Aprenda a melhorar sua postura seguindo esses simples passos

16 de setembro de 2019
Ter uma boa postura é decisivo para a saúde em geral. Aqui, indicaremos alguns passos para conseguir isso.

Uma vida sedentária na frente do computador influencia negativamente sua postura. Faz com que você se esqueça de seu bem-estar físico e mental. Para ter uma vida mais saudável você precisa melhorar a postura.

A má postura e uma maneira inadequada de caminhar levam a problemas musculares, exaustão e problemas de autoestima.

Uma postura correta portanto, não apenas evita doenças e melhora a saúde, mas também projeta uma imagem melhor. Com mais segurança e autoconfiança. A seguir, damos algumas dicas para melhorar a postura.

Fazer anjos

Como realizá-lo? É muito fácil. Deite-se no chão e estenda os braços e as pernas por 2 ou 3 minutos na forma de um anjo. Os anjos flexibilizam as costas e lhe darão mobilidade. Será uma excelente ajuda para ganhar flexibilidade nos músculos. Não se esqueça de fazer isso antes de dormir!

Menos peso em sua sacola ou bolsa

Pedras na sua bolsa? Esqueça! Lembre-se de levar apenas os itens essenciais que você precisa em suas atividades diárias. Carregar uma sacola ou bolsa pesada prejudica os ombros e as costas.

Antes de dormir, revise mentalmente as atividades a serem realizadas no dia seguinte. Isso levará você a organizar os itens necessários que deve levar. Você verá que, após alguns dias, sua coluna cervical e vértebras dorsais agradecerão.

Exercícios de agachamento para melhorar a postura

Agachamentos para melhorar a postura

Você é um daqueles que passam o dia na frente da TV ou do computador? Fica sentado durante muito tempo? Além disso, também sente dor nas articulações ou nas costas? Um estilo de vida sedentário faz com que todo o nosso peso vá para a cintura e quadril.

Essa má postura pode causar certas doenças, como por exemplo, dor lombar. Além de dor no cóccix e incapacidade de andar corretamente. Este tipo de doenças é bastante comum em pessoas sedentárias com pouco exercício físico:

  •  Recomenda-se então, fazer exercícios de agachamento 3 vezes ao dia, em sessões de 15 repetições cada. Estique a cintura e evite que o joelho toque o chão.
  • Além disso, as rotinas diárias de caminhada a curta distância são uma boa maneira de iniciar um estilo de vida saudável.

Exercícios para as costas

Recomendamos alguns exercícios de alongamento para evitar que as costas fiquem corcundas. O alongamento ativo é uma boa opção para melhorar a postura, pois permitirá energizar o corpo.

Dores nas costas? Então leia: 5 recomendações para melhorar a sua postura e aliviar a dor nas costas

  • Uma posição firme e reta com o abdômen contraído garante uma melhor saúde e maior confiança. Além disso, ajuda você a perder alguns quilos extras visualmente.

Manter uma postura ereta

Manter uma postura correta melhora a saúde

Mude a posição quando estiver sentado na beira da cama ou cadeira, colocando um pé por baixo e o outro para a frente. Essa postura é um pouco estranha no começo, mas permitirá que você mantenha o equilíbrio e, portanto, as costas mais retas.

Aliás, lembre-se também de manter uma boa postura ao caminhar. Pode ser um pouco difícil se você tiver o mau hábito de ficar corcunda, mas é importante acostumar seu cérebro e seu corpo a corrigir esse erro e andar ereto.

Não perca: 4 posturas que devemos corrigir

Respiração e vocalização para melhorar a postura

A ioga ajuda a respirar melhor

Você nunca imaginou que respirar corretamente iria ajudá-lo em sua postura? Bem, isso é verdade. Realizar séries frequentes de respirações profundas e lentas, juntamente com exercícios de vocalização, forçará você a ficar reto e assim, melhorar a oxigenação cerebral.

É necessário aplicar um equilíbrio correto entre mente e corpo para melhorar a confiança e se encher de energia positiva. Como você pode ver, existem muitas opções terapêuticas. Aliás, todas elas orientadas para alcançar o seu bem-estar físico e mental.

Reduza seus medos, encha-se de energia vital, melhore sua respiração, aumente sua produtividade, confiança e reduza seu estresse. Para fazer isso, basta ficar de pé e manter uma boa postura dia após dia. Portanto, endireite-se para ficar na linha!

E continue conosco porque temos mais dicas que certamente vão ajudar a sua saúde e bem-estar!

  • Casas, A. S., & Patiño, M. S. (2012). Prevalencia y factores asociados con el dolor de espalda y cuello en estudiantes universitarios. Salud UIS.
  • Edmondston, S. J., Chan, H. Y., Chi Wing Ngai, G., Warren, M. L. R., Williams, J. M., Glennon, S., & Netto, K. (2007). Postural neck pain: An investigation of habitual sitting posture, perception of “good” posture and cervicothoracic kinaesthesia. Manual Therapy. https://doi.org/10.1016/j.math.2006.07.007
  • Falla, D., Jull, G., Russell, T., Vicenzino, B., & Hodges, P. (2007). Effect of Neck Exercise on Sitting Posture in Patients With Chronic Neck Pain. Physical Therapy. https://doi.org/10.2522/ptj.20060009
  • Kendall, F., Provance, P., Rodgers, M., & Romani, W. (2013). Muscles: Testing and Function, with Posture and Pain. Journal of Chemical Information and Modeling. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004