Como preparar frango tikka masala? Receita passo a passo

Vamos mostrar os passos que você deve seguir para preparar uma receita indiana deliciosa de frango tikka masala, muito interessante por seus benefícios para a saúde.
Como preparar frango tikka masala? Receita passo a passo

Última atualização: 10 Novembro, 2021

O frango tikka masala é uma receita de origem hindu que se espalhou rapidamente pelo mundo, pois além de deliciosa, traz diversos benefícios à saúde por sua completa contribuição nutricional.

Além disso, suas características organolépticas são excepcionais. Não é um prato difícil de preparar, principalmente se você seguir o passo a passo da receita que vamos apresentar.

Antes de começar, deve-se ter em mente que a inclusão da carne na dieta alimentar é fundamental para o bom funcionamento do organismo. É um alimento que contém proteínas e minerais da mais alta qualidade. Estes são elementos essenciais para que a fisiologia humana desenvolva adequadamente o seu papel.

Ingredientes do frango tikka masala

Para preparar um saboroso frango tikka masala, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 2 peitos de frango desossados cortados em pedaços médios.
  • 2 dentes de alho.
  • 1 pequeno pedaço de gengibre.
  • 1 cebola média.
  • Um tomate grande sem pele.
  • Uma colher de chá de extrato de tomate.
  • 1/2 xícara de leite de coco.
  • 1 colher de sopa de iogurte sem açúcar.
  • Coentro fresco

Além disso, este prato é caracterizado por incluir muitas especiarias. São as seguintes:

  • 1 colher de chá de canela em pó
  • Uma colher de chá de cominho.
  • 1 colher de chá de sementes de coentro moídas.
  • 1/2 colher de chá de pimenta caiena.
  • 1 colher de chá de cúrcuma.
  • 1 colher de sopa de garam masala.
Carne de frango: propriedades e benefícios
O frango tikka masala é um prato cheio de sabor e fácil de preparar.

A maioria desses condimentos pode ser encontrada em qualquer supermercado. No entanto, pode ser que você tenha que recorrer a uma loja especializada para obter o garam masala. Este é um elemento tipicamente hindu, não muito comum nos países ocidentais.

Passo a passo

  1. Misture todas as especiarias em uma tigela.
  2. Em seguida, deixe o frango marinar. Para fazer isso, misture o iogurte com metade das especiarias, acrescente o frango, acrescente sal e pimenta e mexa bem. Espere algumas horas enquanto a carne fica coberta na geladeira.
  3. Passado esse tempo, pique a cebola, o alho e o tomate em cubinhos. Descasque também o gengibre e corte-o em pedaços pequenos.
  4. Aqueça o azeite de oliva extravirgem em uma panela em fogo baixo e refogue os ingredientes. É muito importante que eles não grudem nem queimem. Para fazer isso, mexa constantemente.
  5. Neste ponto, adicione metade das especiarias que sobraram da marinada do frango na panela. Cozinhe por um minuto sem parar de mexer.
  6. Junte a água com a polpa de tomate, mexendo sempre.
  7. Em seguida, adicione o leite de coco.
  8. Passe a preparação por um processador até atingir uma textura homogênea.
  9. Cozinhe os pedaços de frango marinado em uma frigideira até dourar.
  10. Adicione o molho picante e espere a carne terminar de cozinhar em fogo médio.
  11. Corrija o sal e os temperos e acrescente mais leite de coco se necessário no final.
  12. Mexa bem para que tudo fique integrado. Na hora de servir, decore com coentro fresco.
Informações nutricionais do frango assado
Se você procura um prato nutritivo para surpreender os seus convidados, o frango tikka masala é uma excelente opção.

Benefícios do frango tikka masala

Esta receita de frango tikka masala apresenta vários benefícios para a saúde quando incluída no contexto de uma dieta variada e equilibrada. É necessário garantir que não haja deficiências de nutrientes essenciais para poder experimentar todos os efeitos positivos. São os seguintes.

Favorece a saúde muscular

O frango é um dos alimentos mais adequados para manter a massa muscular em um estado funcional ao longo do tempo. É um produto que se destaca pelo seu teor proteico de alto valor biológico. Ele tem todos os aminoácidos essenciais e tem uma boa pontuação de digestibilidade.

De acordo com um estudo publicado na revista BioMed Research International, é essencial garantir que as necessidades diárias de proteína sejam atendidas para alcançar uma boa saúde muscular. Isso também é decisivo para promover a atividade física priorizando o trabalho de força.

Previne o desenvolvimento de doenças crônicas

Muitas das especiarias incluídas na receita de frango tikka masala têm um efeito muito positivo na saúde. Entre elas, damos um destaque especial à cúrcuma. Esta tem se mostrado capaz de auxiliar na prevenção de diversas patologias complexas devido à sua contribuição de antioxidantes e flavonoides.

Todos esses compostos neutralizam a formação de radicais livres e seu subsequente acúmulo nos tecidos do corpo. Além disso, contribuem para modular os mecanismos inflamatórios, processos subjacentes a muitas doenças crônicas.

Pode ajudar a perder peso

Esta receita de frango contém uma quantidade significativa de pimenta que lhe confere um certo toque picante. Este elemento é caracterizado pela concentração de capsaicina, uma substância levemente irritante que pode ativar o metabolismo.

De acordo com pesquisas publicadas no Jornal Internacional de Ciências Alimentares e Nutrição, a pimenta contribui para a perda de peso por meio de um leve aumento na temperatura corporal.

Porém, para emagrecer não bastará apenas incluí-la na dieta alimentar. Teremos que manter outros bons hábitos de vida. É necessário manter uma dieta hipocalórica e fazer atividade física, além de dormir bem todas as noites.

Faça este frango tikka masala em casa

Como você viu, preparar frango tikka masala não é nada complicado. A chave está em obter todas as especiarias indicadas para maximizar o sabor final. Este prato concentra uma grande quantidade de nutrientes essenciais e flavonoides positivos para a saúde.

Agora, lembre-se de que escolher um frango de boa qualidade também será decisivo. A melhor opção são os criados na natureza, para que seu perfil de ácidos graxos seja ideal. Assim, é possível obter uma carne mais firme e suculenta, cujo sabor será claramente superior. Além disso, esse tipo de criação diminui o abuso animal.

Pode interessar a você...
4 pratos indianos que você precisa experimentar
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 pratos indianos que você precisa experimentar

Há muitos pratos indianos que vale a pena experimentar. Embora existam centenas de receitas, estas quatro se destacam pelo seu sabor único.



  • Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
  • Kocaadam, B., & Şanlier, N. (2017). Curcumin, an active component of turmeric (Curcuma longa), and its effects on health. Critical reviews in food science and nutrition57(13), 2889–2895. https://doi.org/10.1080/10408398.2015.1077195
  • Varghese, S., Kubatka, P., Rodrigo, L., Gazdikova, K., Caprnda, M., Fedotova, J., Zulli, A., Kruzliak, P., & Büsselberg, D. (2017). Chili pepper as a body weight-loss food. International journal of food sciences and nutrition68(4), 392–401. https://doi.org/10.1080/09637486.2016.1258044