O incrível poder da gelatina

· 16 de novembro de 2013
A gelatina é rica em proteínas, ajuda a fortalecer os ossos e proporciona firmeza e elasticidade à pele.

Para quem ainda não sabe, a gelatina é a sobremesa ideal para combater aquela vontade repentina de comer doces que bate de vez em quando.

Super refrescante e muito fácil de preparar, a gelatina é bem baratinha e uma excelente aliada de quem quer se livrar das incomodas gordurinhas.

Seus benefícios não param por aí! Sua ótima fama também está relacionada a prevenção e tratamento de algumas doenças. Confira.

Propriedades

Essa incrível iguaria é composta de aminoácidos e proteínas. Das dez substâncias que são indispensáveis para o nosso organismo, nove estão contidas nesse produto.

Por ser principal fonte de colágeno, auxilia no fortalecimento dos ossos e colabora na prevenção de doenças como a osteoporose e a artrose.

Se seu consumo for regular, é capaz de promover a redução dos níveis de colesterol no sangue, travar o processo de flacidez natural do envelhecimento, controlar a glicemia, aumentar a resistência física, além de atuar como agente cicatrizante.

da gelatina
(Foto: Aaron Landry/Flickr)

Coma mais gelatina

Há diversos tipos de gelatina. Por esse motivo, o consumo de cada uma delas é variado. Acredita-se que o ideal é ingerir 10 gramas diárias, ou seja, uma colher de sopa se for a gelatina suplementar que é encontrada em lojas de suplementos.

Se for a alimentar, facilmente encontrada em supermercados, deve ser consumida em média duas porções por dia. Essa é a indicada para preparar ou acompanhar sobremesas como tortas, bolos, iogurtes e sorvetes.

Leia também: Receita de sorvete caseiro: muito fácil e divertida!

E a variedade não para por aí. Há a gelatina diet, indicada para pessoas que apresentam diabetes e ainda é possível encontrar gelatina em folhas e em cápsulas.

Com tantas opções, se faz necessária  a indicação de um profissional de saúde, pois as doses podem variar de acordo com a necessidade de cada pessoa e seu quadro clínico.

da gelatina
(Foto: Home Deconomics/Flickr)

Grandes benefícios

Não basta apenas consumir gelatina para se alcançar um objetivo. É necessário que você realize uma combinação de práticas saudáveis com seu consumo para garantir a prevenção de doenças e o retardo do envelhecimento.

Leia também: Simule o jejum e retarde o envelhecimento com a dieta FMD

É importante que você saiba que consumir gelatina também ajuda:

  • Os ossos. Fortalecendo-os, aumentando a resistência física e prevenindo contra a artrose e a osteoporose;
  • O sangue. Reduzindo os níveis de colesterol, triglicérides e ainda controlando a glicemia;
  • A estética. Colaborando para a manutenção da juventude, hidratando a pele, o cabelo e as unhas. É um cicatrizante natural e combate ao enfraquecimento da elasticidade e a firmeza da pele. 
  • Stevens, P. (2009). Gelatine. In Food Stabilisers, Thickeners and Gelling Agents. https://doi.org/10.1002/9781444314724.ch7