Os surpreendentes benefícios de não usar sutiã

11 de dezembro de 2016
Ainda que, para muitas mulheres, esta seja uma peça de roupa imprescindível, a verdade é que não usar sutiã poderia trazer muito mais benefícios para nossa saúde.

Se existe uma coisa sobre a qual muitas mulheres concordam é que não existe melhor sensação do que, no final do dia, chegar em casa e não usar sutiã.

Mesmo quando se trata de um bom sutiã, certamente você já sentiu mais de um beliscão ou se feriu com a fricção constante sobre a pele devido ao uso. Por isso é tão bom retirá-lo e jogá-lo longe.

Você alguma vez você já se perguntou: como seria passar um dia inteiro sem sutiã? Talvez você devesse tentar.

Em todo caso, a seguir, daremos algumas razões a mais para não usar sutiã.

Os sutiãs não fazem nada pelos seus seios

sutia

Talvez, como muitas mulheres, você tenha a ideia equivocada de que o sutiã fará com que, com o passar dos anos, seus seios caiam menos do que se você não os usasse.

Se é seu caso, lamentamos lhe dizer que o que ocorre é o contrário. Os tecidos das mamas podem se enfraquecer por causa do uso do sutiã. À medida que a mulher envelhece, começarão a se tornar mais flácidos do que deveriam.

Além disso, não existe nenhuma prova de que os sutiãs tragam algum benefício para a saúde em geral ou para a aparência de seus seios.

Veja também: 5 razões pelas quais os seios doem

Não usar sutiã ajuda a melhorar a circulação

É algo óbvio que certamente você nota quando retira o sutiã, pois está retirando uma faixa que comprime o seu peito.

Lembre-se de que uma melhor circulação sanguínea traz muitos benefícios para sua saúde, desde melhorar o funcionamento do seu coração, até tornar sua pele mais firme e saudável.

Será que sua circulação não é mais importante que usar sutiã? Claro que não.

Seus seios ficarão mais “animados”

Os mamilos das mulheres que decidem não suar sutiã são, em média, uns 5 ou 7 milímetros mais altos que os das mulheres que usam essa peça de sustentação.

Portanto, poderia se fazer a seguinte correlação: mamilos mais altos = seios mais firmes.

Além disso, existe a possibilidade de que, quando você usa sutiã por longos períodos de tempo ou de algum tecido em particular, seus mamilos reajam mal.

Isso explica por que muitas mulheres se queixam de ter irritação e sensibilidade ao toque nos seios.

Você se sentirá muito melhor

5-razoes-pelas-quais-os-seios-doem-500x334

Por que não desfrutar do conforto que você sente no final do dia durante toda a jornada, apenas por decidir não usar sutiã?

Se você se preocupa com sua aparência, a solução poderia ser utilizar roupas que tenham um top incorporado.

Ele lhe dará os benefícios do suporte sem a pressão e o incômodo que usar um sutiã causa.

Não usar sutiã dá a você a oportunidade de conhecer melhor seus seios

Passar o dia todo sem sutiã poderia lhe dar a oportunidade perfeita para se relacionar melhor com seus seios. A questão é que isso se torna difícil se eles estão oprimidos atrás de várias camadas de tecido a maior parte do dia.

Lembre-se de que você deve fazer um autoexame de maneira constante, algo que muitas mulheres podem deixar de lado, dando muito menos importância do que o tema merece.

Você poderia também marcar uma data para uma mamografia e passar da intenção de fazê-la à ação.

É importante saber que a mamografia ajuda a diminuir a mortalidade por câncer de mama em 25% a 30%.

Isso se deve ao fato desse exame pôr em evidência tumores que possivelmente você não detectaria durante anos através do autoexame, em que a mulher apenas apalpa os seios.

A frequência com a qual você deve fazer esse exame deve ser anual, e logo após completar os 40 anos.

Usar sutiã para dormir poderia estar relacionado com o aparecimento de problemas nos seios

Além de dormir usando sutiã ser algo realmente incômodo, também aumenta a possibilidade de desenvolver câncer de mama, oferecendo aterradores 125% a mais de risco .

Está comprovado que muitas mulheres que sofreram com o câncer de mama usavam sutiã durante mais de 12 horas ao dia e até dormiam com ele.

Quando utilizamos sutiã por tanto tempo, não permitimos que os seios eliminem as toxinas através dos nódulos linfáticos, o que faz com que se acumulem líquidos e que o tecido mamário fique mais flácido, levando à formação de cistos.

Recomendamos ler: Você sabia que 4 em cada 10 tumores podem ser prevenidos?

Os fungos nas mamas

mulher_biquini_seios

Um lugar morno e úmido é o ambiente ideal para a proliferação de fungos. Usar um sutiã mal-ajustado ou até utilizá-lo por longos períodos de tempo facilita o aparecimento do fungo das mamas.

Esse problema é mais comum se você vive em regiões quentes e tem seios grandes. Quanto menos tempo você utilizar sutiã, menor a probabilidade de que os ditos fungos apareçam.

Você deve deixar que sua pele respire. Isso evitará também que ela venha a sofrer de irritações, má circulação e hiperpigmentação e escurecimento da pele.

Lembre-se de que todas somos diferentes, e usar o sutiã ou deixar de usá-lo é uma decisão apenas entre você e seus seios.

Você deve fazer o que melhor lhe parecer, já que pode acontecer que, quando tomar a decisão de deixar de usá-los, você venha a se sentir exposta.

Também pode se ocorrer o contrário, mas sugerimos que você cultive a intenção de experimentar e veja como funciona para você.

Recomendados para você