Gelatina light de maçã verde com chia

18 Janeiro, 2020
A gelatina é uma sobremesa leve e saudável que, juntamente com a maçã verde e as sementes de chia, trará vários benefícios.
 

Gosta de beliscar entre as refeições? E se esse algo pudesse ser algo realmente delicioso e saudável? Isso é o que propomos hoje com essa saborosa receita de gelatina light de maçã verde com chia.

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Gelatina light de maçã verde com chia

A receita que propomos hoje é leve e nutritiva. Além disso, são combinados o sabor e o frescor da gelatina com os benefícios da maçã verde e das sementes de chia. Por isso, não perca esse momento.

A gelatina

Gelatina caseira de frutas

A gelatina é, em sua maioria, colágeno e proteínas, por isso que ajuda a fortalecer músculos e ossos.

O consumo de gelatina é recomendado para fortalecer os ossos e cartilagens. De fato, ainda que pareça difícil acreditar, a gelatina é um produto de origem animal, preparado a partir do colágeno de animais de granja.

É, ademais, um alimento muito saudável e nutritivo que fornece proteínas com um mínimo de gorduras e calorias. De fato, 90% de sua composição são proteínas. Por outro lado, também fornece aminoácidos, cálcio, magnésio e fósforo, de modo que ajuda a fortalecer o sistema ósseo e a renovação das cartilagens.

Além disso, seu principal elemento, a ‘grenetina’ é rica em colágeno, de forma que ajuda na regeneração e na manutenção de um bom estado da pele.

 

Recomendamos a leitura: O incrível poder da gelatina

A maçã verde

Maçã verde parar preparar geleia

Certamente já conhece o ditado anglo-saxão ‘an apple a day keeps the doctor away’ (‘uma maçã por dia mantém o médico longe’). Isso é o que a tradição popular tem para nos dizer sobre essas saudáveis frutas. No entanto, seus benefícios também são corroborados pela ciência.

De fato, a maçã verde é rica em antioxidantes, especialmente flavonoides. Ademais, colabora com a perda de peso graças ao ácido málico e ajuda a regular os níveis de glicose no sangue. Ainda, por serem ricas em potássio, também favorecem a saúde cardiovascular.

A chia

Sementes de chia

Por sua vez, as sementes de chia também fornecem numerosos benefícios. São uma fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6 considerável, além de conter vitaminas e antioxidantes.

 

Entre os benefícios de consumir sementes de chia pode-se destacar:

  • Aumenta-se a sensação de saciedade, por isso que são ideais para programas de perda de peso.
  • Ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
  • Ajudam a regular o equilíbrio de eletrólitos e a nos manter hidratados.

Talvez te interesse conhecer os: Benefícios das sementes de chia

Receita de gelatina light de maçã verde com chia

Ingredientes

  • Gelatina em pó light com sabor de maçã verde
  • Um litro de água (ou o indicado no pacote da gelatina em pó)
  • 1/4 xícara de sementes de chia
  • 2 maçãs verdes

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, prepare a gelatina de acordo com as instruções do pacote. No geral, trata-se somente de adicionar o pó da gelatina na água fervendo e cozinhar durante alguns minutos.
  • Em seguida, verta a metade do líquido nos moldes para gelatina ou qualquer outro molde de silicone com o tamanho que desejar.
  • Depois, coloque os moldes com a metade da preparação na geladeira para que endureça. Isso pode demorar.
  • Enquanto isso, pode lavar bem as maçãs, descascá-las e cortá-las em finas lâminas.
  • Posteriormente, quando a gelatina tenha endurecido, coloque as lâminas de maçã dentro dela e espalhe as sementes de chia.
  • Depois, cubra com o resto de gelatina e, novamente, refrigere até que toda a gelatina endureça.
  • Quando tiver endurecido, desfrute!

Simples, não é? Pois além de fácil, é uma receita deliciosa e saudável que recomendamos para todos.

 
  • Rahman Ullah et al. “Nutritional and therapeutic perspectives of Chia (Salvia hispanica L.): a review”, J Food Sci Technol. 2016 Apr; 53(4): 1750–1758.
  • Jeanelle Boyer, Rui Hai Liu, “Apple phytochemicals and their health benefits”, Nutr J. 2004; 3: 5.
  • Liu D et al. “Collagen and gelatin”, Annu Rev Food Sci Technol. 2015;6:527-57. doi: 10.1146/annurev-food-031414-111800. Epub 2015 Mar 23.