As propriedades emagrecedoras do gengibre

Consumir gengibre antes das refeições principais diminui o apetite. Suas propriedades também ajudam a acelerar o metabolismo e a aumentar a oxidação das gorduras.
As propriedades emagrecedoras do gengibre

Última atualização: 21 Agosto, 2021

O gengibre é usado principalmente na culinária asiática devido ao seu sabor particular. No entanto, ele também é reconhecido por seus diversos usos medicinais. Um dos mais interessantes é sua influência na perda de peso. Neste artigo, vamos falar sobre as propriedades emagrecedoras do gengibre.

Devemos ter em mente que as especiarias culinárias são recomendadas no contexto de uma dieta equilibrada. Elas têm muitas propriedades benéficas para a saúde. Isso se deve, sobretudo, ao seu teor de fitonutrientes com capacidade antioxidante.

O gengibre e seus usos medicinais

O gengibre faz parte da grande maioria dos pratos da China, Tailândia, Índia, Vietnã e Japão. É o rizoma carnudo da espécie Zingiber officinale, que, seco e em pó, pode ser considerado uma especiaria. É adicionado em ensopados, sopas e peixes cozidos, aos quais confere um toque picante. Em algumas culturas, é considerado um afrodisíaco, pois melhora a potência sexual. Outros benefícios são:

  • Combate tonturas e náuseas.
  • Acalma inflamações e dores musculares.
  • Trata as condições respiratórias.

Possui um sabor levemente picante, razão pela qual alguns autores propuseram que ele poderia ter efeitos positivos no que se refere a estimular o metabolismo. Isso foi indicado por pesquisas publicadas na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Muitas vezes ele é combinado com outras especiarias para realçar esta propriedade.

Se você quer perder alguns quilos de forma natural, deve estar atento às propriedades emagrecedoras do gengibre. No entanto, este não é um alimento milagroso. Para obter seus benefícios, será necessário cuidar de outros aspectos da sua dieta.

O gengibre tem propriedades emagrecedoras

Você pode ralar o rizoma e adicioná-lo em ensopados e saladas, além de fazer um chá nutritivo. Outras especiarias às quais você pode recorrer por causa das suas propriedades de emagrecimento são a pimenta caiena e a canela.

Óleo de gengibre: benefícios e como prepará-lo em casa

A canela é capaz de atuar como antidiabético, conforme afirma um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Graças a ela, a sensibilidade à insulina é melhorada, o que permite a oxidação ideal da gordura, o que afetará a perda de peso.

  • Melhora a digestão

O gengibre atua como auxiliar na absorção de nutrientes e favorece a digestão. Dessa forma, o chá de gengibre promove a perda de peso. No entanto, é importante saber que consumir este rizoma um pouco antes das refeições aumenta o apetite.

Tenha em mente que o seu chá demonstrou ter propriedades positivas sobre a perda e o controle do peso. A combinação dos dois elementos será uma ajuda extra para todos aqueles que desejam aumentar a oxidação das gorduras. Ele também pode ser consumido com o estômago vazio ou durante o exercício, para obter os melhores resultados.

  • Elimina a gordura

Algumas pesquisas indicam que o gengibre acelera o metabolismo. Esse processo permite gastar mais energia do que a consumida com os alimentos, fazendo com que a pessoa comece a perder peso.

Também deve ser observado que o gengibre tem a propriedade de aumentar a produção de testosterona em indivíduos com níveis deficientes dela no sangue. Por isso, pode ser de grande ajuda para a perda de peso, uma vez que este hormônio está relacionado com a capacidade de produção muscular e com a taxa metabólica basal.

Óleo essencial de gengibre.

Quanto gengibre devo consumir?

Para experimentar os efeitos benéficos do gengibre na perda de peso, é recomendável que esse alimento apareça com frequência na dieta. A versão em pó pode ser utilizada para temperar cremes e purês de vegetais. Outra boa ideia é adicioná-lo ao arroz e ao macarrão. Ele pode até ser o complemento perfeito para ensopados e carnes.

Além disso, como já mencionamos, é especialmente benéfico consumir gengibre com chá verde, principalmente em jejum ou antes de fazer exercício. Isso lhe dará um impulso na perda de gordura.

Gengibre, uma raiz benéfica com propriedades emagrecedoras

Em muitas culturas, o gengibre é utilizado como um alimento com propriedades medicinais. A verdade é que o gengibre pode ajudar a lidar com várias doenças diferentes. Ele é capaz de promover a perda de peso, desde que os demais hábitos de vida o acompanhem.

Não se esqueça de que, para atingir um resultado ideal, será necessário manter a prática regular de exercícios físicos, priorizando a força. Além disso, será necessário aumentar o consumo de vegetais e peixes, limitando o consumo de produtos industrializados ultraprocessados.

Pode interessar a você...
Óleo de gengibre: benefícios e como prepará-lo em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Óleo de gengibre: benefícios e como prepará-lo em casa

O óleo de gengibre pode ajudar a tratar problemas digestivos, aliviar a artrite e melhorar a pele. Descubra seus usos e benefícios aqui!



  • Maharlouei N, Tabrizi R, Lankarani KB, Rezaianzadeh A, Akbari M, Kolahdooz F, Rahimi M, Keneshlou F, Asemi Z. The effects of ginger intake on weight loss and metabolic profiles among overweight and obese subjects: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Crit Rev Food Sci Nutr. 2019;59(11):1753-1766. doi: 10.1080/10408398.2018.1427044. Epub 2018 Feb 2. PMID: 29393665.
  • Costello RB, Dwyer JT, Saldanha L, Bailey RL, Merkel J, Wambogo E. Do Cinnamon Supplements Have a Role in Glycemic Control in Type 2 Diabetes? A Narrative Review. J Acad Nutr Diet. 2016 Nov;116(11):1794-1802. doi: 10.1016/j.jand.2016.07.015. Epub 2016 Sep 8. PMID: 27618575; PMCID: PMC5085873.
  • Rothenberg DO, Zhou C, Zhang L. A Review on the Weight-Loss Effects of Oxidized Tea Polyphenols. Molecules. 2018 May 14;23(5):1176. doi: 10.3390/molecules23051176. PMID: 29758009; PMCID: PMC6099746.