5 remédios à base de ervas para melhorar a digestão naturalmente

13 Setembro, 2020
Você quer melhorar a sua digestão? Você sabia que algumas ervas podem ajudá-lo? Hoje, queremos compartilhar 5 remédios à base de ervas contra os principais problemas digestivos.

Os remédios à base de ervas para melhorar a digestão são leves e naturais. Portanto, se você sofre de distúrbios como flatulências, gases, azia, constipação, diarreia, úlceras gástricas ou indigestão, pode recorrer a esses remédios.

Neste artigo, compartilharemos 5 remédios à base de ervas para melhorar a sua digestão: gengibre, açafrão, alcaçuz, canela do Ceilão e funcho. Descubra suas propriedades digestivas a seguir!

Remédios de ervas para melhorar a sua digestão

1. Gengibre

O gengibre é um remédio digestivo muito popular em todo o mundo. Além disso, é usado como tempero para melhorar o sabor e dar suculência aos alimentos. Medicinalmente, o gengibre demonstrou ser eficaz no tratamento da diarreia, úlceras gástricas e flatulências. 

Podemos tomar o gengibre fresco em infusão ou batê-lo com água e coar. Devemos ter em mente que seu sabor é bastante forte e picante, e proporciona muito calor ao corpo.

Chá de gengibre
A raiz de gengibre é um dos melhores remédios de ervas para tratar problemas digestivos. No entanto, deve ser consumida com moderação.

2. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria medicinal com inúmeras propriedades para a saúde. Entre elas, destacam-se suas virtudes anti-inflamatórias e antioxidantes, graças ao seu teor de curcumina. Quando se trata de digestão, a cúrcuma é eficaz para tratar úlceras gástricas e flatulências.

Podemos adicionar a cúrcuma em pó às nossas refeições, doces (biscoitos, cremes, batidas, sucos) e salgados (ensopados, omeletes, legumes, molhos). Também podemos tomá-la como uma infusão, com gengibre, por exemplo, ou na forma de suplemento.

Além disso, devemos destacar a combinação de cúrcuma com pimenta-do-reino. Esses três ingredientes conseguem melhorar ainda mais os efeitos curativos da curcumina presente nessa especiaria.

Não deixe de ler: Cúrcuma para a acne: benefícios e modo de uso

3. Alcaçuz

A alcaçuz é uma planta medicinal muito popular na medicina ayurvédica na Índia e em muitos outros países. De fato, sua raiz é uma substância que protege o sistema digestivo, um laxante suave e um anti-inflamatório natural.

Graças a essas virtudes medicinais, o alcaçuz é benéfico para o tratamento da hiperacidez e úlceras gástricas. Além disso, seu sabor doce é ideal para infusões e até para ser combinado com outros remédios à base de plantas que citamos neste artigo.

Também podemos ingerir o alcaçuz em forma de balas ou tabletes, ou até mastigar a raiz para extrair seu extrato. No entanto, devemos advertir que o alcaçuz pode aumentar a pressão arterial. Portanto, é contraindicado para aqueles que sofrem de pressão alta

Remédios de ervas para melhorar a digestão
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e laxantes, a raiz de alcaçuz pode contribuir para o alívio de várias doenças digestivas.

4. Canela do Ceilão

A canela, especialmente sua variedade do Ceilão (Cinnamomum zeylanicum), é um tempero e remédio que não deve faltar em nossos remédios naturais. Possui inúmeras propriedades de saúde, incluindo ações antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-lipêmicos, anti-diabéticas, antimicrobianas e anti-câncer.

Além de ser um condimento culinário, nossos ancestrais a utilizavam como uma erva medicinal, especialmente para problemas respiratórios e digestivos. Em particular, ela pode ajudar nos casos de úlceras gástricas, na melhoria da função hepática e para aliviar a indigestão. Além disso, também pode ajudar a inibir o Helicobacter pylori e a prevenir parasitas intestinais.

Podemos incorporar a canela do Ceilão em nossos ensopados, assados ​​e doces. De fato, é um tempero comum na culinária. Também podemos tomá-la em cápsulas ou fazer uso do seu extrato.

Talvez você possa se interessar: Chá de canela: conheça os benefícios ocultos desta bebida

5. Funcho para melhorar a digestão

Finalmente, devemos destacar as propriedades do funcho para melhorar a digestão. Diferentes partes desta planta, incluindo sementes, folhas e raízes, são usadas em várias partes do mundo.

O funcho é, acima de tudo, carminativo. Ou seja, facilita a expulsão de gases do trato digestivo em casos de flatulência. Ele também ajuda a acalmar a dor de estômago, reduz o inchaço, favorece a evacuação e é eficaz em casos de diarreia.

Além disso, o funcho também demonstrou ser um remédio natural sem efeitos colaterais para diminuir a intensidade das cólicas na infância. Uma emulsão do óleo da semente foi usada em bebês de 2 a 12 semanas de idade, e reduziu espasmos intestinais e aumentou a motilidade do intestino delgado.

Agora que você conhece esses remédios à base de ervas para melhorar a digestão de maneira eficaz e natural, não hesite em prepará-los e tenha-os sempre em mãos. Dessa forma, você terá um kit de emergência para algumas condições digestivas leves, tanto para você quanto para toda a sua família.

  • Hewlings, S., & Kalman, D. (2017). Curcumin: A Review of Its’ Effects on Human Health. Foods. https://doi.org/10.3390/foods6100092
  • Peterson, S. N., Uchitel, S., Mills, P. J., Sharma, V., Chopra, D., Peterson, C. T., & Denniston, K. (2018). Prebiotic Potential of Herbal Medicines Used in Digestive Health and Disease. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2017.0422
  • Tangjitman, K., Wongsawad, C., Kamwong, K., Sukkho, T., & Trisonthi, C. (2015). Ethnomedicinal plants used for digestive system disorders by the Karen of northern Thailand. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine. https://doi.org/10.1186/s13002-015-0011-9
  • Prasad, S., Tyagi, A. K., & Aggarwal, B. B. (2014). Recent developments in delivery, bioavailability, absorption and metabolism of curcumin: The golden pigment from golden spice. Cancer Research and Treatment. https://doi.org/10.4143/crt.2014.46.1.2
  • Alexandrovich, I., Rakovitskaya, O., Kolmo, E., Sidorova, T., & Shushunov, S. (2003). The effect of fennel (Foeniculum vulgare) seed oil emulsion in infantile colic: A randomized, placebo-controlled study. Alternative Therapies in Health and Medicine.