3 exercícios para a região lombar usando braços e pernas

A região lombar do nosso corpo é uma das mais afetadas diariamente por posturas ruins, pela nossa atividade laboral, etc. Felizmente, podemos fazer certos exercícios em casa para tonificar os músculos dessa área.
3 exercícios para a região lombar usando braços e pernas

Última atualização: 30 Junho, 2020

A maioria das nossas atividades diárias nos força a ter uma má postura. O fato de ficarmos sentados e, muitas vezes, dobrados por várias horas do dia enfraquece as costas a longo prazo. Por isso, hoje queremos compartilhar alguns exercícios para fortalecer a região lombar.

A cadeira é parte do problema: para manter as costas retas, a articulação do quadril deve estar flexionada em um ângulo de 90º, e essa posição não é natural. Para compensar isso e obter uma flexão mais aberta, o corpo tende a escorregar na cadeira e, então, dobramos as costas para alcançar a mesa ou o computador.

Os músculos das costas sofrem muito nessa postura, pois se alongam demais e isso os enfraquece. Os glúteos, que não fazem nada durante todas essas horas, também atrofiam. E sem glúteos fortes, o resto da estrutura entra em colapso. É então que aparecem as terríveis dores na região lombar.

Felizmente, existem alguns exercícios que podem ser feitos para fortalecer a região lombar e aliviar o desconforto. A seguir, veremos três deles.

Exercícios para a região lombar

Exercícios para a região lombar
Quando se trata de fortalecer a região lombar, o abdômen e as pernas também desempenham um papel importante.

Para aliviar dores, tensão, rigidez e a dor lombar, é necessário fortalecer os músculos abdominais, lombares e as pernas. Isso ajudará a evitar uma nova lesão nas costas. Existem exercícios muito simples que podem ser feitos em casa e sem a ajuda de acessórios, máquinas, etc.

Os exercícios específicos de fortalecimento para a lombar, abdômen e pernas devem ser feitos três vezes por semana para que possamos sentir os benefícios. Para aliviar o desconforto nessa região, é importante fazê-los na postura correta e regularmente.

Nota: para executar esses exercícios, é muito importante consultar um especialista primeiro, para ter uma avaliação individualizada.

Exercícios de elevação alternada de pernas e braços

Alongamento para as costas
Essa postura requer equilíbrio para manter o alongamento e as costas retas.

Este exercício consiste em elevar alternadamente o braço e a perna. Para começar, precisamos nos ajoelhar com as mãos apoiadas no chão, na altura dos ombros, e garantir que nossas costas mantenham uma linha o mais reta possível. Em seguida, levantamos uma perna e o braço oposto, até a altura do tronco.

Por exemplo, se levantarmos a perna direita, elevaremos simultaneamente o braço esquerdo, mantendo o equilíbrio. Devemos esticar a perna e o braço o máximo possível. Mantemos essa posição por cinco segundos e depois repetimos o mesmo exercício no lado oposto. Podemos fazer três séries de 15 repetições.

Se tivermos dificuldades para manter o equilíbrio, também podemos fazer este exercício em partes. Primeiro, elevaremos um braço para a horizontal, depois a perna do mesmo lado, e depois repetiremos o exercício com o outro lado.

Exercício de extensão da região lombar

Extensão lombar
Depois de esticarmos os braços e as pernas, devemos permanecer nessa posição por alguns segundos.

Este exercício nos ajudará a alongar a região lombar, aliviando o desconforto, a dor e a inflamação. Pessoas que sofrem de dor lombar podem fazê-lo três vezes por semana regularmente, ainda que não apresentem desconforto nesses momentos. Essa será uma boa maneira de evitar futuras crises.

Para fazer a extensão lombar, devemos deitar de bruços no chão. Os braços devem ficar esticados acima da cabeça e as pernas esticadas para trás, com os pés ligeiramente afastados. As palmas das mãos devem ficar planas no chão.

Em seguida, devemos contrair os glúteos e a região lombar. Com a força da contração, devemos levantar as pernas e a parte superior do corpo simultaneamente. Manteremos essa posição elevada por dois segundos e retornaremos à posição inicial. Este exercício pode ser realizado em três séries de 15 repetições.

O gato e o camelo

Exercício em quatro apoios
Essa postura alterna flexão e extensão das costas e lombar.

Este é um dos exercícios mais recomendados pelos especialistas para aliviar a dor lombar. É um exercício de amplitude das articulações dorso-lombares.

Para fazer este exercício, precisamos nos ajoelhar com as mãos apoiadas no chão e as costas retas. A ideia é ir da flexão máxima à extensão da região lombar. Para fazer isso, devemos arquear as costas, flexionando o pescoço (camelo).

A próxima coisa a fazer é arquear as costas, flexionando o pescoço para cima (gato). Vamos manter cada pose por cinco segundos e fazer três séries de quinze repetições cada.

Com esses exercícios simples, que podemos executar em casa, vamos beneficiar significativamente a parte inferior das costas do nosso corpo, juntamente com a nossa saúde geral.

Pode interessar a você...
Quais são as posturas mais difíceis de ioga?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Quais são as posturas mais difíceis de ioga?

Existem posturas de ioga que são difíceis de executar. Se não tivermos experiência, é importante ter cuidado, pois podemos nos machucar.