Alivie a dor nos ombros com esses remédios caseiros

6 de outubro de 2019
Você sofre de dor nos ombros com frequência? Se esse for o seu caso, descubra esses remédios caseiros que são muito fáceis de fazer.

A dor nos ombros pode surgir devido à má postura, tensão, osteoartrite ou tendinite, entre muitos outros problemas que ocasionam inflamação e desconforto. Isso pode se tornar crônico se uma solução não for encontrada.

Além de tentar corrigir a postura, se for o caso da dor nos ombros, ou relaxar, se for estresse, é necessário conhecer alguns remédios naturais que podem aliviar o desconforto causado.

Em alguns casos mais graves, essa dor e inflamação podem incapacitar a pessoa que a sofre, impedindo-a de levantar os braços, por exemplo. Para evitar isso, em vez de recorrer a medicamentos prescritos por um médico ou que podemos comprar na farmácia mais próxima, por que não optar por métodos mais caseiros e saudáveis?

Remédios caseiros para dor nos ombros

Os remédios caseiros que recomendamos para a dor nos ombros são muito fáceis de fazer e, na maioria dos casos, não precisaremos nos mover ou sair de casa para encontrar os ingredientes necessários.

Apesar disso, queremos lembrar que, sendo remédios caseiros, seus efeitos podem não ser imediatos. Por esse motivo, para começar a ver resultados, será necessário aplicá-los com alguma frequência.

1. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem várias propriedades, tantas que também podem ser úteis para dores nas articulações. De fato, é recomendado para quem tem problemas de artrite. A maneira de aplicá-lo para reduzir a dor nos ombros é a seguinte:

  • Misture uma colher de sopa de vinagre com outra de azeite de oliva e faça uma massagem nos ombros. Faça isso pelo menos uma vez por dia.
  • Misture 2 colheres de sopa de vinagre com um pouco de mel em um copo de água quente. Beba esta solução entre 2 e 3 vezes ao dia.

As propriedades anti-inflamatórias do vinagre de maçã, juntamente com a melhoria da circulação sanguínea oferecida pelo azeite de oliva, tornam a massagem muito mais eficaz. Se, além disso, combinarmos isso com a solução que devemos tomar por via oral, as chances de melhoria serão maiores ainda.

Quer conhecer mais benefícios do vinagre de maçã? Então leia: 8 benefícios de consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia

2. Ômega 3 para dor nos ombros e articulações

Ômega 3 para aliviar a dor nos ombros e nas articulações

O ômega 3 é muito necessário em nossa dieta, mas se sofrermos dores nos ombros, é essencial. Ao consumi-lo em quantidades adequadas, é capaz de reduzir significativamente a inflamação.

Para começar a ver os resultados, devemos consumir peixe conforme recomendado, 2 ou 3 vezes por semana. Podemos variar entre salmão, atum ou cavala, que são os que contêm mais ômega 3. Além disso, incluiremos outros alimentos, como nozes, sementes de chia ou óleo de linhaça.

No entanto, a maneira mais fácil de consumir esse ácido graxo é através de suplementos. Em qualquer loja de produtos naturais, podemos encontrá-los. Embora seu preço seja geralmente um pouco alto, eles não apenas reduzem a dor nas articulações, mas também a sensação de rigidez.

Isso certamente também vai interessar você: 5 fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3

3. Banhos de sal

O melhor quando sofremos dores nas articulações ou nos músculos é relaxar. Para isso, uma massagem seria o ideal, entretanto, como às vezes não temos quem nos ajude, podemos relaxar tomando um bom banho quente. Para fazer isso, usaremos o sal de epsom (sulfato de magnésio), também conhecido como sal inglês.

Este processo deve ser realizado no mínimo 2 vezes por semana, entretanto, se isso não for possível, uma vez também pode ser suficiente. A razão pela qual o sal de epsom é usado é que ajuda o corpo a absorver magnésio através da pele.

4. Cúrcuma para aliviar a dor nos ombros

A cúrcuma é amplamente utilizada na medicina ayurveda para tratar dores nas articulações. Suas propriedades anti-inflamatórias a tornam um excelente remédio natural para aliviar a dor nos ombros. A maneira de consumi-la é a seguinte:

  • Cúrcuma em pó: misture uma colher de sopa em um copo com suco ou leite.
  • Cúrcuma em cápsulas: podem ser tomadas até 3 vezes ao dia.

Entretanto, é importante que antes de consumir tanto a cúrcuma como as cápsulas, consultemos o médico. Dessa forma, estaremos tranquilos e confiantes de que esses produtos não interferirão com outros medicamentos ou agravarão os problemas que já temos.

Você já sofreu de dor nos ombros? O problema se tornou crônico? Sendo assim, recomendamos que você experimente esses remédios caseiros e naturais que podem ajudá-lo a se sentir melhor no seu dia a dia.

  • Nicholson, E. T., & Wieder, H. S. (1959). Shoulder pain. Journal of the American Medical Association. https://doi.org/10.1001/jama.1959.03000250027008
  • Green, S., Buchbinder, R., & Hetrick, S. E. (2003). Physiotherapy interventions for shoulder pain. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD004258
  • MESA, M. D.; RAMÍREZ-TORTOSA, M. C.; AGUILERA, C. M.; RAMÍREZ-BOSCÁ, A. Y GIL, A. (2000). Efectos farmacológicos y nutricionales de los extractos de Curcuma longa L. y de los cucuminoides Pharmacological and nutritional effects of Curcuma longa L. extracts and curcuminoids. Revista.