As 5 melhores frutas anti-inflamatórias

· 18 de julho de 2015
Você sabia que há frutas anti-inflamatórias naturais? Neste artigo, revelaremos quais são as mais benéficas para a nossa saúde.

Você sabia que existem frutas anti-inflamatórias? Neste artigo, falaremos quais são as mais benéficas.

Os processos inflamatórios são algo muito comum no nosso dia a dia. Um incômodo intestinal, um fígado um pouco mais inflamado do que normal ou, inclusive, a clássica retenção de líquidos que leva, em alguns casos, a um edema, são problemas que podemos aliviar com uma alimentação adequada.

Existem frutas que são incrivelmente ricas em antioxidantes e elementos medicinais, que podem ajudar a nos defender desses agentes infecciosos, potencializando assim nossa imunidade natural.

Seu alto nível de água, minerais e vitaminas é uma ajuda básica para fortalecer o nosso organismo e combater as doenças que todos podemos sofrer em um determinado momento.

Tome nota dessas frutas anti-inflamatórias!

1. O abacaxi, o melhor anti-inflamatório natural

abacaxi é uma das melhores frutas anti-inflamatórias que podemos encontrar. Sabe qual é o seu segredo? A bromelina.

Trata-se de uma enzima digestiva que contém enxofre e que, ao ingeri-la, além de nos ajudar a fazer uma melhor digestão, vai desenvolver em nosso organismo um interessante processo anti-inflamatório.

Ele será perfeito, por exemplo, para reduzir a acumulação de líquidos ou as inflamações que podemos sofrer em nossas articulações.

Para potencializar ainda mais seus princípios ativos, é recomendável consumir abacaxi fresco e com o estômago vazio.

Quando acordar algum dia com as pernas pesadas ou com retenção de líquidos, seria perfeito preparar várias fatias de abacaxi natural ou um suco. Você vai ver o bem que fará para a sua saúde.

2. O limão e seus bioflavonoides

Aqui no blog já comentamos em muitas ocasiões sobre os benefícios do limão e quão saudável é tomar a cada manhã um copo de água morna com o suco dessa fruta. Mas você sabia que, além disso, ela é uma das frutas anti-inflamatórias mais efetivas?

Isto se deve a um dos seus componentes essenciais, os bioflavonoides, que se encontram, sobretudo, na casca, na polpa e na parte branca do limão. Este elemento é muito adequado, por exemplo, para reduzir hematomas, por atuar como um efetivo antibiótico natural no nosso organismo e para aliviar qualquer inflamação.

Leve em consideração que para nos beneficiar dos bioflavonoides, é importante que consumamos a pele ou a parte branca do limão. Portanto, uma técnica efetiva para consegui-lo é mediante a terapia do limão congelado, da qual já contamos antes em nossa página. Vale a pena!

3. O mamão papaia e seu componente secreto: a papaína

Frutas anti-inflamatórias

Se tiver a possibilidade de comprar mamão nas feira ou mercado, não duvide. É uma das melhores frutas anti-inflamatórias que temos ao nosso alcance; nos ajuda a fazer a digestão e, além disso, são muito adequadas nessas temporadas em que desejamos perder um pouco de peso.

A papaína, esse elemento presente em sua atraente polpa, é uma enzima muito usada na medicina natural para aliviar a dor e para resolver qualquer processo inflamatório. É maravilhosa.

Apenas meio mamão por dia é suficiente para nos beneficiar de suas propriedades.

Graças a ele, você vai dispor de uma boa contribuição de vitamina C, ferro, cálcio e um dos melhores antioxidantes que a natureza nos oferece: o betacaroteno.

Também não podemos nos esquecer de que o mamão é uma fruta muito digestiva que dispõe, além disso, de uma ação antisséptica sobre as mucosas digestivas, que nos favorece muito nos dias em que sofremos de gastroenterite ou colite.

Leia também: Mamão, chá verde e aloe vera: o melhor remédio para a inflamação abdominal

4. As cerejas, ideais para a artrite

cerejas7

O componente “mágico” presente nas cerejas que nos ajuda a reduzir os processos inflamatórios são as antocianinas. Graças a esse pigmento natural, as cerejas têm essa cor atraente.

Mas o mais interessante dessas pequenas frutas deliciosas de temporada é que elas possuem um efeito anti-inflamatório natural muito superior ao das aspirinas.

Segundo diversos estudos, as cerejas são vistas como um tratamento muito adequado para todas as pessoas que sofrem de artrite.

Descubra: Remédios naturais para a retenção de líquidos

Também não podemos esquecer que essas frutas são muito ricas em antioxidantes, vitamina C e em quercetina, um tipo de enzima que combate os radicais livres.

Mas você quer saber como consumir cerejas para se beneficiar de seus efeitos anti-inflamatórios para a artrite? Muito fácil. É só consumir 15 cerejas depois do seu almoço. Deliciosas!

5. Frutas anti-inflamatórias: o poder da casca da maçã

maçãs são ótimas Frutas anti-inflamatórias

Você é uma daquelas pessoas que inclui sempre uma maçã no seu café da manhã? Se não for assim, seria muito interessante que adquirisse esse hábito alimentício tão saudável e básico.

No nosso espaço, sempre falamos dos benefícios das maçãs para o coração e, inclusive, para desfrutar de uma boa silhueta, entretanto… Você sabia que as maçãs são muito medicinais para tratar qualquer processo inflamatório?

Segundo um relatório publicado pelo Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estatal de Montana (Estados Unidos), a casca da maçã contém umas enzimas que nos ajudam a lutar contra as chamadas células T, que produzem as inflamações.

Além disso, a pectina que a casca da maça contém nos fornece minerais e vitaminas muito adequados para qualquer infecção.

Portanto, lembre-se, consuma uma maçã por dia… Mas não se esqueça de comê-la com casca!