Câncer de mama: 9 sinais que toda mulher deve conhecer

· 17 de setembro de 2017
Embora alguns sinais possam ser decorrentes de outras patologias menos perigosas do que o câncer, diante da menor suspeita devemos consultar um especialista para obter um diagnóstico precoce.

O câncer de mama é uma doença crônica que se desenvolve quando as células do tecido mamário crescem de forma anormal.

É um dos cânceres mais comuns nas mulheres, e embora também possa afetar aos homens, é a segunda causa de morte nesta população.

Ainda que o tratamento e os métodos de prevenção tenham avançado, continua sendo um dos mais agressivos devido a sua fácil proliferação.

As células malignas conseguem se movimentar pelos vasos sanguíneos e linfáticos e, quando não são tratas de forma oportuna, afetam outras partes do corpo.

Devido a isso, é fundamental saber como a doença se manifesta em suas etapas iniciais e quando é conveniente consultar um médico para fazer exames específicos.

Neste artigo queremos compartilhar 9 sinais que, embora possam surgir em decorrência de outras condições, não devem ser descartados como possíveis indicativos.

Sinais que podem indicar o câncer de mama

1. Massas nos seios

O surgimento repentino de massas ou pequenas protuberâncias nos seios é um dos sinais do câncer de mama

O surgimento repentino de massas ou pequenas protuberâncias nos seios e nas axilas é um sinal que deve ser analisado de forma minuciosa.

Este sintoma é comum nas pacientes com câncer de mama, dado que a doença afeta os processos inflamatórios e a atividade do sistema linfático.

No entanto, muitas vezes são nódulos benignos, causados por uma infecção ou cistos.

Pode te interessar: Tratamentos usados para combater os cistos nos seios

2. Sangramentos anormais

Os sangramentos anormais são um sintoma comum naquelas que sofrem de desequilíbrios hormonais. Apesar disso, é fundamental dar-lhes atenção, sobretudo quando surgem de forma incomum.

No caso do câncer de mama, muitas mulheres podem sofrer um leve sangramento em um ou ambos os mamilos. Se este for o caso, o melhor é recorrer a um especialista o quanto antes.

3. Alterações na pele dos seios

Alterações na pele dos seios é um dos sinais de câncer de mama

Quando o câncer começa a avançar em seu nível de gravidade, a pele que cobre os seios apresenta algumas alterações que permitem acender os sinais de alerta.

É fundamental consultar um médico se:

  • A pele dos seios estiver avermelhada.
  • Os seios apresentarem úlceras ou mudanças anormais na cor.
  • A pele dos seios apresentarem uma textura similar à da celulite, ou da casca de laranja.

4. Afundamento do mamilo

Toda mulher deve analisar seus seios regularmente. Ao observá-los cuidadosamente, deve avaliar se os mamilos apresentam alguma anormalidade.

A retração ou afundamento de um ou de ambos é um sintoma evidente de tumores nas mamas.

5. Dor e sensibilidade

Dor e sensibilidade nos seios é um dos sinais de câncer de mama

Nas etapas iniciais deste tipo de câncer é muito raro sentir dor ou sensibilidade ao apalpar os seios. No entanto, conforme o crescimento das células avança, este sintoma começa a se manifestar de forma recorrente.

Embora não possamos descartar que seu surgimento se deva por causa do câncer, é preciso levar em conta que também é comum pela tensão pré-menstrual, pela mastite e pelas mudanças hormonais bruscas.

6. Secreções incomuns

As secreções nos seios podem surgir durante a etapa da amamentação ou ser produto de uma infecção nos mamilos. A secreção pode ser transparente, branca ou amarelada que, muitas vezes, libera um odor desagradável.

Um grande número de pacientes com este tipo de câncer apresenta este sintoma quando a doença avança.

Leia também: Os surpreendentes benefícios de não usar sutiã

7. Mudanças no tamanho das mamas

Mudanças no tamanho das mamas podem indicar o câncer de mama

O crescimento anormal das células no tecido mamário pode provocar mudanças no tamanho, seja em uma ou em ambas as mamas.

Se alguma delas parecer estar inflamada ou com um tamanho diferente do normal, é suficiente para solicitar uma consulta médica.

8. Perda de peso repentina

As mulheres que perdem peso de forma repentina e inexplicável devem se preocupar e não confundir com a anemia.

Embora para algumas possa parecer um benefício, por trás disso pode estar escondido um transtorno grave.

A presença de células malignas afeta a atividade metabólica do corpo e, ao causar deficiências nutricionais, leva à perda de peso.

9. Fraqueza e cansaço

A fraqueza e o cansaço podem indicar o câncer de mama

Ambos são sintomas comuns naquelas que trabalham em jornadas longas ou fazem atividades físicas de alto impacto. No entanto, deixa de ser algo normal quando ocorre de forma repentina e recorrente, inclusive quando se mantém hábitos de vida saudáveis.

Este estado prolongado indica que algo não está bem no corpo e, provavelmente, a energia está sendo usada para combater este problema.

Para concluir

Você identifica um ou vários desses sintomas no seu corpo? Se este for o caso, consulte um médico para receber a atenção adequada o quanto antes.

Lembre-se de que quanto mais rápido for feito o diagnóstico, maior é a chance de sucesso do tratamento.