Como fazer cortinas com materiais reciclados?

01 Outubro, 2020
Se você quiser fazer suas próprias cortinas com materiais reciclados, vai gostar das ideias que vamos compartilhar neste artigo. Você só vai precisar usar a sua criatividade.

O uso de materiais reciclados aplicados à decoração e ao design de interiores tem se tornado cada vez mais comum. Graças a essas ideias de reciclagem, podemos economizar dinheiro e personalizar nossas casas. Hoje, propomos que você faça cortinas com materiais reciclados.

Essas cortinas são trabalhosas e exigem um pouco de paciência. No entanto, o resultado é espetacular e sempre muito colorido e original. Você se arrisca a fazer suas próprias cortinas com materiais reciclados?

Reciclagem e imaginação sem limites

Para muitas pessoas, pode ser estranho ou chocante reutilizar objetos e dar-lhes outro uso. De fato, a essência da reciclagem de materiais é transformar algo considerado “lixo” e dar-lhe uma nova vida. A reciclagem não está em desacordo com o bom gosto e a elegância; tudo depende da nossa imaginação.

A arte da reciclagem pode transformar algo sem graça e inútil em uma peça única de grande valor e utilidade. Não subestimemos nossas possibilidades e recursos. Com um pouco de tempo livre e força de vontade, os resultados vão surpreender os seus convidados.

Cortina de flores
Existem muitos materiais que podem ser reciclados para criar lindas cortinas para a sua casa. Você só precisa usar a sua criatividade.

Cortinas com materiais reciclados

Tudo que exige esforço é mais valorizadoFazer esse tipo de item, independentemente das suas habilidades ou conhecimentos, pode transformar uma simples cortina em um objeto muito apreciado.

No entanto, é importante saber como escolher o material com o qual você vai trabalhar. As opções para criar a cortina ideal podem ser infinitas, pois essa é a magia da reciclagem.

A escolha dos materiais está sempre sujeita ao espaço disponível e aos critérios de funcionalidade e viabilidade. Por exemplo, se você tiver filhos pequenos, não deve fazer uma cortina que fique ao alcance das crianças e contenha materiais que podem ser quebrados facilmente.

O bambu

Para iniciantes, fazer uma cortina de varas de bambu pode ser uma ideia muito elegante e sofisticada. O bambu tem um ar exótico e até tropical para os ocidentais.

Só precisamos ter em mente que esse tipo de cortina produz um som peculiar quando a movemos e o bambu colide. Para alguns, parece poesia, para outros, talvez não tanto.

Uma cortina feita de bambu reciclado pode ter um uso diferente de uma cortina comum. Serve como divisor de cômodos ou para protegê-lo da luz solar.

Algo mais complicado e trabalhoso é fazer uma persiana de bambu. Porém, é uma variedade muito interessante a considerar, embora requeira um processo mais complicado.

Talvez você possa se interessar: Camas balinesas para decorar espaços externos

Tampas de garrafa

Se você quer dar um ar divertido e descontraído à sua casa ou terraço, uma cortina feita com tampas de garrafas de plástico é a melhor solução. Esta opção contribui com o seu grão de areia para a preservação do meio ambiente e nos conscientiza da importância da reciclagem de embalagens de plástico.

Porém, há uma pequena dificuldade de fazer uma cortina com tampas: consegui-las. Como são necessárias centenas delas, teremos que pedir aos nossos amigos para guardá-las para nós.

Além disso, é bom escolher as cores que você vai querer usar com antecedência. Dessa forma, pode coletar as tampas das bebidas certas e, assim, não fazer uma mistura sem sentido.

Tampas de garrafas na decoração
Reutilizando as tampas de garrafas de plástico, você pode fazer uma cortina divertida para colocar no quarto das crianças ou na sua sala de estar.

Cápsulas de café

Para famílias que consomem café em cápsulas, eis uma boa ideia para reciclar todas aquelas pequenas embalagens descartáveis. Com fio de nylon e uma boa cola, você pode construir as tiras de uma pequena cortina que separa, por exemplo, a cozinha da sala de estar.

Se você coletar pacientemente todas as cápsulas de que vai precisar, pode criar uma forma ou desenho com as diferentes cores desses recipientes. Não há dúvida de que este será um bom tópico de conversas com os seus convidados.

Não deixe de ler: Chaveiros com itens reciclados: ideias originais

Mais ideias para fazer uma cortina com materiais reciclados

Finalmente, se você quiser personalizar ainda mais a sua casa, pode usar materiais que tenham alguma relação direta com os seus hobbies ou a sua profissão. Há cortinas feitas com botões, com rolhas de garrafas de vinho, com os lacres das latas de refrigerante, com slides ou raios-x, com CDs, com pedaços de tecido ou mesmo com cordas.

Certamente, qualquer material reciclado, não tóxico e em boas condições pode servir para criar uma cortina encantadora e única que você não poderá comprar em nenhum lugar. Então, o que você acha de fazer a sua?

  • Hopewell, J., Dvorak, R., & Kosior, E. (2009). Plastics recycling: Challenges and opportunities. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences. https://doi.org/10.1098/rstb.2008.0311
  • Binnemans, K., Jones, P. T., Blanpain, B., Van Gerven, T., Yang, Y., Walton, A., & Buchert, M. (2013). Recycling of rare earths: A critical review. Journal of Cleaner Production. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.12.037
  • Balakrishnan, P., & Sreekala, M. S. (2016). Recycling of Plastics. In Recycling of Polymers: Methods, Characterization and Applications. https://doi.org/10.1002/9783527689002.ch4