Você sabia que uma dieta rica em fibras pode nos ajudar a aliviar a inflamação e a dor associadas à artrose? Embora seja uma doença crônica, podemos atenuar seus sintomas.
Quer conhecer alguns alimentos para prevenir a artrose? Então não perca as alternativas maravilhosas que listamos neste artigo!
As articulações estão nas extremidades ósseas do corpo, são responsáveis por proteger os côndilos e desempenham um papel fundamental no movimento das extremidades inferiores e superiores.
Seu uso excessivo pode causar várias doenças, dentre as quais a artrose, ou osteoartrite, se destaca.
Entre cada articulação há um segmento de cartilagem, que evita o atrito dos ossos entre si. No entanto, a passagem do tempo causa um desgaste gradual, o que gera dor e inflamação.
Desta forma, o movimento é consideravelmente reduzido e com ele, a liberdade de realizar diferentes atividades (esportivas ou comuns).
Falar sobre artrose pode ser complexo e muito sofrível. O simples fato de imaginar a dor imensa e a incapacidade ligada à ela assusta qualquer pessoa.
Felizmente, isso pode ser evitado.
Um pouco sobre a artrose ou osteoartrite
Deve-se saber que a dor presente é decorrente do processo inflamatório, e não da degeneração do tecido. No entanto, o inchaço é a principal reação ao desgaste celular.
Apesar de sua relação com a dor, alguns períodos de artrose não são dolorosos (exceto por algumas exceções, onde o desconforto aparece do nada).
Um fator determinante contra a dor gira em torno da detecção. O corpo de cada pessoa é diferente, bem como a tolerância à certas doenças. Em suma, a resistência a isso depende da sensibilidade do paciente.
Embora seja comum à noite, não é um impedimento para um sono confortável. Um fato peculiar sobre a artrose é que a dor aparece por tempos indeterminados, sendo instável.
Alimentos para prevenir a artrose
A alimentação é um dos hábitos mais importantes do ser humano, pois influencia diretamente a saúde do organismo.
O cérebro, o coração, e até mesmo a aparência do cabelo e das unhas dependem da dieta.
A artrose também pode melhorar ou piorar dependendo das nossas escolhas alimentares. Assim, a relação entre as duas tem sido objeto de diferentes estudos.
No entanto, não devemos esquecer que se trata de uma doença crônica.
A comunidade científica confirma que a fibra é um dos principais componentes para prevenir e tratar a doença. Então, não deixe de incluir estes alimentos para prevenir a artrose em sua dieta.
1. Alcachofra
O conteúdo de fibra presente na alcachofra favorece a prevenção desta doença. Assim, ingerir meia xícara (85 g) por dia contribui com cerca de 10,3 gramas de fibras para o corpo.
2. Cereais integrais
Os cereais integrais possuem uma alta quantidade de fibras.
A aveia em flocos, o gérmen e o farelo de trigo são os principais cereais integrais. Estes devem ser incluídos na dieta regular com a finalidade de prevenir ou tratar os sintomas da artrose.
Embora possam ser ingeridos a qualquer hora do dia, o café da manhã é um bom momento para consumir esses alimentos.
3. Lentilhas
Estas são, talvez, um dos alimentos mais poderosos e nutritivos. As lentilhas não são apenas caracterizadas pelo seu sabor requintado, mas também pelas suas quantidades imensas de fibra: um copo (200 g) nos dá cerca de 15 gramas.
Adicionados a este componente encontramos minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro, excelentes nutrientes para fortalecer as articulações e as cartilagens.
Para incluir as lentilhas na nossa dieta podemos consumi-las cozidas pelo menos duas vezes por semana, para satisfazer a saúde e o paladar.
4. Framboesas
As frutas também têm um representante importante em relação à contribuição de fibra: são as framboesas. Um copo (150 g) nos dá cerca de 8 gramas.
Além disso, elas também fornecem uma quantidade significativa de cálcio e potássio, nutrientes adequados para prevenir a artrose.
5. Ervilhas
Reconhecidas por suas propriedades antioxidantes, as ervilhas não podem ser excluídas da lista de alimentos para prevenir a artrose.
A contribuição de cerca de 16 gramas de fibra por xícara (110 g) comprova isso.
Entre seus componentes também se destaca o ferro, o qual se complementa muito bem com a fibra.
Finalmente, lembramos que a artrose é uma doença degenerativa e, até o momento, não existe um método conhecido para curá-la definitivamente.
No entanto, podemos consumir estes alimentos para preveni-la e atenuar a intensidade de seus sintomas. Se você sofre com este problema, vale a pena experimentar!
Você está treinando para obter o corpo definido que tanto deseja? Neste artigo vamos mostrar-lhe uma maneira saudável para ajudar a aumentar a massa muscular: vegetais saudáveis. Você descobrirá que as proteínas e seus suplementos não são os únicos capazes…
Consumir pepino com frequência é muito benéfico para a saúde. É um vegetal que possui muitas propriedades benéficas para o nosso organismo. Principalmente porque nos fornece uma grande quantidade de água, o que o torna um alimento de baixa caloria,…
Com certeza, os cogumelos são um dos poucos alimentos silvestres que perduram até hoje. Sua riqueza em nutrientes os transforma em cogumelos terapêuticos. Isto é, um alimento medicinal para tratar e prevenir diferentes doenças, e melhorar a saúde geral. Os…
As dietas são geralmente restritivas e, no esforço para transformá-las num processo suportável podemos acreditar que os doces e as barras sem açúcar são os nossos melhores aliados. No entanto, asseguramos que essa crença não está correta. Reduzir o nosso…
Você já ouviu falar sobre superalimentos? O que você acha deles? Este é um termo cada vez mais comum em relação às dietas e a saúde. Se você é uma das pessoas que busca uma vida saudável e de qualidade,…
Talvez o nome te soe um pouco estranho ou nunca o tenha escutado, mas quando falamos das bebidas isotônicas, o primeiro que vem à cabeça de muitas pessoas é a famosa marca comercial “Gatorade”, um líquido para hidratar e dar…