Como incluir o vermelho nas suas decorações

9 de setembro de 2019
Ainda que não seja bom exagerar, o vermelho pode trazer um toque de vitalidade e dinamismo para a casa se incluírmos diferentes elementos decorativos nessa tonalidade.

A cor vermelha é sem dúvida uma das cores mais poderosas que podem ser encontradas em qualquer paleta de cores. O vermelho é um tom muito poderoso e atrevido e, mesmo que não acredite, sempre tem lugar em casa.

Além disso, traz calidez, energia e é muito chamativo e, se souber usá-lo adequadamente, é possível criar ambientes originais e muito pessoais dentro das quatro paredes da casa. Ao contrário do que normalmente se pensa, o vermelho pode ser a cor que precisa para dar aquele toque diferente.

Pintura de cor vermelha

Característica do vermelho

Os tons brilhantes e fortes como o vermelho se associam diretamente com espaços modernos e vanguardistas. Por outro lado, as cores mais suaves como o amarelo claro, a cor salmão e o pêssego se relacionam com ambientes mais relaxados e quentes.

É possível brincar com todas as tonalidades e criar contrastes que trazem bons resultados: somente precisa saber como combiná-los da melhor maneira, assim como se já tem a decoração de sua casa muito marcada.

O vermelho é uma cor primária, quente e que transmite muita energia; sempre causa um impacto visual e estimulante. Além disso, pode-se utilizá-lo em combinação com cores de madeira, metais ou diferentes tapeçarias.

Ainda, é possível encontrá-lo em uma grande quantidade de elementos decorativos como bancadas de cozinha, lajotas, azulejos para o banheiro… Também está presente nos diferentes tecidos que são usados em uma casa, desde cortinas a protetores de sofá ou tapetes.

Confira ademais: A psicologia das cores: as cores influenciam nossos sentimentos

Como reagimos ante a cor vermelha

  • Esta cor é estimulante: nosso corpo a aceita e reage ante as suas ondas luminosas. O vermelho é o que apresenta maior comprimento de onda e maior nível de vibração. Por isso, é considerada uma das cores mais estimulantes para o ser humano. Em suma, chama muito a atenção.
  • É uma cor luminosa: se o colocarmos em um quarto, seja pintando as paredes ou adicionando um elemento dessa cor, fará com que o ambiente se torne mais quente porque o vermelho absorve a luz. É quente e muito sensual.

Como incluir a cor vermelha nas decorações

É lindo decorar a mesa da sala com cores

É possível incluir a cor vermelha em qualquer cômodo: a cozinha, o banheiro ou a sala de jantar. Ainda mais, realça qualquer outra decoração como a mesa da sala de jantar, as estantes ou mesmo o sofá.

Além disso, pode ser combinada com outras cores como o preto, o branco, cinza ou até mesmo o amarelo. Somente basta se arriscar um pouco e deixar que a imaginação corra solta. A seguir mostramos algumas ideias fantásticas para que se arrisque na cor vermelha.

Onde colocar o vermelho em casa?

A cor vermelha não se adapta em todos cômodos da casa. Por exemplo, é preciso buscar o dinamismo naqueles que queiramos mais movimento.

Combine-a com o resto das cores

Nem todas as cores casam entre si. É verdade que, caso esteja buscando uma casa com toques mais ecléticos, onde nada combina com nada, é possível arriscar muito mais e “ficar um pouco maluco”. No entanto, se somente queira trazer um toque diferente, combine o vermelho com as seguintes cores:

  • Combina muito bem com o branco. Isso acontece porque o vermelho recebe muita luz. Dessa maneira, se o colocarmos ao lado do branco, ele se destacará. Em um quarto com paredes brancas, não há nenhum problema em colocar um tapete ou um sofá vermelho ou um grande quadro em que predomine esta cor.
  • É perfeito para que os móveis de madeira se ressaltem. A cor vermelha transmite um efeito suave ainda que pareça o contrário. Junto com o móveis de madeira é possível encontrar esse toque moderno.
  • Os tons mais escuros como os de cinza, azuis escuros ou pretos também podem criar efeitos sublimes.

Além disso, é importante destacar que para última combinação é necessária uma grande fonte de iluminação, seja natural ou artificial, para que este canto da casa não se apague.

Descubra ademais: 5 luminárias decorativas super originais

Conselhos na hora de utilizar o vermelho

A seguir, mostramos alguns conselhos práticos para não errar na escolha, porque em algumas transformações e decorações de interior voltar atrás seria muito frustrante:

  • A cor vermelha é muito dominante, por isso, tem que estar muito certo na hora de usá-la.
  • Se decidir pintar as paredes de vermelho, não pinte as quatro paredes, já que poderá conseguir um efeito muito carregado e agoniante.
  • Brinque com seu mobiliário e com os artigos decorativos. Como já mencionamos anteriormente, não é preciso adicionar a cor vermelha somente pintando as paredes: pode adicioná-la com uma grande poltrona ou algumas cortinas.
  • Nos quartos infantis é uma boa ideia adicioná-la, seja nos lençóis de cor vermelha ou um móvel dessa cor. Vão trazer alegria e principalmente energia.
  • Além disso, é possível transformar um móvel antigo e pintá-lo de vermelho, assim o estará restaurando e trará uma segunda vida.

Como pode comprovar, a cor vermelha pode ser a protagonista na hora de decorar. É usada em momentos pontuais para criar dinamismo e quebrar a monotonia do ambiente.

Por fim, coloque em prática esses conselhos para transformar sua casa e trazer um toque diferente e, principalmente, original.