Chaveiros com itens reciclados: ideias originais

· 9 de junho de 2019
Você sabia que é possível usar garrafas, rolhas e qualquer outro material que você tenha em casa para fazer belos chaveiros caseiros? Descubra nossas melhores ideias aqui.

Acredite ou não, é possível criar belos chaveiros caseiros usando esses materiais que muitas vezes acabam no lixo. Assim, o que você tem em casa? Garrafas, rolhas, roupas rasgadas, tampas de cerveja…? Tudo serve!

Como fazer chaveiros com itens reciclados

Em seguida, descubra algumas das melhores ideias para fazer chaveiros com itens reciclados. Lembre-se que, com criatividade, você pode reutilizar qualquer material e criar artesanatos realmente práticos e bonitos.

1. Chaveiros com rolha

Essa ideia é super fácil de fazer e muito original, você só precisa de um chaveiro, uma rolha de vinho ou champanhe e, claro, sua imaginação. Você pode inserir a rolha como está ou cortar uma fatia, lixando-a para que fique perfeitamente lisa. Também pode pintá-la em uma cor, várias cores ou fazer um desenho nela.

Rolhas de garrafa

2. Chaveiros com cápsulas de café

Sem dúvidas, este é um dos chaveiros com itens reciclados mais originais. Você pode se imaginar carregando uma cápsula de café no bolso ou na bolsa? Para fazer isso você precisa de: linha grossa e agulha, um copo, duas cápsulas de café e um chaveiro.

Primeiramente, esvazie as cápsulas e lave-as bem. Seque-as e, em seguida, esmague-as usando o copo. Junte uma cápsula com a outra, deixando a parte colorida para fora e costure-as. Pendure no anel do chaveiro e pronto!

3. Chaveiros com tampinha de cerveja

Depois de desfrutar de algumas cervejas em casa, você pode aproveitar as tampas de metal das garrafas de cerveja. Lave-as bem, faça um buraco na tampa com a ajuda de um soco e um martelo e insira o chaveiro. Presenteie estes chaveiros com elementos reciclados e roube um sorriso de seus amigos!

Talvez você esteja interessado: 5 ideias para reciclar móveis de madeira

4. Chaveiros reutilizando tecidos

Você tem em casa roupas que rasgaram ou uma toalha de mesa que está tão manchada que não dá para continuar usando? Use estes tecidos para criar o desenho que você gosta, você só vai precisar preenchê-lo com algodão ou espuma e inserir o anel do chaveiro.

5. Chaveiros com anéis de lata de refrigerante reciclados

Os anéis de refrigerante, aqueles que nos permitem abrir as latas, são perfeitos para criar um chaveiro original. Assim, só é preciso juntar vários, uni-los passando uma fita ou corda através de seus buracos, de modo a uni-los uns aos outros, e adicionar o chaveiro.

Recicle partes de latas

6. Chaveiros com botões

Se você tem uma caixa cheia de botões não usados ​​em casa, aqui está a solução. Passe uma corda ou linha grossa pelos diferentes botões, criando uma espécie de buquê. Assim, você terá um chaveiro super colorido!

7. Usando um garfo velho

Para fazer este chaveiro você precisa de um pouco de habilidade. É ideal para aproveitar os talheres antigos que não usamos mais. A ideia é pegar um garfo e dobrar dois dentes, como se fosse uma mão flexionando os dedos. Em seguida, coloque o anel de chaveiro no corpo do garfo e, com a ajuda de um martelo, dobre-o sobre o anel.

8. Com sapato de bebê

Tem uma criança pequena em casa e os sapatos dela ficaram pequenos? Essa ideia é ótima para aproveitar os sapatos de bebê. Você não vai encontrar chaveiro mais fofo!

9. Reciclando bocas de garrafas

Entre nossos chaveiros com itens reciclados, não poderíamos deixar de usar as garrafas plásticas. Primeiramente, corte a parte rosqueada do gargalo da garrafa com uma tesoura ou um estilete.

Em seguida, coloque-a em um pano e outro cobrindo-o. Passe o ferro até o plástico derreter e ficar “plano”.

Por fim, passe um arame grosso pelo centro do pingente, enrosque-o na parte superior e no anel do chaveiro.

1. Com contas de pulseira

Se você tiver uma pulseira quebrada, não jogue as contas fora. Use uma corda para uni-las como quiser, em seguida, coloque um anel e terá um chaveiro diferente e divertido.

Chaveiros com brincos

11. Com Lego ou dominó

Se em casa você tem brinquedos que não são mais usados, seja porque as crianças cresceram ou porque peças foram perdidas, não hesite e transforme-os em chaveiros com itens reciclados para você e toda a sua família.

Por exemplo, você pode pegar um tijolo de Lego ou um pedaço de dominó e fazer um buraco com a ajuda de um martelo. Em seguida, você só deve passar por uma corda e anexá-la a um chaveiro.

Não perca: Como reciclar garrafas de vidro para decorar seu jardim

12. Com caixa de plástico

Use uma das caixas de plástico onde mirtilos ou outras frutas vêm, por exemplo. Lave bem a caixa, seque-a e depois, pinte nela o desenho que você mais gosta. Por fim, corte a figura e faça um furo para inserir o chaveiro.

13. Com flores de revistas

Corte tiras de papel de revista com um centímetro de largura. Enrole cada tira e coloque uma gota de cola no final de cada uma para que forme um rolo bem formado. Quando você tiver vários rolos, deixe um com uma forma redonda e pressione levemente os outros para dar a eles uma forma oval, como se fossem pétalas.

Coloque o rolo redondo no centro e as pétalas ao redor. Quando estiver satisfeito com a forma, pegue o centro e coloque cola e vá pressionando as pétalas até obter a flor completa. Em seguida, deixe secar bem.

Faça um buraco em uma pétala e passe um pequeno anel que você pode então prender ao anel do chaveiro. Você pode colocar quantas flores desejar.

Por fim, o que acha dessas ideias para fazer chaveiros com itens reciclados em casa? Tente fazê-los com as crianças para presentear em alguma ocasião especial. Elas vão gostar de todos!