo com as suas necessidades e estilo de vida.

Você identificou algum desses erros no seu comportamento? Se este for o caso e você ainda não obteve resultados, repense seus exercícios, verifique sua dieta e corrija tudo que você acha que pode estar prejudicando seu objetivo de ganhar massa.

Recomendados para você