Logo image
Logo image

Frutas para prevenir o câncer de mama

4 minutos
Mesmo que o consumo de frutas seja muito benéfico para prevenir o câncer, lembre-se de que a maioria das propriedades se encontra na casca.
Frutas para prevenir o câncer de mama
Sofía Quintana Alonso

Revisado e aprovado por a fisioterapeuta Sofía Quintana Alonso

Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 09 outubro, 2022

De acordo com o Instituto Americano de Pesquisa sobre o Câncer (AICR, sigla em inglês), 1 em cada 8 mulheres sofrerá câncer de mama. Para evitar ou prevenir uma doença que pode ser mortal é preciso levar uma vida mais saudável. Hoje, mostraremos algumas frutas para prevenir o câncer de mama.

Conheça as frutas que ajudam a impedir o desenvolvimento de células malignas.

40% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos

Várias pesquisas demonstraram que existe uma grande relação entre nutrição, atividade física, hábitos e câncer. Quase a metade das mulheres que sofre com esta doença poderia tê-la evitado comendo bem, fazendo exercícios e levando uma vida mais saudável.

Fatores de risco que podem desencadear câncer de mama:

  • Idade avançada
  • Antecedentes familiares
  • Mamas densas
  • Terapias hormonais
  • Obesidade
  • Consumo de álcool
  • Ser de raça branca
  • Exercício excessivo
  • Cigarro
  • Consumir contraceptivos orais
  • Primeira menstruação antes dos 11 anos
  • Menopausa tardia depois dos 55 anos
  • Não ter filhos
  • Primeira gravidez depois dos 35 anos
  • Gravidez precoce antes dos 15 anos
  • Amamentar pouco
  • Alimentação pobre em vitaminas e proteínas

Somente 10% de todos os casos correspondem a fatores hereditários ou genéticos. Por isso, para evitar o câncer de mama, além de realizar autoexames ao tomar banho ou uma mamografia anual, é preciso saber as seguintes recomendações:

Consuma frutas frescas todos os dias

Podem ser na forma de sucos, vitaminas, saladas ou a fruta em si. O importante é cumprir o objetivo de 3 porções de frutas diárias (mais 2 de verduras).

Escolha mais hortaliças

Principalmente pimentões, cenouras, tomates e as verduras de folha verde. Se forem cruas, muito melhor. Do contrário, cozidas ao vapor.

Substitua as farinhas refinadas por integrais

Arroz, macarrão, biscoitos, pizza e tudo aquilo que contenha farinha, prepare ou compre na versão integral. Também aconselha-se o cuscuz de trigo integral, quinoa, aveia, milho-miúdo e cevada.

Leia também: Passos simples para desintoxicar as axilas e prevenir o câncer de mama

Aumente consumo de legumes

Todos são bons para a saúde. Algumas opções são o grão-de-bico, lentilhas, feijão e a soja (se não for transgênica).

Limite o consumo de carne vermelha

Comer muita carne de boi, cordeiro ou porco aumenta a densidade calórica do corpo. Além disso, diz-se que aumenta o pH do corpo o que propicia a proliferação das células cancerígenas.

Também não adicione em sua dieta as carnes processadas como os embutidos e as salsichas.

Reduza a ingestão de fast-foods

Se, de vez em quando, tiver vontade de comer um hambúrguer com batatas fritas, não tem problema. No entanto, não é bom para a saúde que estes pratos sejam a regra e não a exceção.

Mantenha um peso saudável

O excesso de peso nos torna vulneráveis a certas doenças. Assim, exercício físico e uma dieta saudável podem ajudar a perder peso gradualmente.

Evite as bebidas açucaradas, alcoólicas e com cafeína

Estas bebidas estão associadas a doenças crônicas nos adultos (a terceira parte delas é câncer). Com relação à ingestão de álcool, as pesquisas demonstram que aumenta em 12% o risco de sofrer câncer de mama.

Muitas mulheres sofrem com o câncer de mama, por isso é importante saber que há frutas para prevenir a sua aparição.

Recomendamos!

Frutas recomendadas para prevenir o câncer de mama

Além de cumprir com as indicações anteriores é preciso escolher as frutas que por suas propriedades podem evitar ou atrasar a aparição do câncer de mama. No entanto, lembre-se de consumir as frutas inteiras e, se possível, com casca para não perder nenhuma de suas propriedades. As frutas são:

Mirtilos

Some figure

Têm a capacidade de reduzir a inflamação e deter o avanço dos tumores nos seios. Os mirtilos aportam fitonutrientes que destroem as células cancerígenas. Além disso, os antioxidantes desta pequena fruta roxa melhoram a ação dos tratamentos ou medicamentos em pacientes doentes.

Um punhado de mirtilos por dia é suficiente. Você pode adicioná-los a uma salada de frutas, iogurte ou vitamina natural.

Laranjas

Some figure

Na verdade qualquer fruta desta cor pode ser usada (por exemplo, mamão ou pêssego). Estas apresentam a capacidade de prevenir o câncer de mama e trazem uma grande quantidade de vitamina C que melhora o sistema imunológico.

Além disso, muitas das frutas de cor de laranja oferecem também carotenoides. Este nutriente equilibra nossa saúde. Beba um suco de laranjas no café da manhã e consuma outra fruta alaranjada como sobremesa no almoço e à noite.

Leia também: Câncer de mama: 9 sinais que toda mulher deve conhecer

Romã

Some figure

Desde a antiguidade são conhecidos os benefícios desta fruta riquíssima. Há uns 2000 anos era chamada “força da natureza”. As pesquisas atuais demonstram que o romã contém flavonoides, taninos, antioxidantes e polifenóis.

Todos estes nutrientes tornam a romã uma fruta com excelentes qualidades preventivas para o câncer (principalmente o de mama, mas também o de próstata, pulmão e cólon).

Consuma um copo de suco de romã para acompanhar suas refeições.

Frutos vermelhos

Some figure

Já falamos das propriedades dos mirtilos. Da mesma forma, algo similar ocorre comas cerejas, groselha, amoras, uvas e morangos. Estes frutos contêm poderosos antioxidantes com a capacidade de proteger as células dos agentes cancerígenos.

Este benefício é obtido através do ácido elágico presente em todos os frutos vermelhos. Consuma um punhado de frutos vermelhos todos os dias (no meio da manhã como um lanche saudável é perfeito).


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hegg, R. (2000). Cancer de mama. Revista Brasileira de Medicina. https://doi.org/10.1016/j.jneumeth.2008.03.014

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.