Como preparar frango tikka masala? Receita passo a passo
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
O frango tikka masala é uma receita de origem hindu que se espalhou rapidamente pelo mundo, pois além de deliciosa, traz diversos benefícios à saúde por sua completa contribuição nutricional.
Além disso, suas características organolépticas são excepcionais. Não é um prato difícil de preparar, principalmente se você seguir o passo a passo da receita que vamos apresentar.
Antes de começar, deve-se ter em mente que a inclusão da carne na dieta alimentar é fundamental para o bom funcionamento do organismo. É um alimento que contém proteínas e minerais da mais alta qualidade. Estes são elementos essenciais para que a fisiologia humana desenvolva adequadamente o seu papel.
Ingredientes do frango tikka masala
Para preparar um saboroso frango tikka masala, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 2 peitos de frango desossados cortados em pedaços médios.
- 2 dentes de alho.
- 1 pequeno pedaço de gengibre.
- 1 cebola média.
- Um tomate grande sem pele.
- Uma colher de chá de extrato de tomate.
- 1/2 xícara de leite de coco.
- 1 colher de sopa de iogurte sem açúcar.
- Coentro fresco
Além disso, este prato é caracterizado por incluir muitas especiarias. São as seguintes:
- 1 colher de chá de canela em pó
- Uma colher de chá de cominho.
- 1 colher de chá de sementes de coentro moídas.
- 1/2 colher de chá de pimenta caiena.
- 1 colher de chá de cúrcuma.
- 1 colher de sopa de garam masala.
A maioria desses condimentos pode ser encontrada em qualquer supermercado. No entanto, pode ser que você tenha que recorrer a uma loja especializada para obter o garam masala. Este é um elemento tipicamente hindu, não muito comum nos países ocidentais.
Não deixe de ler: Como fazer nuggets vegetarianos: 3 receitas
Passo a passo
- Misture todas as especiarias em uma tigela.
- Em seguida, deixe o frango marinar. Para fazer isso, misture o iogurte com metade das especiarias, acrescente o frango, acrescente sal e pimenta e mexa bem. Espere algumas horas enquanto a carne fica coberta na geladeira.
- Passado esse tempo, pique a cebola, o alho e o tomate em cubinhos. Descasque também o gengibre e corte-o em pedaços pequenos.
- Aqueça o azeite de oliva extravirgem em uma panela em fogo baixo e refogue os ingredientes. É muito importante que eles não grudem nem queimem. Para fazer isso, mexa constantemente.
- Neste ponto, adicione metade das especiarias que sobraram da marinada do frango na panela. Cozinhe por um minuto sem parar de mexer.
- Junte a água com a polpa de tomate, mexendo sempre.
- Em seguida, adicione o leite de coco.
- Passe a preparação por um processador até atingir uma textura homogênea.
- Cozinhe os pedaços de frango marinado em uma frigideira até dourar.
- Adicione o molho picante e espere a carne terminar de cozinhar em fogo médio.
- Corrija o sal e os temperos e acrescente mais leite de coco se necessário no final.
- Mexa bem para que tudo fique integrado. Na hora de servir, decore com coentro fresco.
Benefícios do frango tikka masala
Esta receita de frango tikka masala apresenta vários benefícios para a saúde quando incluída no contexto de uma dieta variada e equilibrada. É necessário garantir que não haja deficiências de nutrientes essenciais para poder experimentar todos os efeitos positivos. São os seguintes.
Favorece a saúde muscular
O frango é um dos alimentos mais adequados para manter a massa muscular em um estado funcional ao longo do tempo. É um produto que se destaca pelo seu teor proteico de alto valor biológico. Ele tem todos os aminoácidos essenciais e tem uma boa pontuação de digestibilidade.
De acordo com um estudo publicado na revista BioMed Research International, é essencial garantir que as necessidades diárias de proteína sejam atendidas para alcançar uma boa saúde muscular. Isso também é decisivo para promover a atividade física priorizando o trabalho de força.
Leia também: Frango marinado com leite de coco e arroz
Previne o desenvolvimento de doenças crônicas
Muitas das especiarias incluídas na receita de frango tikka masala têm um efeito muito positivo na saúde. Entre elas, damos um destaque especial à cúrcuma. Esta tem se mostrado capaz de auxiliar na prevenção de diversas patologias complexas devido à sua contribuição de antioxidantes e flavonoides.
Todos esses compostos neutralizam a formação de radicais livres e seu subsequente acúmulo nos tecidos do corpo. Além disso, contribuem para modular os mecanismos inflamatórios, processos subjacentes a muitas doenças crônicas.
Pode ajudar a perder peso
Esta receita de frango contém uma quantidade significativa de pimenta que lhe confere um certo toque picante. Este elemento é caracterizado pela concentração de capsaicina, uma substância levemente irritante que pode ativar o metabolismo.
De acordo com pesquisas publicadas no Jornal Internacional de Ciências Alimentares e Nutrição, a pimenta contribui para a perda de peso por meio de um leve aumento na temperatura corporal.
Porém, para emagrecer não bastará apenas incluí-la na dieta alimentar. Teremos que manter outros bons hábitos de vida. É necessário manter uma dieta hipocalórica e fazer atividade física, além de dormir bem todas as noites.
Faça este frango tikka masala em casa
Como você viu, preparar frango tikka masala não é nada complicado. A chave está em obter todas as especiarias indicadas para maximizar o sabor final. Este prato concentra uma grande quantidade de nutrientes essenciais e flavonoides positivos para a saúde.
Agora, lembre-se de que escolher um frango de boa qualidade também será decisivo. A melhor opção são os criados na natureza, para que seu perfil de ácidos graxos seja ideal. Assim, é possível obter uma carne mais firme e suculenta, cujo sabor será claramente superior. Além disso, esse tipo de criação diminui o abuso animal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international, 2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
- Kocaadam, B., & Şanlier, N. (2017). Curcumin, an active component of turmeric (Curcuma longa), and its effects on health. Critical reviews in food science and nutrition, 57(13), 2889–2895. https://doi.org/10.1080/10408398.2015.1077195
- Varghese, S., Kubatka, P., Rodrigo, L., Gazdikova, K., Caprnda, M., Fedotova, J., Zulli, A., Kruzliak, P., & Büsselberg, D. (2017). Chili pepper as a body weight-loss food. International journal of food sciences and nutrition, 68(4), 392–401. https://doi.org/10.1080/09637486.2016.1258044
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.