5 tendências de cores na decoração da sua casa

12 Abril, 2020
As opções sempre vão depender do ambiente a ser decorado e do gosto pessoal de cada um, mas há certas tendências da moda que nos oferecem grandes ideias. Você sabe qual é a cor deste ano?

Uma das perguntas mais importantes que surgem ao decorar um espaço é quais cores escolher para a decoração. As possibilidades são muitas e sempre vão depender do ambiente que queremos decorar, da iluminação e uso, do nosso próprio gosto, etc. Você conhece as últimas tendências de cores?

Neste artigo, listamos algumas ideias para fazer você se apaixonar por sua casa novamente.

5 tendências de cores na decoração

As cores influenciam o nosso humor e as nossas emoções. Além disso, podem até influenciar a nossa frequência cardíaca e a nossa capacidade de concentração. Por esse motivo, é importante escolhermos a cor certa para o cômodo que queremos decorar.

1. Vermelho paixão

Quarto colorido
O vermelho traz elegância e paixão. Use essa cor no seu quarto, mas sem exagerar.

O contraste do vermelho com os tons de branco, cinza e preto pode ser uma verdadeira delícia estética. Além de dar um toque moderno ao quarto, consegue despertar os sentidos e a admiração dos convidados. O vermelho é vibrante e essa energia é contagiante.

De fato, devido à sua intensidade, o vermelho se destaca e ativa. No entanto, não exagere, porque em excesso, ele pode causar estresse.

Você também pode se interessar: Decoração com acessórios de cores vibrantes

2. Ultravioleta

Segundo o Pantone Color Institute, a cor do ano de 2018 foi o ultravioleta, especificamente a tonalidade 18-3838. Este instituto explica que:

Historicamente, existe uma qualidade mística ou espiritual ligada ao ultravioleta. Essa cor é frequentemente associada a práticas de atenção plena que proporcionam um ambiente mais elevado para quem busca refúgio no mundo superestimulante de hoje. O uso de tons violeta na iluminação inspira a conexão”.

Então, nada melhor do que usar essa cor combinada com outras para transmitir essa sensação de misticismo, espiritualidade, concentração e criatividade.

3. Oceanside

Cores para um ambiente de trabalho
As cores azuis transmitem harmonia e tranquilidade, tornando-as ideais para áreas de estudo ou trabalho.

Outra cor relaxante e serena, ideal para ambientes onde você dorme, lê ou estuda. Trata-se de uma tonalidade a meio caminho entre azul e verde. Além disso, como o próprio nome sugere, a cor ‘oceanside‘ evoca os sons e sensações do oceano, sua harmonia e serenidade. Proporciona tranquilidade e vitalidade ao mesmo tempo.

Por outro lado, é uma cor ideal para salas com orientação ao sol e com muita luz externa. Evocará muito mais a sensação de equilíbrio, liberdade e harmonia do oceano aberto. Só para lembrar, também foi uma tendência em 2018, escolhida como a cor daquele ano pela prestigiada Sherwin Williams.

Recomendamos ler também: Qual é a influência das cores nas pessoas?

4. Verde, a cor da natureza

Sem exceder seu uso, o verde também é uma boa opção ao escolher certos elementos decorativos para um ambiente de cor clara. De fato, a natureza sempre estará na moda. Por esse motivo, tem sido uma tendência nos últimos anos incorporar elementos de cor verde intensa e detalhes da natureza de acordo com o estilo.

O verde intenso traz frescor e vitalidade, bem como equilíbrio e felicidade.

5. Sala coral vivo: tendências de cores de 2019

Sala de estar coral
Escolhida pela Pantone como a cor de 2019, transmite vitalidade e energia, ideal para áreas de reunião.

Escolhida como a cor do ano de 2019 pela Pantone, o living coral é um tom alegre que proporciona vitalidade, cheio de natureza e vida. Além disso, dá uma sensação de intimidade e conexão, tornando-a uma opção ideal para lugares onde nos reunimos com nossos amigos ou parceiro.

De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute:

“Os consumidores desejam interação humana e conexão social. Portanto, as qualidades humanizadoras e reconfortantes exibidas pela Living Coral geram uma resposta positiva”

Seja qual for a sua cor e o sentimento que você deseja transmitir, lembre-se sempre de levar em consideração alguns aspectos, principalmente o uso que você fará de cada espaço:

  • Um quarto deve incluir cores que convidem ao relaxamento e ao sono.
  • Um escritório deve transmitir reflexão, tranquilidade e criatividade.
  • Para a sala de estar, dê preferência a cores quentes, ideais para receber convidados, socializar e interagir.
  • A decoração da cozinha deve ser estimulante e relaxante ao mesmo tempo. Além disso, seria uma boa ideia incluir cores como o branco, que evocam uma sensação de limpeza e higiene.

Quais são as tendências de cores para 2020?

Já para o ano 2020, o mesmo instituto aconselha:

Identificada pela nossa psique como uma cor tranquila, a Pantone Classic Blue 19-4052 traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano.”

Essa tendência favorecerá o nosso bem-estar espiritual em tempos tão difíceis em que a saúde é a nossa principal preocupação.

Então, você já decidiu se vai aplicar uma dessas tendências na decoração da sua casa?

  • Al-Ayash, A., Kane, R., Smith, D., & Green-Armytage, P. (2015). The influence of color on student emotion, heart rate, and performance in learning environments. Color Research and Application, 41(2). https://doi.org/10.1002/col.21949
  • Pantone Color Institute. (2018). Pantone Color of the Year 2018 | Ultra Violet 18-3838. Retrieved April 13, 2019, from https://www.pantone.com/color-intelligence/color-of-the-year/color-of-the-year-2018