Benefícios do mel com limão para a saúde, o cabelo e a pele

· 17 de junho de 2015
O mel e o limão representam, juntos, uma combinação capaz de contribuir com melhorias não só para o nosso organismo, como também para a nossa aparência física - cabelos e pele.

Antes de tudo, cabe dizer que estes são dois ingredientes muito utilizados em todo o mundo graças a sua variabilidade e às propriedades que ambos têm. Por isso, neste artigo, vamos apresentar usos do mel com limão.

Eles são muito fáceis de adquirir, sendo assim, a maioria de pessoas os possui na despensa. Isso porque podem ser usados a qualquer momento.

Embora cada um deles possa ser utilizado com diferentes finalidades, os dois ingredientes juntos podem potencializar seus efeitos antioxidantes, antibacterianos e todos os seus nutrientes.


Se acaso você tem estes ingredientes em casa e ainda não sabe como pode aproveitá-los juntos, não se desespere.

Afinal de contas, apresentamos aqui 8 benefícios do mel com limão, tanto para a saúde como para a beleza.

Reduzir a gordura abdominal e combater a obesidade

Os limões são baixos em calorias e seu alto conteúdo de antioxidantes ajuda a decompor as células de gordura. Por outro lado, o mel é livre de gorduras, ele proporciona energia ao corpo para melhorar o rendimento físico e, além disso, seu açúcar é de fácil digestão.

O que deve ser feito?

Misture uma 7,5g de mel com 3 colheres de suco de limão (45ml) e dilua em 200ml de água morna. Dessa forma, consuma essa bebida em jejum todos os dias para aproveitar seus benefícios.

Combater diferentes problemas das vias respiratórias

Combater diferentes problemas das vias respiratórias com mel com limão

O suco de limão e o mel podem combater as bactérias e micro-organismos que causam gripes, resfriados, asma, dor de garganta e muitos outros problemas das vias respiratórias. Sendo assim, estes dois ingredientes formam um excelente xarope para combater de forma eficaz estes problemas de saúde.

O que deve ser feito?

Misture uma colherinha de mel (7,5 g) com duas colheres de suco de limão (30 ml) e, então, os dilua em um copo de água morna (200 ml). Beba essa mistura várias vezes por dia para aproveitar ao máximo os seus efeitos.

O mel com limão ajuda a tratar as gripes e resfriados

Embora o remédio anterior possa servir para combater vários sintomas da gripe e dos resfriados, este remédio natural é outra boa opção para reduzi-los e acabar com os vírus.

O que deve ser feito?

Ferva um litro de água e adicione duas rodelas de gengibre. Depois, acrescente três colheres de suco de limão (45 ml) e três colheres de mel (75 g). Beba esta mistura de três a quatro vezes por dia.

Purificar o aparelho digestivo

Purificar o aparelho digestivo com mel com limão

O limão e o mel são um bom remédio para regular o pH do corpo, eliminar a acidez e receber nutrientes importantes, como a vitamina C, riboflavina e vitamina B, por exemplo. Essa combinação também é boa para limpar o sangue e o fígado, bem como tratar os transtornos de estômago, como o refluxo ácido e as úlceras.

O que deve ser feito?

Prepare um tônico com duas colheres de suco de limão (30 ml),  uma colher de mel (25 g) e um copo de água morna (200 ml). Dilua bem todos os ingredientes e beba-o preferencialmente em jejum.

Tratar feridas e mordidas de insetos

Ambos têm propriedades antissépticas que podem atuar positivamente em feridas menores, prevenindo as infecções e, eventualmente, acelerando sua recuperação. O mel pode eliminar os micro-organismos, enquanto o limão evita que as bactérias se proliferem.

O que deve ser feito?

Beber o tônico de limão e mel pode ajudar nos casos de feridas ou de infecção. Também podemos aplicar uma mistura de ambos os ingredientes diretamente sobre a pele para aproveitar seus benefícios de forma tópica.

Clarear a pele

O mel com limão pode clarear a pele

A mistura de mel com limão pode recuperar o tom claro da pele, deixando-a, dessa forma, sedosa, suave e radiante.

O que deve ser feito?

Faça uma mistura de partes iguais dos ingredientes e aplique-a sobre a pele do rosto, deixando agir por 20 minutos.

Este tratamento deve ser aplicado à noite, já que ele pode ter efeitos desfavoráveis se houver exposição imediata ao sol.

Conheça alguns cremes caseiros para reduzir as manchas na pele.

Ajudar a eliminar o excesso de oleosidade na pele e os cravos

Uma máscara à base desta mistura também é útil no tratamento contra cravos e o excesso de oleosidade na pele. Isso porque, ambos contêm propriedades anti-inflamatorias e antibacterianas que penetram profundamente na pele para eliminar as impurezas.

O que deve ser feito?

Corte um limão em dois, unte uma das metades com mel de abelha e depois esfregue por todo o rosto. Deixe agir por 15 minutos e, então, enxágue bem o rosto.

Cabelo limpo e livre de oleosidade

A mistura de mel com limão limpa profundamente o cabelo, suavizando e eliminando o excesso de oleosidade, proporcionando uma aparência mais saudável e bonita.

O que deve ser feito?

Misture em um recipiente 4 colheres de mel (100 g) com o suco de dois limões. Aplique a mistura por todo o couro cabeludo e o cabelo e, então, deixe agir por 30 minutos. Finalmente, enxágue com seu shampoo habitual.