Remédio de leite e menta para combater os parasitas intestinais

31 de março de 2019
Para combater parasitas intestinais é essencial ter uma dieta saudável e equilibrada. Além disso, realizar uma ou duas desparasitações por ano nos ajudará a manter o corpo saudável.

Os parasitas intestinais são um problema de saúde silencioso, já que seus sintomas podem ser confundidos com outras condições. No entanto, eles podem afetar significativamente nosso organismo, especialmente se não os tratarmos adequadamente.

Os parasitas intestinais

Parasitas intestinais causam dor

Os parasitas intestinais são um problema de saúde ao qual devemos prestar atenção. Se convivemos com animais de estimação, por exemplo, devemos nos desparasitar uma ou duas vezes por ano, pelo menos. As crianças são as que mais sofrem com este problema.

A chave para descobrir se os temos é conhecer alguns de seus sintomas mais frequentes, já que eles geralmente passam despercebidos ou são confundidos com outras condições:

  • Desconfortos gastrointestinais como dor, sensação de estômago pesado, inchaço, prisão de ventre ou diarreia, etc.
  • Dores de cabeça.
  • Transtornos no apetite.
  • Cansaço.
  • Alterações no estado de espírito: nervosismo, irritabilidade.
  • Coceira no ânus ou na ponta do nariz.
  • Mudanças nas fezes.
  • Perda de peso repentina.

Como nos desparasitarmos?

Combater os parasitas intestinais não é uma tarefa simples. Na verdade, eles sobrevivem, como o nome sugere, graças a nós. Muitos alimentos que consumimos diariamente os mantêm fortes e até promovem sua proliferação.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que, durante a vermifugação, devemos ser muito rigorosos com a dieta. Nenhum remédio será eficaz se não eliminarmos os alimentos que alimentam os parasitas. Portanto, durante esse tempo, devemos evitar:

Portanto, a base do tratamento será uma dieta rigorosa e algum remédio antiparasitário. Neste caso, propomos o leite com hortelã, que podemos complementar ao comer, ao longo do dia, alho cru e sementes de abóbora.

Não deixe de ler: Óleo de alho: um remédio muito versátil para cuidar do seu corpo

Remédio com leite e menta para combater os parasitas intestinais

A combinação destes dois ingredientes é um remédio antigo, eficaz e natural para combater os parasitas intestinais. No entanto, devemos também seguir as orientações de alimentação do ponto anterior. Desta forma, podemos evitar esse distúrbio intestinal.

A menta (ou hortelã) não é apenas uma planta aromática e digestiva, mas também tem propriedades antiparasitárias.

Ingredientes

Menta para combater os parasitas intestinais

Para preparar este remédio para combater os parasitas intestinais, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • ½ copo de leite desnatado (100 ml)
  • 15 folhas de hortelã fresca ou menta

Preparo

  • Primeiramente, adicione os dois ingredientes em uma panela e aqueça até ferver.
  • Em seguida, quando ferver, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco até que esteja quente.
  • Por fim, recomenda-se preparar este remédio na hora, pouco antes de tomá-lo.

Como tomar?

Para fazer um tratamento eficaz, tome este remédio de leite e hortelã da seguinte forma:

  • Tome a bebida em jejum, logo após prepará-la e deixe esfriar.
  • Espere pelo menos meia hora antes de ingerir alimentos sólidos.
  • Repita o consumo por 9 dias.
  • Faça isso, pelo menos duas vezes por ano, como tratamento ou preventivo, especialmente se morar com animais.

Outros remédios para combater os parasitas intestinais

Combater os parasitas intestinais pode ser difícil para muitas pessoas. Alguns optam por medicamentos de farmácia. No entanto, alguns deles também alteram a flora bacteriana intestinal, o que nos predispõe à constipação. Isso, infelizmente, nos expõe novamente a parasitas.

Por esse motivo, tanto se optarmos por esses medicamentos quanto se tomamos leite com hortelã ou outros remédios, recomendamos tomar probióticos. Este suplemento melhora a função intestinal e fortalece as defesas para prevenir a propagação de parasitas.

Leia este artigo: O que são e para que servem os probióticos?

Higiene e dieta

Também devemos considerar a higiene. No caso das crianças, elas são mais facilmente expostas aos parasitas por causa de sua tendência de colocar as mãos na boca a cada momento. No entanto, há também questões internas que aumentam o risco de apresentá-los, como algumas intolerâncias alimentares.

Finalmente, não devemos esquecer de consumir alimentos vegetais diários, crus e cozidos, assim como grãos integrais. A fibra é essencial para uma boa limpeza intestinal. Da mesma forma, devemos beber água fora das refeições para facilitar a digestão das fibras e evitar que o efeito seja contrário ao que queremos.