5 razões pelas quais os seios doem

Você já pensou que sua dieta pode ser uma das razões pelas quais os seus seios doem? Tente reduzir o consumo de certos alimentos para aliviar esta condição.

A dor nos seios é causada pelo aumento da sensibilidade ao toque ou à pressão. Também pode ocorrer dor espontânea, o que não é comum, embora isto possa ser normal ao final de um ciclo menstrual e durante a gestação.

A dor pode ocorrer em um ou em ambos os seios, ou mesmo na região axilar. A intensidade do desconforto é variável e há diversas explicações possíveis.

Seus seios estão doendo? Aqui vamos explicar as possíveis razões.

1. A mastite

A mastite provoca inflamação nos seios e é causada principalmente pela obstrução dos canais de leite. Em alguns casos isso também pode ocorrer devido a uma infecção no peito.

5-razoes-pelas-quais-os-seios-doem

A dor vem acompanhada por:

  • Inflamação
  • Mal-estar geral
  • Febre
  • Sensibilidade mamária
  • Vermelhidão
  • Sensação de rigidez

A principal causa da mastite são as rachaduras dos mamilos. Isso faz com que certos organismos infecciosos entrem. Isso pode acontecer pela mãe ter o sistema imunológico enfraquecido ou porque no momento do parto a mãe ficou exposta a certos organismos.

Para curar a mastite e a dor nos seios que ela causa basta seguir o tratamento prescrito pelo médico. Você também deve certificar-se de que seu bebê está se alimentando de forma correta.

Para evitar o aparecimento de fissuras nos mamilos você deve drenar o leite a cada duas horas e aplicar um hidratante.

2. Cistos nos seios

Esta condição é muito comum nas mulheres. É uma bolsa benigna que geralmente aparece por questões hormonais, formando pequenas bolas de líquido.

Também tendem a aumentar quando os seios mudam de tamanho e, embora não tenham uma causa específica para o seu aparecimento, podem se tornar muito dolorosos.

É importante que você vá ao médico o mais rapidamente possível para eliminar o problema com medicação oral. Na maioria das vezes o problema pode ser curado sem necessidade de um tratamento cirúrgico.

Se o seu médico achar que se trata de um problema sério, ele pode prescrever um tratamento mais avançado. Não se preocupe, isso acontece raramente e quase nunca é o terrível câncer, tão temido por muitas mulheres.

Se você está apresentando este problema, tente evitar certos alimentos como o chocolate e o refrigerante. Também é aconselhável adicionar um suplemento de vitamina E e do complexo B à dieta.

3. Os miomas

Miomas são tumores benignos e, em primeiro lugar, você deve compreender que os tumores e cistos não são a mesma coisa.

O tumor é a formação de células que crescem muito rapidamente, formando excesso de tecido. Estes são geralmente duros e rígidos.

Normalmente os miomas da mama são benignos e aparecem como pequenos nódulos milimétricos.

Esses nódulos muitas vezes variam de acordo com:

  • A atividade hormonal
  • O período menstrual
  • A gravidez
  • A lactação

Embora às vezes possam ser muito grandes e a remoção cirúrgica seja necessária, felizmente na maioria dos casos eles desaparecem com um tratamento menor.

4. Alimentação

Existem certos ingredientes que podem explicar por que seus seios estão doloridos. Alimentos ricos em gordura, sal ou cafeína são excelentes exemplos.

Por isso, você deve evitar ou reduzir o seu consumo. Entre eles estão:

  • O chocolate
  • As castanhas (nozes, amendoins, amêndoas)
  • Bebidas que contenham cafeína (refrigerantes, chá preto, chá verde)
  • O fast food
  • As batatas fritas com sal, pipoca
  • Molhos prontos
  • Carnes vermelhas e salsichas

Se, apesar de reduzir o consumo destes alimentos, a dor na mama não diminuir, você deve solicitar um exame médico especializado. Além disso, faça o autoexame todos os meses.

5. A menstruação

Durante o ciclo menstrual você pode ter muitos sintomas. Um deles é que seus seios fiquem doloridos. Esta é uma área muito sensível e pode se tornar intocável alguns dias antes ou durante este período.

Algumas mulheres queixam-se de dor intensa, e até mesmo o toque das roupas nos seios e mamilos pode ser intolerável.

Os hormônios são um dos principais protagonistas na menstruação e também nas mudanças que ocorrem em seu corpo durante estes dias, como o inchaço geral, fadiga ou dor no peito.

5-razoes-pelas-quais-os-seios-doem

O estrogênio e a progesterona são os dois hormônios envolvidos que preparam as mulheres para uma possível gravidez.

Eles são responsáveis por causar sintomas pré-menstruais e menstruais, tais como o ganho de peso e o inchaço doloroso das mamas.

Para evitar estes sintomas irritantes antes ou durante a menstruação existem vários métodos. Um dos favoritos é o uso de contraceptivos como a pílula, pastilhas ou anéis, pois reduzem significativamente a dor nos seios.

Outra boa alternativa é limitar o consumo de cafeína, sal, gordura animal e laticínios antes de iniciar o período menstrual.

Em suma, as razões pelas quais seus seios estão doloridos são muitas. Cada mulher é muito diferente e não se deve pensar que a situação de uma amiga ou membro da família é igual à sua.

Se tiver alguma dúvida, não deixe de consultar o seu médico.

Lembre-se de que nunca devemos nos automedicar. Embora alguns medicamentos de balcão melhorem o problema inicialmente, consumi-los indiscriminadamente pode acabar com a sua eficácia no futuro.

Recomendados para você