5 alimentos para prevenir a artrose

· 20 de novembro de 2017
Você sabia que uma dieta rica em fibras pode nos ajudar a aliviar a inflamação e a dor associadas à artrose? Embora seja uma doença crônica, podemos atenuar seus sintomas.

Quer conhecer alguns alimentos para prevenir a artrose? Então não perca as alternativas maravilhosas que listamos neste artigo!

As articulações estão nas extremidades ósseas do corpo, são responsáveis por proteger os côndilos e desempenham um papel fundamental no movimento das extremidades inferiores e superiores.

Seu uso excessivo pode causar várias doenças, dentre as quais a artrose, ou osteoartrite, se destaca.

Entre cada articulação há um segmento de cartilagem, que evita o atrito dos ossos entre si. No entanto, a passagem do tempo causa um desgaste gradual, o que gera dor e inflamação.

Desta forma, o movimento é consideravelmente reduzido e com ele, a liberdade de realizar diferentes atividades (esportivas ou comuns).

Falar sobre artrose pode ser complexo e muito sofrível. O simples fato de imaginar a dor imensa e a incapacidade ligada à ela assusta qualquer pessoa.

Felizmente, isso pode ser evitado.

Um pouco sobre a artrose ou osteoartrite

Artrose nos joelhos

Deve-se saber que a dor presente é decorrente do processo inflamatório, e não da degeneração do tecido. No entanto, o inchaço é a principal reação ao desgaste celular.

Apesar de sua relação com a dor, alguns períodos de artrose não são dolorosos (exceto por algumas exceções, onde o desconforto aparece do nada).

Um fator determinante contra a dor gira em torno da detecção. O corpo de cada pessoa é diferente, bem como a tolerância à certas doenças. Em suma, a resistência a isso depende da sensibilidade do paciente.

Embora seja comum à noite, não é um impedimento para um sono confortável. Um fato peculiar sobre a artrose é que a dor aparece por tempos indeterminados, sendo instável.

Alimentos para prevenir a artrose

A alimentação é um dos hábitos mais importantes do ser humano, pois influencia diretamente a saúde do organismo.

O cérebro, o coração, e até mesmo a aparência do cabelo e das unhas dependem da dieta.

A artrose também pode melhorar ou piorar dependendo das nossas escolhas alimentares. Assim, a relação entre as duas tem sido objeto de diferentes estudos.

No entanto, não devemos esquecer que se trata de uma doença crônica.

A comunidade científica confirma que a fibra é um dos principais componentes para prevenir e tratar a doença. Então, não deixe de incluir estes alimentos para prevenir a artrose em sua dieta.

1. Alcachofra

Alcachofra para prevenir a artrose

O conteúdo de fibra presente na alcachofra favorece a prevenção desta doença. Assim, ingerir meia xícara (85 g) por dia contribui com cerca de 10,3 gramas de fibras para o corpo.

2. Cereais integrais

Os cereais integrais possuem uma alta quantidade de fibras.

A aveia em flocos, o gérmen e o farelo de trigo são os principais cereais integrais. Estes devem ser incluídos na dieta regular com a finalidade de prevenir ou tratar os sintomas da artrose.

Embora possam ser ingeridos a qualquer hora do dia, o café da manhã é um bom momento para consumir esses alimentos.

3. Lentilhas

Lentilha para prevenir a artrose

Estas são, talvez, um dos alimentos mais poderosos e nutritivos. As lentilhas não são apenas caracterizadas pelo seu sabor requintado, mas também pelas suas quantidades imensas de fibra: um copo (200 g) nos dá cerca de 15 gramas.

Adicionados a este componente encontramos minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro, excelentes nutrientes para fortalecer as articulações e as cartilagens.

Para incluir as lentilhas na nossa dieta podemos consumi-las cozidas pelo menos duas vezes por semana, para satisfazer a saúde e o paladar.

4. Framboesas

As frutas também têm um representante importante em relação à contribuição de fibra: são as framboesas. Um copo (150 g) nos dá cerca de 8 gramas.

Além disso, elas também fornecem uma quantidade significativa de cálcio e potássio, nutrientes adequados para prevenir a artrose.

5. Ervilhas

Ervilha para prevenir a artrose

Reconhecidas por suas propriedades antioxidantes, as ervilhas não podem ser excluídas da lista de alimentos para prevenir a artrose.

A contribuição de cerca de 16 gramas de fibra por xícara (110 g) comprova isso.

Entre seus componentes também se destaca o ferro, o qual se complementa muito bem com a fibra.

Finalmente, lembramos que a artrose é uma doença degenerativa e, até o momento, não existe um método conhecido para curá-la definitivamente.

No entanto, podemos consumir estes alimentos para preveni-la e atenuar a intensidade de seus sintomas. Se você sofre com este problema, vale a pena experimentar!